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Novo contrato com a Rek Parking amplia vantagens ao município e usuários

Mais recursos para o município e mais comodidade para os usuários. Assim pode ser definido o novo contrato que a Prefeitura de Gramado estabeleceu com a Rek Parking, para a continuidade do serviço de estacionamento rotativo na área central da cidade. A renovação pelo prazo de dez anos, conforme previsto na concorrência pública que concedeu o serviço à empresa em 2010, garante ao município o repasse de 21% sobre o faturamento bruto total, quase o dobro do valor anterior, que equivalia a 12%. O valor deve ser depositado mensalmente na conta da Prefeitura por parte da empresa concessionária do serviço e é direcionado à Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, conforme a lei de concessão. O contrato já está em vigor.

Tecnologia

Além de mais recursos ao município, o novo contrato prevê que a Rek Parking utilize equipamentos mais modernos e novas formas de pagamento pelos usuários, como cartões de crédito e débito. 

Confira os principais benefícios

Os parquímetros devem ser mantidos de forma contínua embarcados com nova tecnologias, armazenando todo o tipo de informações relativas às transações. Os monitores continuarão exercendo as atividades que hoje executam (monitoramento e atendimento ao usuário);

O equipamento funcionará de forma online, permitindo a aquisição de tempo por parte do usuário através de moedas, cartão eletrônico recarregável do tipo “smart card”, e cartão de crédito (modalidade não permitida atualmente);

O equipamento deverá ter teclado alfanumérico na modalidade “pagar pela placa” (pay by plate), permitindo a compra de tempo para uma determinada placa informada;

Deve ser mantido o atual sistema de compra de tempo de uso da vaga através de aplicativo próprio, para uso em smartphone, sem custo adicional ao usuário;

Será concedido pela Rek Parking, ao município, em regime de comodato, um veículo, dotado de câmera OCR, software certificados pelo Inmetro, integrados ao software gestor do estacionamento rotativo pago e demais componentes para permitir fiscalizar de forma automática e em tempo real a utilização de vagas. Essa forma de fiscalização está sendo adotada devido a uma recomendação do Ministério Público de Gramado para que a fiscalização se tornasse mais eficaz através de um meio tecnológico em que a decisão de notificar o veículo não ficasse a critério do agente de trânsito; 

A tecnologia embarcada neste veículo deverá reconhecer em tempo real as irregularidades relativas à área azul e também permitir integração online aos bancos de dados de consultas do Detran-RS para reconhecer e emitir alertas de veículos furtados/roubados, não licenciados, placas clonadas e demais restrições existentes. O veículo será operado exclusivamente por agentes de trânsito. Esse meio de fiscalização somente será colocado em operação após ampla divulgação e testes da funcionalidade do sistema. A comunidade será avisada com antecedência de quando efetivamente iniciará a fiscalização com este veículo. Porém a atual forma de fiscalização continuará sendo adotada até a entrada em funcionamento da nova tecnologia;

A ocupação das vagas deverá ser identificada por sensor de presença em todas as vagas de estacionamento rotativo, devendo possibilitar a sua operacionalização, inclusive com a disponibilização de aplicativo aos usuários para que, em tempo real, acompanhem os índices de ocupação e disponibilidade de vagas de estacionamento.

Ampliação

Atualmente existem 1.168 vagas de estacionamento rotativo na área central da cidade. Conforme previsto no contrato original, o serviço será restabelecido na Rua Ângelo Bisol, entre a Rua Emílio Sorgetz e a Avenida Borges de Medeiros. A retomada da cobrança neste trecho cumpre o contrato original que já constava como área do estacionamento rotativo, zona azul, e também atende uma exigência da empresa Rek Parking. Texto: Ilton Muller

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