skip to Main Content

Festa da Uva

Aquarelas do artista Antonio Giacomin ilustram os trajes de vindimadoras

Obras produzidas exclusivamente para o evento simbolizam o agricultor, a uva e vinho

São assinadas pelo artista caxiense Antonio Giacomin as pinturas que vão ilustrar o avental dos trajes de vindimadoras que serão usados pelas candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Uva. As imagens foram sugeridas pela Comissão Social da Festa a partir das aquarelas prontas do artista, que inspirou-se em três elementos símbolos do evento para produzi-las: o agricultor, a uva e o vinho.

Os vestidos já estão sendo confeccionados pela costureira Eliana Gavazzoni e serão estreados no evento de coroação como embaixatrizes das 13 candidatas que concorrem aos títulos de rainha e princesas da Festa – a data ainda não foi definida.

Giacomin e a gerente da Galeria do artista, Caroline Lovato, explicam que revisitaram os cadernos de arte, buscando aquarelas que se relacionassem com a proposta dos aventais e selecionaram em um primeiro momento 15 imagens do acervo intitulado “Serra Gaúcha”, onde a cultura da região é fortemente retratada. “As integrantes da Comissão Social da Festa, escolheram, então, três pinturas que representassem alguns dos pilares da vitivinicultura”, diz Caroline.

 Os desenhos serão divididos em um grupo de cinco vestidos e dois grupos de quatro, sobre tons de tecidos verde escuro, roxo e terra. Giacomin vai ceder as aquarelas para a Festa da Uva e salienta a importância da iniciativa, que aproxima ainda mais o evento da produção artística da cidade. Ele já havia emprestado seu talento na edição de 2013, quando criou o desenho da coroa usada pela rainha Giovana Dannenhauer Crosa.

“Giacomin nos deu a oportunidade de compor os aventais com uma cenografia em que as aquarelas enriquecem a história do figurino dos vestidos, conseguindo representar o processo produtivo da uva e, assim, transmitir sua força e tradição regional”, destaca a diretora da Comissão Social da Festa, Fabiana Bressanelli Koch. Conteúdo : Alessandra Muraro

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top