PREMIERE WEEKEND: UM EVENTO PARA AS FAMÍLIAS

Dia 28 de julho nasce um novo conceito de festa em Gramado!

 

Gramado é conhecida como “Cidade Encantada”! Muitos que a visitam, voltam, seja para matar a saudade ou mesmo para fixar residência. Gramado tornou-se case de sucesso pelas suas belas paisagens, ruas limpas, povo amável e acolhedor. Contudo, também enfrenta as mesmas adversidades que outras cidades do mundo todo, onde a busca pelo divertimento instantâneo resulta no uso de drogas, no consumo de álcool e na embriaguez ao volante, reflexo de uma sociedade que vive de relações em grande parte fugazes. Conteúdo: Marlova Martins

 

Visando ofertar e proporcionar novas experiências aos jovens e suas famílias, nasce um novo conceito de festa: o Premiere Weekend,capitaneado por uma equipe que envolve o Poder Público, empresários e empresas da cidade, bem como Organizações Não Governamentais (ONGs). Estas entidades unem esforços para oportunizar esse dia inesquecível a todos. O evento já tem data marcada, 28 de julho, no Expogramado.

A celebração, que inicia às 10h e segue até a madrugada do dia seguinte, visa a interação entre as famílias participantes e a comunidade, e tem como objetivo resgatar as festas familiares de antigamente, aproximando pais e filhos. “Atualmente, as festas e eventos são experiências muitas vezes carentes de conteúdo. Muita música, muito álcool, drogas, mas a conexão interpessoal inexiste. O que realmente queremos é que este novo conceito leve a um final de semana inesquecível para famílias inteiras, que poderão reviver momentos e criar novos para serem lembrados adiante”, comentou o voluntário do Teach Beyond Brasil - Janz Team Gramado, um dos idealizadores do evento, Erlo Saul Aurich.

Serão atividades diversas para as famílias como brincadeiras do passado, esportes radicais, feira da saúde e social, oficinas de conscientização, brinquedos infláveis para a criançada, performances circenses, e muita música com artistas locais e bandas alternativas. Além da praça de alimentação e o festival de curtas “Histórias de Família”, que vai premiar os cinco melhores filmes. Serão mais de 15 horas de duração de comemoração.

“Somos parceiros deste evento e estamos em busca de patrocínio. Temos dado ênfase ao projeto, que é diferente da grande maioria das propostas de festas que temos na região, algo que é mais do que uma noite. É algo que cria laços e raízes entre pessoas, famílias. Com o apoio da comunidade e empresas, temos certeza que esta confraternização tem tudo para ser um grande sucesso e se tornar mais uma marca registrada de Gramado”, ressaltou o Executivo da Visão - Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, Jorge David Mezzomo.

O prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, elogiou a proposta “Que esse momento seja inspirador e nos traga somatórios espirituais e pessoais. Eu acho meritória essa iniciativa e quero que vocês saibam que nós estamos ao lado, porque, eu pessoalmente, nos dias de hoje, só acredito nos jovens. Se essa juventude não tomar nas mãos esse país, eu não sei do que será nosso futuro. Para isso, nós precisamos nos aculturar, nos reunir e pacificamente construirmos um Brasil melhor para vocês e também para os nossos sucessores, por isso a minha torcida e vibração de estar aqui neste dia compartilhando esse momento tão lindo!”, disse.

Além do Teach Beyond Brasil - Janz Team e da Visão, a iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Gramado, através do Gabinete da Primeira-Dama, secretarias de Turismo e da Cultura, e a parceria da Gemelo, agência responsável pela criação da identidade visual.

 

A IDEIA

A inspiração para este modelo de festa vem de um projeto já existente na cidade, o projeto Águia, uma iniciativa do Janz Team Gramado, que começou em agosto de 2017, e transmite, no contraturno escolar, a alunos do 5º ano, uma nova avaliação sobre valores morais e cívicos.

O evento Premiere Weekend, além de ter como objetivo proporcionar um momento às famílias da região, busca também viabilizar financeiramente o Águia para mais turmas do município, com intuito de fortalecer autoestima e valores desses adolescentes e criar barreiras para a drogadição e a depressão.

“Nosso propósito com o Águia é formar cidadãos que de fato venham influenciar nossa sociedade para o bem”, frisa a monitora do projeto, Pâmela Tracy.

O projeto oferece um suplemento ao sistema escolar, ou seja, com situações que não são trabalhadas na escola, através de oficinas e jogos cooperativos que tem o objetivo de fazer com que a criança desenvolva e labore áreas, que geralmente a escola não desenvolve.

“A gente tem esse ideal de aperfeiçoar as várias inteligências da criança, que está transacionando para adolescência, e procuramos fazer isso por meio de oficinas e atividades experienciais facilitadas. Colocamos eles em contato com desafios, momentos e atividades que vão fazer com que simulem situações que podem ser encontradas no futuro. Depois disso, de gerar essa vertigem, esse desconforto e descontrole à criança, trabalhamos o que aconteceu na atividade para que eles desenvolvam uma musculatura emocional, para que tenham defesas naquelas horas que enfrentarão as frustrações da vida e dificuldades”, explica o monitor Lucca Aurich.

 

Por que ser Águia?

Ser águia é renovar-se e arriscar-se. É o desafio de cada criança e adolescente em seus primeiros voos para fora do ninho, enfrentando insegurança, medo e adrenalina. Com o projeto, pais e professores são convidados a dar esse “empurrãozinho” necessário para que suas asas se abram e assim abracem um universo de possibilidades.

 

O Projeto Águia atua em três núcleos principais:

Águias da Escola – Atividades variadas para crianças e adolescentes, no turno inverso ao da escola, uma vez por semana, oferecendo acompanhamento pessoal e coletivo lúdico, cooperativo, artístico, vocacional e psicoemocional.

Águias do Ninho – Mesa-redonda com pais e responsáveis dos alunos e equipe do Projeto, uma vez por mês.

Águias em Festa – Festival da Família, duas vezes por ano, para integração de pais, filhos e professores.

Além das atividades propostas, observadas e assistidas pedagogicamente, as crianças recebem café da manhã, lanche nos intervalos dos períodos e almoço. Elas são liberadas somente após o meio-dia.

Todas as dinâmicas são ofertadas nas dependências da sede do Janz Team, que fica localizada à Rua do Refúgio, nº 95, no bairro Floresta.

 

SERVIÇO

Premiere Weekend

Dia e horário: 28 de julho, a partir das 10h

Local: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, nº 4111)

INGRESSOS: A entrada ao evento durante o dia será de 1kg de alimento não perecível, e para as atividades da noite, R$ 20 + 1kg de alimento (para quem ainda não tenha feito a doação). Os alimentos serão doados ao projeto Águia.

 

PROGRAMAÇÃO

10H – Abertura com a Orquestra Sinfônica de Gramado

 

MANHÃ E TARDE

Feira da Saúde & Beleza; Feira Social; Brinquedos Infláveis; Praça de Alimentação; apresentações com o Cantor Nativista Marco Lima, Cia de Dança VivArte, Programa de Artes, Orquestra de Violões; brincadeiras, jogos de mesa com Escoteiros e Drime; Oficinas & Vivências para todos os públicos e idades.

 

OFICINAS:

14h – Entre o VIVER e o MORRER - Conversando sobre o Dilema do Suicídio entre Adolescentes e Jovens hoje (Psicóloga KITTY , Florianópolis, SC)

DROGAS: Quando o Barato sai Caro (Psicólogo MARCELO PERPÉTUO, Porto Alegre, RS)

15h - SER & VIVER – Uma Vida que Vale a Pena (Psicólogo CARLOS THEODORO DE ALBUQUERQUE Fº – Joinvile, SC)

16h - BEBIDA & DIREÇÃO – Uma combinação Fatal (FUNDAÇÃO TIAGO GONZAGA, Porto Alegre, RS)

17h - Uma Razão de VIVER & MORRER! (Banda COADJUVANTES - Porto Alegre, RS & MARCELO GUALBERTO – MPC, Belo Horizonte, MG)

 

VIVÊNCIAS:

Reaprendendo a BRINCAR: PAIS & FILHOS (Equipe AcampSerra/TeachBeyond – Gramado, RS)

Uma Aventura Radical - Tirolesa, Parede de Escalada, Cargo Net (Equipe AcampSerra/TeachBeyond – Gramado, RS)

Cidade Inflada (Brincadeiras com Brinquedos Infláveis)

Karaokê FAMILIAR (Praça de Alimentação)

 

NOITE – 19h30min à meia-noite

19h30min – BOCALIS INTERPRETA CINEMA

20h -  CINE FAMÍLIA: Histórias de Família (apresentação dos Curtas selecionados)

21h – PREMIERE WEEKEND – Premiação Curtas

22h – BANDA TANLAN – Som pra Galera

0h Encerramento

*A programação ainda poderá sofrer alterações