Para estimular a participação da população nas questões ambientais, a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) de Gramado promoverá, na segunda-feira, 7, um “Ciclo de Discussões sobre Resíduos Sólidos Urbanos”. Na terça-feira, 8, a ação será ao ar livre. O tema principal do evento gira em torno da geração, redução e destinação de resíduos sólidos no Município.

 

 

Um dos principais pontos a ser abordado, segundo a SMMA, será a importância da participação da comunidade, a fim de fortalecer a prática e estímulos para redução dos resíduos plásticos, deposição adequada dos resíduos em residências/contêineres, e a contaminação do solo e recursos hídricos devido à destinação inadequada de resíduos.

 

Programação e horário

Na segunda-feira, 7, os palestrantes convidados são o engenheiro e doutor em Saneamento Ambiental, Geraldo Antônio Reichert (do Departamento de Limpeza Urbana de Porto Alegre), e a promotora de Justiça de Porto Alegre, Annelise Steigleder.

 

Horários

14h: abertura, com a participação do prefeito Fedoca Bertolucci (PDT);

Um tema do horário: propostas dos vereadores Renan Sartori (MDB) e Professor Daniel (PT) sobre redução de resíduos plásticos.

14h30: “O Planejamento da Gestão de Resíduos Sólidos Municipal”, com a promotora de Justiça Annelise Steilgleder;

16h: “Gestão dos resíduos sólidos de Porto Alegre”, com o engenheiro Geraldo Antônio Reichert.

 

Ao ar livre

Terça-feira, 8, serão realizadas ações de recolhimento e educação ambiental em pontos críticos de descarte irregular de resíduos no Município. Texto: Roque Tomazeli