skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Plataforma de rastreamento irá reforçar prevenção do coronavírus

Uma ferramenta para rastreamento de contatos de pacientes testados positivos para Covid-19, durante o período de incubação da doença, será utilizada em Gramado, na Serra Gaúcha. A ação em parceria com órgãos de saúde do município permitirá que estabelecimentos e clientes sejam alertados e reforcem medidas de prevenção. Ela estará disponível nos próximos dias.

A plataforma se chama Smart Tracking e foi criada por uma startup de Florianópolis, a Smart Tour. A ferramenta é capaz de rastrear os movimentos de indivíduos diagnosticados com o coronavírus. O mapeamento leva em conta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços por onde a pessoa tenha passado por até 15 dias antecedentes ao diagnóstico. A informação serve para alertar as autoridades sanitárias e os próprios donos dos empreendimentos sobre a ocorrência, medida considerada importante para tomada de ações de prevenção. Outras pessoas que tenham passado pelos mesmos ambientes no dia e horário que o paciente testado positivo passou também serão avisadas.

A plataforma não identifica os usuários e foi desenhada de acordo com as regras da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A operação se dá em parceria com estabelecimentos comerciais e órgãos de saúde dos municípios. O funcionamento é simples e sem custos aos locais participantes. Os estabelecimentos comerciais se cadastram na plataforma e recebem para impressão um QR Code, que fica à vista dos clientes. Basta fazer um rápido cadastro e o cliente passa a integrar o banco de dados, sem a necessidade de baixar aplicativos. Sempre que ele for a um novo estabelecimento, lê o QR Code do local, como uma espécie de check-in. A solução também pode ser usada por igrejas, supermercados, parques e hotéis, por exemplo.

Quando alguém cadastrado na plataforma é diagnosticado com a Covid-19, os órgãos de saúde dos municípios conseguem acessar o banco de dados com login e senha, e identificar todos os estabelecimentos por onde essa pessoa passou nos 15 dias anteriores ao diagnóstico. Então, é enviado um aviso para que o proprietário tome as medidas necessárias para proteger o local e a equipe, servindo como mais uma barreira na proliferação da doença. Os demais clientes que estavam durante o mesmo período também serão avisados, mas o local específico do contato não será identificado. O banco de dados é universal, ou seja, não é restrito ao município do usuário, o rastreamento pode ser feito em todo o Brasil de acordo com os locais frequentados pela pessoa testada positiva.

Sistema Gratuito

Para o secretário municipal de Turismo, Rafael Carniel de Almeida, a atividade do setor no cenário atual dependente fundamentalmente da manutenção da boa condição de saúde das pessoas na cidade. “O uso do sistema Smart Tracking, que é muito simples, poderá ajudar a evitar o contágio. A empresa que disponibilizou esse sistema para Gramado está destacada nacional e mundialmente em tecnologias para o Turismo. Assim, concretizamos mais um passo rumo a um turismo mais seguro e inteligente, através da conexão com a tecnologia”, afirma.

Para o Prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, a ferramenta auxiliará no combate à propagação da doença. “Neste momento em que o mundo e o turismo buscam soluções de cura, Gramado firmou um acordo de cooperação com a única startup brasileira destacada em concurso recente pela Organização Mundial do Turismo, por oferecer um sistema gratuito para a comunidade e turistas, que, sem invadir a privacidade dos usuários, oferece a possibilidade de rastrear possíveis contatos com pessoas infectadas, ajudando a conter a propagação da doença”, comenta Fedoca.

“Um dos objetivos do Smart Tracking é que as pessoas se sintam mais seguras e protegidas nesse retorno às atividades. Sabemos que um dos maiores problemas do setor de saúde é identificar os contatos durante o período de incubação da doença, pois a pessoa nem sempre possui sintomas. Para haver sucesso nessa iniciativa todos devem trabalhar em conjunto, como uma rede de cooperação e com isso gerar o máximo de segurança à população local neste momento tão delicado pelo qual passamos”, enfatiza Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour.

Sobre o Smart Tracking

No Brasil, além de Gramado, a plataforma será lançada inicialmente nas cidades catarinenses de Florianópolis, São Bento do Sul, Itapiranga e também será disponibilizada sem qualquer custo para todos os estados brasileiros nas cidades epicentros da doença. Na Europa começará pela cidade de Aveiro, em Portugal, onde a startup tem sede atualmente na IEMA – Incubadora de Empresas do Município de Aveiro.

Em Florianópolis, a startup está pleiteando o apoio das instituições representativas dos setores comerciais para cadastrar o máximo de estabelecimentos na cidade. Os locais interessados podem acessar o link https://smarttourbrasil.com.br/smart-tracking para realizar o cadastro e imprimir o seu QR code.

A Smart Tour é uma plataforma que atua com geração e inteligência de dados ao setor turístico com uso de Internet das Coisas (IoT). A startup é vencedora do Prêmio Nacional de Turismo 2019 na categoria Tecnologia no Turismo, já passou por programas de desenvolvimento e capacitação como a pré-incubadora Cocreation Lab, Sinapse da Inovação, StartupSC, e InovAtiva Brasil. Atualmente participa da IEMA – Incubadora de Empresas do município de Aveiro, do NEST – Centro de Inovação em Turismo, de Portugal e representa o Brasil no Challenge 5G do Aveiro Tech City. TextoFernanda Fauth

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 1 comentários

  1. Muito Orgulho!! Gramado sempre a frente pensando na tranquilidade e proteção do turista !
    Amo minha terra pq tem Gente que Faz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top