A Abrasel alerta sobre a prática de criação de perfis falsos nas redes sociais, principalmente para restaurantes, bares e hotéis.

A Região das Hortênsias vem sendo alvo de golpes que visa acesso aos dados dos clientes, através da criação de perfis falsos no Instagram e Facebook. Os falsários criam o perfil muito parecido com o do estabelecimento e entram em contato com clientes oferecendo almoços, jantares e até hospedagem grátis. Para confirmar o prêmio o cliente deve enviar o número do telefone e a parti daí a quadrilha tem acesso aos dados das pessoas.
Fica um alerta para os clientes e turistas que ao visitarem os perfis dos lugares prestem atenção no que segue:
- Se não há seguidores e o estabelecimento é muito conhecido, desconfie.
- Entre em contato através do telefone fixo e confirme sorteios e prêmios.
- Desconfie de contatos de perfis que nunca interagiram antes, fique atento.
- Busque em sites de referência informações precisas sobre os estabelecimentos que pretende frequentar, e acesso os perfis oficias apenas.
Em caso de ter suas contas duplicada, siga o tutorial abaixo:
Se você localizou uma conta indevida que utiliza seu nome e
imagens, o que deve fazer?
1) Faça denúncias nas redes sociais: Facebook: localize a conta e busque entre as opções a
alternativa “Denunciar”. Basta clicar nos três pontos ao lado do
botão de mensagem, escolher a opção “Denunciar este perfil”e,
em seguida, “Esta pessoa está fingindo ser eu ou alguém que
conheço.”
Instagram: é necessário clicar nos três pontos, clicar em
“Denunciar conta” e depois em “É imprópria”. Você deve seguir este tutorial para informar a titularidade da conta e ajudar o Instagram e excluir o perfil falso, disponível em: https://www.facebook.com/help/instagram
2) Reúna provas: sempre é indicado que a vítima colha o máximo de provas sobre a atuação indevida, inclusive prints da conta e, se possível, conversas privadas e publicações feitas pelo perfil falso.
3) Busque apoio Jurídico: cada caso deve ser analisado por um advogado especialista, mas as vítimas de perfis falsos podem solicitar reparação por danos morais se forem prejudicadas por trás do fake.
Essa matéria tem 0 comentários