skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Uma viagem pelos vinhos brasileiros sem sair de casa

Avaliação Nacional de Vinhos

Representatividade da ‘Safra das Safras’ será conhecida sábado, 7, na Avaliação Nacional de Vinhos, pela primeira vez virtual e aberta ao público

Este ano a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo não será presencial. Mesmo assim, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) realiza neste sábado, 7, a partir das 17h, a 28ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020, com transmissão ao vivo pelos canais da entidade no Youtube, Instagram e Facebook. O acesso é aberto e gratuito a todas as pessoas. Entretanto, somente 700 poderão acompanhar o evento degustando em casa, ao mesmo tempo que os comentaristas, cada uma das 16 amostras mais representativas da safra. A venda on-line esgotou em menos de duas horas e os privilegiados são de 21 estados brasileiros, além do Distrito Federal, do Uruguai e do Chile.

Os comentaristas:.

“A Avaliação Nacional de Vinhos nunca mais será a mesma. Com este formato digital conseguimos chegar na casa de apreciadores de vinhos que nunca antes puderam participar deste evento super disputado, que é único no mundo. Não teremos a emoção do presencial, mas por outro lado o vinho brasileiro poderá ser descoberto por mais pessoas, ganhando mais espaço na mesa do consumidor brasileiro”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador. Cada kit poderá ser degustado por até três pessoas.

Os últimos kits chegam aos seus destinos esta semana. Cada kit contém 16 garrafas baby (187 ml), todas numeradas de 1 a 16 para que os apreciadores possam degustar as amostras ao mesmo tempo que os comentaristas, acompanhando a transmissão ao vivo. O conjunto inclui, ainda, duas taças personalizadas de cristal para vinho, além das Fichas de Degustação e da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. O material foi embalado numa caixa personalizada de papelão com proteção para melhor acondicionar as garrafas, todas com rótulo do evento e devidamente identificadas. Uma baby da Chandon acompanha o kit para brindar o momento.

Toda estrutura do evento está sendo montada no SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos, de onde a ABE prepara um espetáculo que convidará os brasileiros a descobrirem seu vinho, o vinho brasileiro, sem sair de casa. Dos 16 comentaristas, 11 são presenciais e cinco participarão diretamente de suas casas. Convidados pela ABE, eles formam um painel diversificado com enólogos, sommeliers, jornalistas, médico, chef, turismóloga, ator e enófilo.

Uma edição histórica

A Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020 é histórica por quatro motivos. O primeiro, por ser a ‘Safra das Safras’, ou seja, a melhor safra que o Brasil já registrou. O segundo, motivado pelo primeiro, por bater recorde no número de amostras com a inscrição de 395 vinhos de 56 vinícolas. O terceiro, por bater recorde em relação aos estados representados pelo público participante, chegando a 21. E por fim, certamente o mais impactante, é a mudança de formato que sai do presencial e vai para o on-line, em razão da pandemia da Covid-19. A emoção do encontro será substituída por um espetáculo que poderá ser assistido no mundo todo via Facebook, Instagram e Youtube da ABE. No local do evento, somente a presença de comentaristas convidados e equipe de organização e transmissão, seguindo um amplo e rigoroso protocolo de segurança conforme regras do Ministério da Saúde.

Links da transmissão ao vivo – Dia 7 de novembro, às 17h

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCY0d3OvtXT1prDV3xXNtVEg

Instagram – https://www.instagram.com/associacaobrasileiradeenologia/

Facebook – https://www.facebook.com/AssociacaoBrasileiradeEnologia

Quem são os comentaristas:

* Comentaristas que participarão on-line

  • Alexandre Lalas – Jornalista – Brasil*
  • Antônio Calloni – Ator – Brasil*
  • Bob Júnior – Sommelier – Brasil
  • Cecília Aldaz – Sommelier – Argentina
  • Daniel Scola – Jornalista – Brasil
  • Eugênio Lira – Enólogo – Chile
  • Fernando Pettenuzzo – Enólogo – Uruguai*
  • François Hautekeur – Enólogo – França*
  • Galvão Bueno – Apresentador – Brasil*
  • Guilherme Pasin – Prefeito de Bento Gonçalves – Brasil
  • Ivane Fávero – Especialista em Enoturismo – Brasil
  • Leandro Bianchi Santini – Enólogo – Brasil
  • Murillo de Albuquerque Regina – Dr. Em Enologia e Viticultura – Brasil
  • Rodrigo Bellora – Chef – Brasil
  • Rodrigo Ferraz – Sommelier – Brasil
  • Victor Sorrentino – Médico – Brasil

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top