skip to Main Content

Candidatos a prefeito e vice de Gramado: Gilberto Tomasini (PSDB) e Márcio Leandro Barth (PSDB)

Candidato a prefeito

  • Nome completo: Gilberto Tomasini
  • Idade: 58 anos
  • Partido que concorre: PSDB
  • Filiação: José A. Tomasini e Onilda Libardi Tomasini
  • Local de nascimento: Gramado – Vale do Quilombo
  • Há quantos anos mora em Gramado: 58 anos
  • Bairro que mora: Carazal
  • Esposa: Viviane Willrich
  • Filhos: Tarlis, Tamiris, Pedro Henrique e Laura.
  • Formação: Fundamental Incompleto.
  • Histórico profissional/empresarial: empresário do setor da gastronomia, presidente do Convention Bureau e presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia da Região das Hortênsias.
  • Histórico político: Suplente de vereador em 2004; Secretário de Turismo de Gramado 2002 e 2008.

Candidato a vice-prefeito

  • Nome completo: Márcio Leandro Barth
  • Idade: 31 anos
  • Partido que concorre: PSDB
  • Filiação: Nesio Barth e Iraci Canei
  • Local de nascimento: Nova Petrópolis
  • Há quantos anos mora em Gramado: 26
  • Bairro que mora: Várzea Grande
  • Esposa: Tânia Mara dos Santos
  • Filhos: Rafaela dos Santos
  • Formação: Ensino Médio Completo, curso de liderança, gestão empresarial, gestão de pessoas pela UniFtec
  • Histórico profissional/empresarial: Empresário no setor de comunicação, ex-sócio-proprietário do jornal Diário Folha de Caxias por seis anos, atualmente empresário no ramo de AgroPet.
  • Histórico político: pré-candidato a vereador em 2012; filiado ao PSDB desde junho de 2011.

Segue agora um questionário que fizemos, igual para todos os candidatos a Prefeito, para sabermos de forma breve o que pensam sobre os assuntos relacionados. É óbvio que cada um tem seu programa de governo, não é nosso objetivo nesta ferramenta ter esta abrangência.

Em uma análise curta, sua visão para:

Gramado Saúde: Maior foco na saúde preventiva, reforçando e ampliando o trabalho do Programa Saúde da Família (PSF), visando atender a todos os bairros e interior do município; buscar junto à comunidade uma alternativa para operar o Hospital São Miguel de modo satisfatório e sustentável economicamente, inclusive buscando o apoio e a participação dos demais municípios da região e da iniciativa privada; investir em um sistema de gestão integrada e informatizada da saúde, estabelecendo uma rede de comunicação entre as UBSs para otimizar o atendimento e evitar filas; investir na proteção e no cuidado dos animais abandonados, mantendo convênios e buscando desenvolver políticas públicas integradas.

Gramado Educação: Implantar escolas municipais de turno integral; disponibilizar internet nas escolas e informatizar a rede pública de ensino através de parcerias com a iniciativa privada; melhorar a acessibilidade dos alunos às escolas públicas e dos universitários, sempre de forma gratuita; viabilizar a qualificação de professores, serventes, merendeiras e demais servidores da educação; adequações e ampliações nas EMEIs existentes, visando aumentar o número de vagas oferecidas pelo município, bem como promover a ampliação de vagas em instituições privadas; fornecer no início do ano letivo um kit de material básico a todos alunos da rede pública.

Gramado Mobilidade Urbana: Criar o Plano de Mobilidade Urbana; incentivar a construção de garagens e estacionamentos rotativos em subsolos e em prédios específicos, públicos e/ou privados; estimular a criação de bolsões de estacionamento em terrenos baldios, buscando descongestionar o trânsito e proporcionar um maior número de vagas de estacionamento; pavimentar o trecho que liga o Mato Queimado ao Caracol, criando uma rota turística alternativa e conectando Gramado a Canela; promover uma maior integração entre os modais de transporte, conciliando horários e rotas; construir passeio público junto às rodovias; elaborar um novo plano cicloviário e de acessibilidade aos deficientes.

Gramado para Pedestre: Buscar reduzir o fluxo de veículos na área central, facilitando a mobilidade por outros meios e possibilitando estacionamento nos arredores do Centro, evitando assim um afunilamento no trânsito e superlotação das vagas do rotativo.

Gramado para Ciclista: Estimular a utilização da bicicleta e fomentar roteiros de cicloturismo, propondo a discussão do novo plano cicloviário e a criação de ciclofaixas.

Gramado Transporte Público: Criar sistema de venda diário.

Gramado Meio Ambiente área verde: Solucionar problemas de saneamento em conjunto com Corsan.

Meio ambiente lixo: Incentivar o uso de bolsa reciclável e melhorar o sistema de coleta e triagem dos resíduos; promover campanhas nas escolas de conscientização

Meio ambiente esgoto: Buscar junto à Corsan a construção e funcionamento de mais estações de tratamento (ETE).

Gramado Rural: Viabilizar a criação de novas agroindústrias e prestar auxílio às já existentes, inclusive pavimentando os acessos das localidades rurais e das propriedades integrantes das rotas rurais; reivindicar junto à RGE o reforço de energia elétrica e/ou instalação da rede trifásica em localidades que necessitam; inclusão digital no interior, viabilizando o acesso à internet de qualidade; capacitação e apoio aos jovens do interior, proporcionando a permanência do mesmo no meio rural.

Construção Civil: analisar a importância e viabilidade dos projetos antes de liberar. Não podemos ceder à especulação imobiliária e sair espalhando concreto sem planejamento.

Gramado para o prestador de serviço com MEI: Incentivo aos micro e pequenos empresários com menos burocracia para poder trabalhar.

Secretaria de Turismo deve ter qual objetivo: promoção e divulgação da cidade com workshops.

Que tipo de Turismo é ideal para Gramado: Lazer e turismo de negócios.

Que tipo de evento é ideal para Gramado: congressos e feiras de todos os meios.

O que fazer na Carrièri: Uma praça de flores como um novo ponto turístico.

Destino do Lago Joaquina Rita Bier: Investir em paisagismo, mas ainda manter o show no local.

Destino do Lago Negro: Manter exploração turística.

Conservação do Mirante Vale do Quilombo: continuar a preservação do local e promovê-lo como um atrativo turístico e de conservação.

O que fazer no Parque dos Pinheiros: Viabilizar para comunidade escolar e famílias para conseguirem visitar e assim iniciar a exploração.

Gramadotur está no caminho certo: Hoje não, deve montar sistema de comercialização dos produtos turísticos, assim terá receita diária.

O formato do Natal Luz deve permanecer ou mudar? Sua visão para o evento: deve mudar e fazer retornar a visão de magia de natal.

O que é Cultura para o senhor: A história da nossa cidade e a valorização de crenças e costumes.

Expogramado, qual deve ser a finalidade: Congressos e convenções.

Sede da Prefeitura Municipal de Gramado, onde deve estar localizada: Temos um projeto futuro para a nova centralidade dos serviços públicos.

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top