skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

OPUSLAB oferece cursos infantil e infantojuvenil em Porto Alegre

 

Aulas iniciam em março, no Teatro do Bourbon Country, para desenvolver competências como expressão corporal e vocal, atuação e criatividade

A Opus Promoções amplia seu envolvimento com a cultura no Estado. A produtora de eventos e administradora de teatros pelo Brasil, aos 40 anos, inicia a gestão de um novo projeto: o OpusLab. O laboratório será um espaço propício para a conexão cultural e a experimentação criativa, visando o desenvolvimento de crianças e jovens mais colaborativos, empáticos e críticos. As aulas desenvolverão competências como improvisação, dicção, vocalização, desinibição e oratória, criação e desenvolvimento de cenas, conhecimento e expressão corporal, além de montagem teatral.

As atividades iniciam dia 13 de março, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. A professora e atriz Lúcia Panitz ministrará aulas para turmas a partir de 6 anos, enquanto a diretora teatral Júlia Rodrigues cuidará das atividades destinadas ao público de até 12 anos.

 

Foyer dos camarotes. Crédito: Fabricio Barreto

 

Para a turma infantil serão aplicados métodos ligados aos jogos teatrais, interação e autoconhecimento. Com os alunos da série infantojuvenil serão utilizados exercícios de desinibição, improviso e música. As abordagens propostas por Lúcia incluem ainda recursos como sombras, projeções e fantoches. Ciente de que cada criança e jovem possui um tipo diferenciado de assimilação, ela pretende trabalhar ao longo do ano as atividades em módulos de aprendizagens, cada um com cerca de três meses de duração, em que serão privilegiados os mais diversos gêneros teatrais.

Já a professora Júlia apostará em brincadeiras para ensinar as crianças de 4 e 5 anos e desenvolver a motricidade e a consciência corporal. “Essa brincadeira é recheada de descobertas, diversão e desafios. Através de jogos que envolvem música, ritmo, dança, imaginação, expressão e concentração desenvolve-se a inteligência corporal e espacial, a noção de coletivo e de individualidade, a generosidade de compartilhar a atenção e os materiais utilizados com os colegas, os laços de amizade e a empatia. A imaginação é estimulada quando, através de brincadeiras, jogos e exercícios, concretizamos situações, histórias e personagens criados pelas crianças. A sala de aula passa a ser um navio, uma praia ou floresta. As crianças se transformam em animais, reis, magos, flores, astronautas e o que mais a imaginação permitir”, explica a profissional. 

O espaço será gerido pela bailarina e administradora Julia Cordova. “Além de trabalhar questões como dicção e oratória, desinibição, criatividade, acredito que, com tanto estímulo tecnológico que temos atualmente, a prática do teatro proporciona uma consciência do tempo presente, do aqui e agora e das pessoas e coisas a sua volta. O teatro estimula o desenvolvimento de pessoas empáticas, colaborativas e confiantes, que percebem o mundo para além de si mesmas e que sabem trabalhar em grupo. A prática estimula as crianças a se interessarem por arte e cultura, além de aprimorarem seu senso crítico”, explica ela.

A vivência no palco e o entrosamento nos processos de montagens cênicas também serão processos recorrentes no ensino. Os alunos terão oportunidade de conviver com montagens e ensaios de espetáculos, peças teatrais e shows que acontecem no Teatro do Bourbon Country nos dias de aulas. Com amplo conhecimento no cenário artístico brasileiro, a Opus também promoverá encontros entre veteranos dos palcos e alunos, convidando artistas para ministrarem palestras e outras atividades na escola.

“As atividades da OpusLab conviverão com as produções que teremos no teatro. Sendo assim, as crianças terão a oportunidade de explorar na prática aspectos envolvidos em uma produção como questões técnicas, efeitos especiais e direção. Esse é o grande diferencial do nosso projeto”, acrescenta Julia Cordova.

O OpusLab ainda terá oficinas cênicas para atender públicos de outras idades com atividades de criação de cenários, roteirização, iluminação e sonorização, apresentação para televisão e rádio, stand up, teatro musical, fotografia, dança e técnicas circenses.

 

HORÁRIOS

As turmas já confirmadas são: Experimentação teatral (de 4 a 5 anos) com aulas às terças-feiras, das 8h45 às 10h, Infantil (de 6 a 8 anos) com aulas às quartas-feiras, das 10h às 11h30, o grupo Infanto-juvenil (de 9 a 12 anos), que terá aulas às terças-feiras, das 14h às 15h30 e os Maiores de 12 anos, com aulas às terças-feiras das 15h30 às 17h30. Os cursos iniciarão no dia 13 de março de 2017 e o término será em 15 de dezembro de 2017. Para mais informações, os pais poderão entrar em contato pelo e-mail opuslab@opuspromocoes.com.br

 

MATRÍCULAS E INVESTIMENTO

O responsável pela criança ou jovem deverá manifestar interesse pelo e-mail opuslab@opuspromocoes.com.br. Uma profissional entrará em contato para tratar de questões cadastrais, contratuais e financeiras. O valor da matrícula é de R$ 200 e a mensalidade será de R$ 235. Há descontos especiais para crianças e jovens de escolas conveniadas com a Opus. Valores diferenciados também serão negociados em caso de mais de um aluno da mesma família. Mais detalhes serão fornecidos ao efetuar a inscrição pelo site.

 

ESTRUTURA DISPONÍVEL

As aulas serão ministradas nos mais diferentes locais dentro do Teatro do Bourbon Country. Camarins, palco, e foyer serão alguns dos ambientes que servirão como sala de aula aos alunos. Veja alguns dos ambientes aqui.  Além disso, o local contará com uma equipe para efetuar primeiros socorros em caso de necessidades. E os pais poderão ainda acessar o portal do aluno, espaço dedicado aos responsáveis para que acompanhem o desenvolvimento e desempenho dos filhos de forma personalizada.

 

LÚCIA PANITZ MARTINEWSKI, PROFESSORA

Bacharel em Artes Cênicas pelo Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS, Lúcia acumula muitas experiências como professora, palestrante e atriz de curta-metragem e peças teatrais. Entre os principais trabalhos estão participações no seriado de TV “Doce de Mãe”, da Rede Globo; as peças teatrais Happy Days, com direção de Vanja Ca Michel e O Equilibrista, com direção de Gina Tocchetto; o curta O Dia em que Jesus Falou Português, com direção de Aristides Carvalho e Gina O’Donnell; além de oficinas, conferência e eventos empresariais com nomes como Maria Eugenia Mosteiro, Eugenio Barba, Grupo Parlapatões, Marta Isaacsson e Barbara Heliodora.

 

JÚLIA RODRIGUES, PROFESSORA

Bacharel em Direção Teatral pela UFRGS, Júlia ministra aulas de teatro e expressão corporal para crianças e adolescentes desde 2008. Além de professora, é diretora teatral e atriz. Em 2016 dirigiu os espetáculos O Cortiço, para o projeto Teatro Vestiba, Histórias Negras para Crianças de Todas as Cores e codirigiu Habitantes D´ela, vencedor do Prêmio Açorianos de Melhor Trilha Sonora. Em 2010, recebeu o Prêmio de Melhor Direção pelo espetáculo Tempografia, pelo Festival da Cidade do Rio de Janeiro. Como assistente de direção, atuou com diretores como Patrícia Fagundes, Gerardo Bejarano (Costa Rica), Ramiro Silveira e Daniel Colin. Como performer, em ações na rua, atuou com Tânia Alice, Dagmar Dorneles, Élcio Rossini, Luciane Panisson, Thiago Pirajira, entre outros. Júlia é uma das fundadoras e diretoras artísticas do coletivo Bloco da Laje, que atua desde 2012.     

 

JULIA CORDOVA, COORDENADORA DE NEGÓCIOS DA OPUS PROMOÇÕES

Formada em Administração de Empresas pela UFRGS, iniciou formação em teatro, música e dança aos 5 anos. Foi professora de ballet para crianças e teve aulas com a companhia de dança alemã Ballettförderzentrum Nürnberg. Estudou teatro musical na Inglaterra, na Laine Theatre Arts, durante um ano e meio, apresentando-se no show A Stair at a Time. Retornou ao Brasil em 2014. Gravou jingles e comerciais e participou das produções La Bohème, Carmina Burana e Natal Luz.

 

SOBRE A OPUS PROMOÇÕES

Empresa consagrada entre público, artistas e produtores pela qualidade e diversidade de sua programação, há quatro décadas de intensa e ininterrupta trajetória, administra oito importantes casas de espetáculos pelo Brasil. São elas: Teatro Bradesco (São Paulo/SP), Teatro Bradesco Rio (Rio de Janeiro/RJ), Teatro do Bourbon Country e Auditório Araújo Vianna (Porto Alegre/RS), Teatro Riachuelo (Natal/RN), Teatro RioMar Recife (Recife/PE) e Teatro RioMar Fortaleza (Fortaleza/CE), além de um empreendimento ainda não inaugurado, no Shopping VillaLobos, também em São Paulo. Comprometida com a excelência em todos os projetos em que se envolve, a Opus Promoções contabiliza números expressivos ao longo de sua história: mais de 13 mil eventos, público de mais de 20 milhões de espectadores, 13.848 lugares distribuídos nos nove teatros administrados e potencial máximo de circulação de 41.544 pessoas por dia nos espaços que gerencia. Conteúdo: Agência Cigana

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top