skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Ao inverno de uma metáfora

Nossa cidade tem razões atrativas que superam até o clima. Quando neva em São José dos Ausentes, os turistas afirmam que isso só pode estar acontecendo em  Gramado. E enchem a cidade.

Chegando aqui verificam que a neve que cai é líquida, mas se contentam com o frio que vem junto. Se Gramado é diferente em tudo, por que com a neve deveria de ser diferente? Ficamos comovidos com tanta ingenuidade, mas sabemos que eles vêm para cá atraídos por razões que estão bem acima de qualquer nevasca. Temos conhecimento, há muito acumulado, testemunhando que eles vêm atrás do invólucro em que os gramadenses aprenderam a embrulhar  o frio.

O benigno costume de misturar a cidade e o frio foi inventado no tempo em que tuberculosos vinham se curar em Gramado. Pensava-se, então, que os bacilos não sobreviveriam às friagens locais. Esses inocentes, vítimas de conhecimentos médicos errados, foram carinhosamente tratados e vincularam o inverno daqui como o mais confortável de Cima da Serra e, de um ou outro jeito, os bacilos foram esquecidos e os doentes e os familiares que os acompanhavam atribuíram a cura aos delicados e eficientes cuidados que os gramadenses lhes dedicaram.

O tempo dos tuberculosos se foi e também a solidez das nevascas gramadenses. Mas permanece o carinho que dedicamos aos que nos visitam, não mais em busca de remédio climático para o corpo, senão descanso e recuperação de suas melhores condições de espírito. Transformamos as antigas vias românticas de atenção a eles em novos modelos da mesma atenção e  compatíveis com os mais rigorosos instrumentos contemporâneos de comodidade turística. 

Por tão suaves motivos, algumas pessoas de ontem ou de hoje, vindas de lugares próximos, distantes, parecidos ou muito diferentes, afirmam que estão aqui não por peculiaridades do inverno e sim pela simpatia individual com que conseguimos desenhar o significado dessa estação.

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top