skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Ranking Connected Smart Cities 2020 destaca Porto Alegre como a 9ª cidade mais inteligente do país; o estudo mapeia 673 municípios

Porto Alegre, RS – 14/05/2018 Imagens aéreas da nova iluminação da orla do Guaíba Foto: Luis Adriano Madruga / Divulgação PMPA

A capital gaúcha está entre as dez cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, alcançando a 9ª posição no Ranking Connected Smart Cities 2020, mais importante estudo de cidades do país. Porto Alegre também se classificou em 3º lugar no Ranking Região Sul; 4º em Empreendedorismo; e 6º em Cidades com mais de 500 mil habitantes e Tecnologia e Inovação OBS.: Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2020 estão disponíveis em: http://conteudo.urbansystems.com.br/csc_urban_atual

Nos dias 08, 09 e 10 de setembro acontece o evento nacional Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020, mais importante iniciativa de cidades e mobilidade do Brasil e que, em função da pandemia da Covid-19, está sendo apresentado no formato 100% virtual e por meio de plataforma dedicada. Durante a Cerimônia de Abertura do evento, que aconteceu terça-feira, 8, às 15h, e contou com a participação de autoridades, representantes de empresas e especialistas nacionais e internacionais, foi divulgado o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2020.

O estudo, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, está na 6ª edição e mapeia todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Na classificação Geral, Porto Alegre está na 9ª posição do Ranking Connected Smart Cities 2020. A primeira colocada no Ranking Geral foi São Paulo (SP); seguida por Florianópolis (SC); Curitiba (PR); e Campinas (SP). Na colocação está Vitória (ES); seguida por São Caetano do Sul (SP); Santos (SP); Brasília (DF); e, em 10º lugar, Belo Horizonte (MG).

Além do nono lugar como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, Porto Alegre se destacou, ainda, com o 3º lugar no Ranking Região Sul; 4º em Empreendedorismo; e 6º em Cidades com mais de 500 mil habitantes e Tecnologia e Inovação; além do 13º lugar em Economia; e 15º em Saúde.

A partir da edição 2019, o Ranking incorporou conceitos e novos indicadores baseados na ISO 37122 – Sustainable Cities And Communities – Indicators For Smart Cities, mantendo-se como a melhor referência para comparação e análise de cidades inteligentes no Brasil. O resultado é apresentado em 4 frentes: geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, mesmos eixos temáticos do evento nacional Connected Smart Cities.

“Nesses seis anos de atuação, a Plataforma Connected Smart Cities vem desempenhando papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação, tendo como objetivo fundamental tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, principalmente no atual momento de pandemia da Covid-19”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

Porto Alegre em números – Subindo 11 posições no Ranking Connected Smart Cities, a cidade de Porto Alegre tem em seus destaques os eixos de Empreendedorismo, Tecnologia e inovação, Economia e Saúde.

Em relação aos ambientes de inovação, são 2 parques tecnológicos e 15 incubadoras de empresas na cidade, gerando um crescimento de 1,3% nas empresas de tecnologia e inovação (no período anterior, houve crescimento de 0,2%). O crescimento das Micro Empresas individuais (MEI) também é destaque, sendo de 23,6% no período analisado.

Ainda em relação a tecnologia, 52% das conexões de internet possuem velocidade acima de 34 mb (eram 39,8% no ano anterior), a cidade também teve um salto no número de ligações à internet, passando de 32 para 97 para cada 100 habitantes. A cidade também destacou-se com o depósito de 42,6 patentes para cada 100 mil habitantes, um grande crescimento em relação ao estudo anterior, onde foram depositadas 10,5 patentes por cem mil habitantes.

Em relação aos indicadores econômicos, a cidade tem 74,8% dos empregos no setor privado, incremento de 0,4 pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior, com 62,5% da receita não oriunda de transferências/repasses. Vale destacar ainda o percentual de empregos em setores smart, sendo 4,9% dos empregos formais em educação, pesquisa e desenvolvimento e 3,7% em tecnologia, inovação e comunicação.

Destaques do Ranking Connected Smart Cities 2020 – A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sendo seis municípios entre os 10 mais bem colocados (em 2019 foram seis e, 2018, sete). Três municípios são da região Sul e um do Centro-Oeste, sendo que as regiões Norte e Nordeste não têm representante entre os 10 melhores. Palmas (TO) está na 32ª colocação no Ranking Geral e Recife (PE) na 15ª. Na classificação por região, destacam-se: no Centro-Oeste, Brasília (DF) com a 1ª colocação no Ranking Connected Smart Cities; no Nordeste, Recife (PE); no Norte, Palmas (TO); no Sudeste: São Paulo (SP); e no Sul: Florianópolis (PR). Jaguariúna (SP) é o destaque das cidades entre 50 e 100 mil habitantes; de 100 a 500 mil: Vitória (ES); e acima de 500 mil habitantes: São Paulo (SP).

Os vencedores por Eixo Temático – O primeiro lugar em Urbanismo foi para Curitiba; Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Santos (SP); Empreendedorismo: Rio de Janeiro (RJ); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: São Paulo (SP); Saúde: Vitória (ES); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: Ipojuca (PE); e Governança: Balneário Camboriú (SC).  

Serviço:

Sobre o Connected Smart Cities O Connected Smart Cities, principal iniciativa do setor de cidades e mobilidade do Brasil e um dos maiores eventos da América Latina, é realizado pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades. Ranking Connected Smart Cities: estudo desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities: http://ranking.connectedsmartcities.com.br/ Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2020 estão disponíveis em: http://conteudo.urbansystems.com.br/csc_urban_atual





Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top