skip to Main Content

A 33ª Oktoberfest acontecerá de 15 a 24 de outubro de 2021

A diretoria da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (AMIFEST), decidiu que o caminho mais seguro a tomar é remarcar a festividade por conta dos impactos da pandemia do novo coronavírus neste ano. A 33ª Oktoberfest acontecerá de 15 a 24 de outubro de 2021.

Confira a íntegra da live em https://www.facebook.com/oktoberfestigrejinha/videos/276734250279129/

Vídeo com imagens da festa em https://drive.google.com/file/d/1hIEUNlBYJyDtQet0l5x8uR-t6UhicSyw/view?usp=sharing  (Imagens: Divulgação Amifest) 

Perguntas e respostas sobre a transferência da Oktoberfest:

Quais os impactos para a AMIFEST desta decisão?

Tiago Petry – Hoje o cenário é totalmente diferente, inesperado e incerto, no qual com muita calma e serenidade buscou-se a decisão julgada mais correta e apropriada para uma situação de indefinição, pela qual todas atividades estão passando e com a AMIFEST não é diferente.  A AMIFEST é uma entidade com credibilidade, que inspira e é modelo para tantas outras. Existem princípios que precisamos zelar e respeitar, e sem dúvida a segurança, a saúde e a integridade de nossos visitantes, voluntários e patrocinadores estão acima de tudo. Mesmo com a mudança de data da 33ª edição de 2020 para 2021, os trabalhos da diretoria e das comissões responsáveis pelo planejamento, organização e realização da Oktoberfest de Igrejinha, a maior festa comunitária do Brasil, continuarão com toda a segurança possível.

O evento deste ano já tinha suas principais contratações, como shows e cervejaria?

Tiago Petry – A cada duas edições adotou-se por tradição o contato com as empresas cervejeiras buscando a manutenção da parceria ou uma nova empresa fornecedora e 2020 foi o ano deste processo de seleção. Anualmente, o intuito é a melhor organização do evento e antecipação do que for possível das várias decisões importantes que a AMIFEST precisa adotar. Sem dúvida duas das mais importantes são os shows e a cervejaria. Ambos estavam contratados desde o mês de fevereiro e estavam no cronograma para serem divulgadas durante o ano de 2020.

O que acontece com as candidatas a soberanas que já estavam em preparação?

Tiago Petry – Existem duas opções: 1) vamos verificar primeiro se todas se mantêm no concurso, mesmo que sem data para sua realização, e aí continuaremos com atividades virtuais e, quando possível, retomaremos as atividades presenciais do workshop até a realização do Kerb das Soberanas. 2) Caso algumas candidatas, por questões pessoais, não queiram mais se manter no concurso, as decisões serão respeitadas e, nesta hipótese, abriremos  inscrições para novas candidatas e recomeçaremos as atividades do workshop assim que possível.

Para 2021, como fica a diretoria da AMIFEST?

Tiago Petry – Na assembleia em dezembro/2020 será apresentada uma nova chapa de diretoria, provavelmente composta pelos mesmos integrantes.

Qual a posição da AMIFEST com relação aos repasses às entidades?

Tiago Petry – A AMIFEST sabe da importância que a Oktoberfest tem para todas as entidades, seja em função dos repasses ou dos lucros auferidos na venda de alimentos e souvenires. No entanto, não se pode pensar em organizar este grandioso evento sem mensurar todo o envolvimento que estas entidades também têm na organização de suas vendas, sem ao menos contar com uma ideia de público estimado que teríamos e se poderíamos realizar a festa, situação que poderia gerar prejuízo às entidades. Temos certeza que elas serão nossas parceiras para realizarmos um evento lindo e grandioso na nova data proposta.

Não seria possível realizar um evento menor, apenas com bandinhas típicas?

Tiago Petry – Sem dúvida cogitou-se este modelo e também vários outros cenários, porém a Oktoberfest de Igrejinha chegou a um patamar que é difícil definir o que é “menor”. Nossa festa ainda é dependente das atrações nacionais, conforme pesquisas realizadas com os visitantes durante cada edição. Também no atual momento é indefinida uma perspectiva da liberação para eventos de qualquer porte que geram aglomerações.

Existe alguma ação que a AMIFEST pretende realizar ainda em 2020?

Tiago Petry – O sentimento, assim como o tema da 33ª Oktobefest é “Fazer o Bem Faz Bem”, é de proporcionar momentos de alegrias e empatia aos que mais precisam, abrangendo muitas pessoas em toda a nossa cidade e região. Em meio a uma situação diferenciada, a Oktoberfest de Igrejinha está se adaptando ao atual momento, formando assim uma grande corrente de solidariedade. Toda a diretoria da 33ª edição está atenta e novas ações ainda devem ocorrer durante o ano de 2020.

Quais serão as atividades pré-Oktoberfest previstas para os próximos meses?

Tiago Petry – Com as regras de distanciamento mais flexíveis, daremos continuidade ao planejamento programado para a 33ª Oktoberfest, com atividades que foram canceladas por conta da Covid-19. Alguns destes: Jantar das Comissões, escolha das soberanas da 33ª edição, eventos de divulgação dos shows e da cervejaria, escolha do Bubchen e da Mädchen, também da Seniorin (eventos vinculados à Prefeitura de Igrejinha), divulgação da 33ª Oktober em outros eventos regionais e estaduais, Carreata do Chopp, entre outros. Alguns  poderão ocorrer ainda este ano.

Sobre a Oktoberfest de Igrejinha

Desde 1988 a comunidade de Igrejinha, cidade localizada a 90 quilômetros da capital Porto Alegre, realiza sua Oktoberfest. Três mil voluntários, da cidade e região, trabalham para celebrar a cultura germânica através de shows musicais, gastronomia tradicional, produtos coloniais, chope, jogos germânicos, mostras culturais, desfiles e bandinhas típicas. Informações em www.oktoberfest.org.br.

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top