skip to Main Content

Entrevista Marta Rossi

CEO da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos

gramadomagagzine.com.br: Marta liste para nós os eventos e as datas que estão programados para este de 2021 por parte de sua empresa. 

Marta Rossi: Neste ano começamos a realização de eventos com o Festuris Connection Top Performer, evento híbrido de conteúdo que acontece nos dias 05 e 06 de maio, no Master Hotel Gramado, com destaque para a imersão em vendas com foco no setor do Turismo. De 05 a 07 de maio teremos a   Gramado Summit – um dos principais eventos de inovação e tecnologia do Brasil do qual somos parceiros, e que acontece no Serra Park. Em agosto faremos uma nova edição do Festuris Connection, seguindo-se do Congresso da ASGAV previsto para outubro, em data a ser confirmada. E fechamos o ano com o Festuris Gramado, que chega à sua 33ª e acontece de 04 a 07 de novembro,  no Serra Park, reunindo os principais players da indústria do turismo na América do Sul. Em 2020 realizamos a primeira feira presencial de turismo das Américas durante a pandemia, neste ano vamos manter a excelência em biossegurança para realizar todos os eventos e garantir a segurança dos participantes.

gramadomagagzine.com.br: Em número de pessoas, quantos empregos fixos e temporários representam estes eventos para o mercado de trabalho de Gramado e Canela?

Marta Rossi: Geramos  30 empregos diretos neste momento de pandemia. Entre empregos fixos e temporários, dependendo do tamanho do evento, envolvemos até 500 profissionais.

gramadomagagzine.com.br: Para o município de Gramado, o que representa de tributos indiretos a realização dos eventos citados, considerando a geração de trabalho terceirizado, a utilização da hotelaria e da gastronomia e, lógico, o comércio?

Marta Rossi: Em 2019 tivemos uma movimentação financeira de cerca de R$ 18 milhões em Gramado, somente durante a realização do Festuris. O impacto que um evento  tem sobre a economia é muito  expressivo, especialmente, porque distribui para vários setores.

gramadomagagzine.com.br: Quantos leitos e média de diárias os eventos programados ocupam no ano?

Marta Rossi: Em nossos eventos programados para 2021 teremos cerca de 1.000 leitos hoteleiros ocupados, com uma média de permanência de três diárias, somando assim em torno de 3.000 diárias no ano.

gramadomagagzine.com.br: Qual a movimentação, em sua opinião, deve ser feita para que os eventos corporativos voltem a acontecer, sendo colocados no calendário e firmados, para que o visitante do setor possa se programar para vir, não acontecer como em fato recente, em que um grupo chegou em um centro de convenções e, no mesmo dia entrou bandeira preta, proibindo a realização?

Marta Rossi: Precisamos voltar a nos unir enquanto empresas organizadoras de eventos, para uma agenda pontual com o Governo e seu Comitê de Crise, para que desconstrua a palavra “eventos”, sempre vinculada ao aglomerações.  Sabemos que os eventos corporativos são mais seguros que supermercados, shoppings, agências bancárias e outras tantas frentes de trabalho permitidas, porque conseguimos mapear e direcionar o participante. Precisamos fazer valer os protocolos já criados para este fim. Mas a grande solução é acelerarmos a vacinação, embora eu particularmente acho que ainda por algum tempo teremos períodos cíclicos.

gramadomagagzine.com.br: A empresa possui dois eventos significativos, o Festuris que coloca Gramado no mapa mundial do Turismo, de forma direcionada ao setor, e a Gramado Summit, que coloca Gramado no mapa da tecnologia mundial. O que representa, se é que podes mensurar, a importância dos dois eventos para a imagem do município de Gramado e para o Estado do RGS?

Marta Rossi: Realmente é muito difícil mensurar. Nos orgulhamos, no entanto, de ter contribuído com o desenvolvimento de Gramado como destino e também por colocar o Rio Grande do Sul em evidência no turismo nacional. Somos cientes de que fizemos um grande trabalho para a consolidação do destino que Gramado é hoje. Temos absoluta convicção que a  Summit, comandada pelo meu filho e sócio Marcus Vinicius, que se consolida como um dos principais eventos de inovação e tecnologia do Brasil, está abrindo para Gramado a possibilidade de criar uma nova matriz econômica, não poluente e que será o futuro do mundo. Gramado tem ambiente propício, mas precisa abraçar esta causa para fortalecer seus eventos e, através disso, contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade para as próximas gerações.

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top