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Tela Tomazeli l Editora

Olivicultura é a nova fronteira do turismo

O tema será um dos assuntos debatidos no Connection Experience, dias 9 e 10 de setembro, em Canela. Foto: Divulgação

Desde de 2016 houve uma grande variação na produção do azeite de oliva no Rio Grande do Sul. Uma especial surpresa, já que os produtores deste “ouro líquido”, como é chamado, são, majoritariamente, de fora do Brasil. O principal produtor é a Espanha.

A  importância deste produto no Rio Grande do Sul será destacada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, no Connection Experience, que inicia nesta quinta-feira, dia 9, em Canela. Ele estará no painel Turismo Rural: experiências autênticas e o mercado 4.0, fazendo uma conexão com o painelista Leandro Choi, da Argentina, país referência em estâncias e turismo rural.

De acordo com Fernandes, no Estado existem quase 6 mil hectares de oliveiras plantadas. O Ibraoliva possui cerca de 70 associados e 40 marcas vinculadas, número este que vem crescendo. O cultivo, no entanto, segue em crescimento. Conforme a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, já em 2021 foram produzidos 202 mil litros de azeite de oliva. 

Em sua apresentação, Fernandes vai destacar que o olivoturismo está sendo um agregado à produção do fruto. “O turismo neste segmento está crescendo, hoje considero a olivicultura a nova fronteira do turismo”, afirma.

As inscrições para a modalidade presencial encerram nesta terça-feira, dia 7. Restam pouquíssimas vagas, devido ao número de participantes ser limitado por conta dos protocolos sanitários. O credenciamento on-line segue até o dia do evento.

Eixos temáticos

Nesta imersão de dois dias, o período da manhã será reservado para a apresentação dos conteúdos com palestrantes internacionais e cases brasileiros. O evento foi dividido em eixos temáticos como Natureza, Diversidade e Turismo, que terá como país convidado para a palestra a Costa Rica; Turismo Gastronômico: Originalidade e Premiunização terá a Itália como apresentador do painel; Turismo Rural: experiências autênticas e o mercado 4.0, será com a Argentina e Turismo do Vinho e a Experiência Enogastronômica, o Chile será o painel internacional.

Os cases brasileiros como o CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis, o conceituadíssimo chef Daniel Paiva, o presidente do Instituto Brasileirode Olivicultura, Renato Fernandes, e o proprietário de vinícola que elabora vinhos de altitude em Santa Catarina, Eduardo Bassetti, entre outros importantes nomes para o cenário de turismo de experiência no Brasil,também vão abordar suas experiências de sucesso aos participantes na 5ª edição do Connection.

Além desta centralização, outros temas como: Agroturismo e Roteiros Rurais; Experiência Gaúcha: a cultura como impulsionadora do turismo no Rio Grande do Sul, também serão apresentados ao público presencial exclusivo de 250 pessoas.

As experiências técnicas vão beneficiar ao participante vivências de natureza e gastronomia nas atrações Pé da Cascata Explorer (novo roteiro da Brocker Turismo), Vitivinícola Jolimont (única da Região das Hortênsias e com produtos premiados no exterior), Alpen Park (aventura e diversão), Skyglass (primeira plataforma de vidro da América Latina), Parque Terra Mágica Florybal (magia e aventura em diversos cenários).

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