skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

O arquiteto Rubén Pesci, que está à frente deste desafio junto com a administração de Gramado, concede essa entrevista especial antecipando algumas conclusões do processo de colaboração da sociedade na busca da transformação do futuro de nossa cidade

Prefeitura de Gramado

Por Renato Martins – Diretor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Gramado

 

Está chegando a hora de Gramado conhecer a apresentação pública da AGENDA ESTRATÉGICA E DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA para a nossa cidade.

O trabalho que a Prefeitura Municipal está desenvolvendo juntamente com a equipe da CEPA, consultoria liderada pelo arquiteto argentino Rubén Pesci, será apresentado à sociedade Gramadense no dia 8 de agosto, às 19h, no Centro de Eventos da UFRGS – Auditório Locatelli (Rua São Pedro 663).

Venha participar desse momento muito especial para a comunidade, onde juntos vamos planejar o futuro de Gramado para os próximos 30 anos. A entrada é franca!

O arquiteto Rubén Pesci, que está à frente deste desafio junto com a administração de Gramado, concede essa entrevista especial antecipando algumas conclusões do processo de colaboração da sociedade na busca da transformação do futuro de nossa cidade. Confira:

Renato Martins: A partir da grande experiência da equipe internacional que orientou as tarefas, que valores pode destacar, em termos de aportes conceituais da sustentabilidade?

Arquiteto Rubén Pesci: A IMPORTÂNCIA DECISIVA DA PAISAGEM CULTURAL, UMA DAS METAS MAIS AVANÇADAS E INOVADORAS EM NÍVEL MUNDIAL. A PAISAGEM COMO PATRIMÔNIO DE PATRIMÔNIOS, SEGUNDO RAFAEL MATA, CATEDRÁTICO ESPANHOL. O PATRIMÔNIO INTEGRAL DE NATUREZA, CULTURA, ECONOMIA INTELIGENTE E POLÍTICAS DO BEM COMUM. A PAISAGEM QUE É IDENTIDADE E CHAVE DO VIVER BEM. GRAMADO É SINÔNIMO DE PAISAGEM INTEGRAL, E ISSO SURGIU DE MANEIRA PROFUNDA E CONSAGRADA DAS OFICINAS PARTICIPATIVAS.

 

Renato Martins: Em termos da Agenda Estratégica, quais são os benefícios das novas estratégias para a cidade como política pública de estado? (Ex.: valorização da paisagem natural e cultural, diversificação do turismo, nova mobilidade urbana priorizando os pedestres, novos investimentos para a cidade, novos alinhamentos para o futuro plano diretor.)

Arquiteto Rubén Pesci:  ESSES E OUTROS VALORES DE UMA SOCIEDADE DECIDIDA A UNIR-SE PARA PERSEGUIR O BEM COMUM, ANTES DOS INTERESSES INDIVIDUAIS. ANTES ME REFERI À PAISAGEM COMO ESTRATÉGIA PRIMORDIAL, PAISAGEM QUE PROVOCA UM TURISMO DE QUALIDADE, DESSAZONALIZADO, DIVERSIFICADO, E QUE EXIGE CRESCER ECONOMICAMENTE SÓ E QUANDO SEJA PRESERVANDO A PAISAGEM. 

A MOBILIDADE TAMBÉM TEM CONSTITUIU-SE (COMO IMAGINÁVAMOS) NUMA META CENTRAL. GRAMADO TEM PROBLEMAS DE MOBILIDADE PORQUE TUDO SE CONCENTRA NO SEU CENTRO URBANO, ATÉ A PASSAGEM DAS GRANDES ESTRADAS VÃO POR AÍ. TAL QUE REIVINDICOU-SE A PERIMETRAL E SE PROPÕE SUA CONTINUIDADE, PARA DERIVAR FLUXOS E EVITAR O CENTRO. ALÉM DISSO, SE FAZ QUESTÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO, A INTERCONECTIVIDADE DE BAIRROS, A NOVA RODOVIÁRIA, O TERMINAL TURÍSTICO E OS TELEFÉRICOS.

EM RELAÇÃO AO FUTURO NOVO PLANO DIRETOR, SURGIRAM ALINHAMENTOS PRECISOS COM ÊNFASE NA CIDADE QUE PRIVILEGIA OS PEDESTRES, A VALORIZAÇÃO DA ESCALA HUMANA E A PREFERÊNCIA POR PEQUENAS E MEDIANAS URBANIZAÇÕES, TAL COMO É ATÉ HOJE A MAIOR IDENTIDADE DA PAISAGEM CONSTRUÍDA.

 

Renato Martins: Pelos avanços do projeto, que contribuições pode destacar da nova estratégia da mobilidade urbana? (Ex: novo Terminal Turística, novo eixo para a perimetral conectando pela parte alta do Vale do Quilombo, novos ícones de estacionamentos público privados, novas alternativas de mobilidade, etc)

Arquiteto Rubén Pesci:  ACHO QUE SE ENTENDEU, ENTRE TÉCNICOS E A POPULAÇÃO EM GERAL, QUE SE DEVIA OBTER UM PLANO DE ACESSIBILIDADE AO INVÉS DE MOBILIDADE. ACESSAR MELHOR A TODOS OS PONTOS DO TERRITÓRIO, MOVENDO-SE MENOS, ESTA É A CHAVE DOS MAIS MODERNOS PLANOS DE TRANSPORTE, POR ISSO SE AUSPICIA A DESCENTRALIZAÇÃO, PROCURANDO MAIS VIDA NOS BAIRROS E LOCALIDADES CERCANAS, PARA QUE NECESSITEMOS MOVER-NOS MENOS, ANTES DE USAR O CARRO PARA FAZER QUALQUER VIAGEM. SE PODE DESTACAR A DECISÃO DE LEVAR O NOVO TERMINAL TURÍSTICO E RODOVIÁRIA À PERIMETRAL COMO UM CAMINHO ACERTADO, ASSIM COMO A PERIMETRAL FIQUE LOCALIZADA NA PORÇÃO MÉDIA DO VALE DO QUILOMBO, COMO SOLUÇÃO DE TRÂNSITO E DE VALORIZAÇÃO DA PAISAGEM. 

 

Renato Martins: Que pode dizer-nos sobre a criação da Agência de Desenvolvimento Sustentável, como uma nova e moderna forma de gestão para planejar a cidade de maneira dinâmica e com a permanente participação da comunidade organizada?

Arquiteto Rubén Pesci:  OS GRANDES PLANOS E OBRAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS , COM CENTENAS DE INICIATIVAS E MUITA PARTICIPAÇÃO PRIVADA NÃO PODEM SER SOMENTE A CARGO DO ENTE PÚBLICO. O EMPRESARIADO LOCAL, MUITO VIGOROSO E INOVADOR, DEVE CONTRIBUIR COM SUA POTÊNCIA DE INICIATIVAS E FINANCIAMENTO, E PARA ISSO DEVEM INTEGRAR-SE A UMA FORMA MAIS MODERNA DE GESTÃO E GOVERNANÇA.

 

Renato Martins: Entende importante o apoio e participação dos atores sociais para que este magnífico projeto seja aprovado em breve pelos representantes da Câmara de Vereadores? Como considera o processo metodológico de construção participativa que a CEPA utilizou para planejar a Agenda Estratégica junto à comunidade?

Arquiteto Rubén Pesci: NÃO SE DEVEM FAZER ESTES GRANDES ESFORÇOS NUMA COMUNIDADE SE NÃO PARTICIPAM TODOS OS SETORES. A PARTICIPAÇÃO NA NOSSA METODOLOGIA É ESSENCIAL, NÃO NO SENTIDO DE ENORMES QUANTIDADES DE PESSOAS TRABALHANDO (ALGO IMPROVÁVEL E MUITO DILATADO NO TEMPO) SENÃO DOS GENUÍNOS REPRESENTANTES DE SETORES, CÂMARAS, FUNCIONÁRIOS E DIRIGENTES PÚBLICOS, E COM CERTEZA, DOS VEREADORES, EM UM PROCESSO DE CONSULTA EM OFICINAS BEM CRIATIVAS (EVITANDO AS DECLAMAÇÕES REIVINDICATÓRIAS QUE NÃO FAZEM A PROATIVIDADE NUMA SOCIEDADE). PARA CONSTRUIR CONSENSO DEVEMOS TRABALHAR JUNTOS, POR CIMA DA RETÓRICA DE RECLAMAÇÕES, ENCONTRANDO AS SOLUÇÕES AOS PROBLEMAS E NÃO SÓ SUA ENUMERAÇÃO. 

 

Renato Martins: Com que expectativas espera o início da segunda parte deste processo? Onde se trabalhará sobre a construção das capacidades de todos os atores participantes, com a finalidade de prepará-los para a implementação do projeto?

Arquiteto Rubén Pesci:  COM EXPECTATIVAS MUITO GRANDES, PORQUE CONSIDERO QUE SE FEZ UM PLANO NECESSÁRIO E OPORTUNO, TRANSFORMANDO O MESMO NUM PROCESSO QUE DEVE CONTINUAR, LEVANDO À PRÁTICA SUA IMPLEMENTAÇÃO. AGORA VIRÃO AS LEIS QUE INSTITUCIONALIZARÃO ESTES AVANÇOS, OUTRAS LEIS COMO O PLANO DIRETOR QUE LEVARÁ À TERRA OS IDEAIS DA AGENDA, E PARA TUDO ISSO SERÁ NECESSÁRIO CUMPRIR DUAS PREMISSAS QUE NA NOSSA DILATADA EXPERIÊNCIA SÃO EXIGÊNCIAS MUITO NECESSÁRIAS:

– A MAIS AMPLA DIVULGAÇÃO DESTAS ESTRATÉGIAS, PROGRAMAS E PROJETOS, PARA QUE TODOS OS CIDADÃOS SE APROPRIEM E APORTEM MELHORIAS.

– A CAPACITAÇÃO DE TODOS OS SETORES QUE IRÃO APLICÁ-LAS, PARA QUE MANEJEM EM PROFUNDIDADE E ADEQUADAMENTE.

 

Renato Martins: Alguma outra coisa que queira agregar, em benefício de fazer conhecer as vantagens do projeto para toda a sociedade?

Arquiteto Rubén Pesci:  JÁ TRABALHEI EM QUASE DEZ PAÍSES E EM INÚMEROS PROJETOS SEMELHANTES. DEVO PARABENIZAR O PREFEITO FEDOCA BERTOLUCCI E A SUA EQUIPE, PELA COMPETÊNCIA E A CORAGEM COM QUE ENCARARAM E SE PROPÕEM A CONTINUAR NESTE CAMINHO FÉRTIL.

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top

You cannot copy content of this page