skip to Main Content

Exposição Clara Pechansky y sus Amigas chega a Porto Alegre

Rita Gil. Lago Negro. Divulgação

Mostra com obras da artista gaúcha e de outras 33 representantes do Brasil e do mundo estará na Gravura Galeria a partir do dia 17 de junho.

Depois da prestigiada inauguração da exposição “ Clara Pechansky y sus Amigas” no México, chegou a vez de o público brasileiro conferir as obras das 34 artistas no Brasil. A inauguração online ocorrerá no dia 17 de junho, às 19h, na Gravura Galeria. Será um lançamento pelas redes sociais da galeria, com a participação da Diretora Regina Galbinski Teitelbaum e das artistas Clara Pechansky e Liana Timm.

Clara Pechansky

A versão brasileira da mostra do México, promovida pela Universidade de Sinaloa, que permanece aberta na Galeria Frida Kahlo em Culiacán, consta de novas obras das mesmas artistas e poderá ser visitada até o dia 17 de julho, de segunda a sábado, no horário das 10 às 18 horas. Após essa data, a mostra seguirá para Gramado, onde ficará exposta de 5 a 30 de setembro no Centro Municipal de Cultura. 

Na versão brasileira, Clara Pechansky traz um recorte de sua obra, com 7 desenhos que focam a época da Ditadura Militar no Brasil. Todas as 33 convidadas, algumas com carreira já consolidada e outras em início de trajetória, mostram trabalhos sobre papel. Técnicas como fotografia, pintura, desenho e gravura em metal, xilogravura, litografia e arte digital estão incluídas, formando um grande mosaico artístico. A maioria das artistas vive em cidades brasileiras, mas há selecionadas que residem na Espanha e nos Estados Unidos. São convidadas especiais as artistas Anico Herskovits, Ena Lautert e Liana Timm, também autora do catálogo, e que estará presente na inauguração online.

O texto do catálogo, que é patrocinado pela Secretaria Municipal da Cultura de Gramado, foi escrito por Clara Pechansky, responsável pela concepção e curadoria das três exposições. Escrito em português e em espanhol, com comentários sobre as obras de cada artista, o catálogo está sendo distribuído no México e no Brasil.

Confira quem são as 34 artistas participantes:

Anico Herskovits, Arlete Santarosa, Beatriz Balen Susin, Bebete Luz, Bernardete Conte (Estados Unidos), Claudia Sperb, Clara Pechansky, Cleusa Rossetto, Débora Lora, Eliane Santos Rocha, Ena Lautert, Ermínia Marasca Soccol, Esther Bianco, Fernanda Soares, Flávia de Albuquerque, Graça Craidy, Helena Schwalbe, Liana Timm, Lilia Manfroi, Linda de Sousa (Espanha), Mabel Fontana, Mara Galvani,Marise Zimmermann (Estados Unidos), Marta Loguercio, Miriam Tolpolar, Nara B. Sirotsky, Ondina Pozoco, Rita Gil, Silvia Marsson, Susane Kochhann, Suzel Neubarth, Thalma Rodrigues, Vera Reichert e Zoravia Bettiol. Nara B. Sirotsky Anico Herskovits, Arlete Santarosa, Beatriz Balen Susin, Bebete Luz, Bernardete Conte (Estados Unidos), Claudia Sperb, Clara Pechansky, Cleusa Rossetto, Débora Lora, Eliane Santos Rocha, Ena Lautert, Ermínia Marasca Soccol, Esther Bianco, Fernanda Soares, Flávia de Albuquerque, Graça Craidy, Helena Schwalbe, Liana Timm, Lilia Manfroi, Linda de Sousa (Espanha), Mabel Fontana, Mara Galvani,Marise Zimmermann (Estados Unidos), Marta Loguercio, Miriam Tolpolar, Nara B. Sirotsky, Ondina Pozoco, Rita Gil, Silvia Marsson, Susane Kochhann, Suzel Neubarth, Thalma Rodrigues, Vera Reichert e Zoravia Bettiol.

Sobre Clara Pechansky

Bacharel em Pintura pela Universidade Federal de Pelotas, aos 19 anos, com Medalha de Ouro, começou sua carreira profissional em Porto Alegre, trabalhando para jornais e agências de publicidade. Produziu mais de 60 capas de livros para a Editora Globo/RS, e ilustrações para diversas finalidades. Licenciada em Desenho e História da Arte pela Faculdade de Educação (UFRGS), com cursos de extensão em Educação Audiovisual (UFRGS), em 2001 fundou o Atelier Clara Pechansky, onde se dedica à formação de novos artistas, ensinando Pintura e Desenho. Como desenhista, pintora e gravadora e como artista gráfica, criou um grande repertório de imagens, como crianças e mães, Artista gráfica, gravadora e pintora, criou um repertório de imagens como mães e filhos, casais, músicos, Generais, Quixotes, e releituras de Grandes Mestres. Retoma com frequência esse repertório, utilizando diferentes técnicas, como Desenho, Pintura, Gravura em Metal, Litografia e Serigrafia. Mais de 60 exposições individuais em galerias e museus no Brasil e no exterior. Selecionada e convidada para mais de 100 coletivas internacionais, tendo recebido prêmios e honrarias. Atua também como gestora cultural y social. A biblioteca do Lar da Criança Anne Frank leva seu nome devido a um desses projetos. Criou ainda os projetos Artistas da Vida I e II, com Liana Timm, o Projeto Miniarte Internacional e o Projeto Fiesta de Paz Brasil.

O Projeto Fiesta de Paz Brasil, uma divisão do Projeto Miniarte Internacional, associado à entidade Arte México Internacional, assina a realização da exposição CLARA PECHANSKY Y SUS AMIGAS.

Essa matéria tem 1 comentários

  1. Bela matéria, obrigada pela divulgação! Um abraço e o convite para assistir a abertura pelas redes sociais da Gravura dia 17/junho, 19:00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top