Uma pesquisa está sendo realizada em Gramado com o intuito de qualificar o serviço de transporte público prestado à população.

A empresa responsável pela pesquisa, a Matricial Engenharia Consultiva, tem 180 dias para apresentar o projeto de reformulação do serviço.

Segundo o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo, a empresa iniciou a pesquisa no dia 28 de outubro. “Queremos reduzir o tempo que o passageiro leva para se deslocar do seu bairro até o Centro. Em alguns casos, a pessoa leva até 45 minutos. Com a pesquisa, poderemos identificar as reais necessidades da população e rever os horários e locais em que o ônibus está passando”, disse Quevedo.

Quevedo entende que o transporte público é deficitário, embora tenha melhorado significativamente, mas ainda não é o ideal, pois as linhas foram sendo criadas sem base na técnica, mas a partir de pedidos de moradores e dos vereadores. O estudo servirá para instituir linhas nos horários com maior demanda e tornar o transporte público mais atrativo.

 

Pesquisa

Os usuários dos ônibus da empresa Gramado Turismo estão sendo acompanhados por pessoas identificadas, que coletam os dados necessários para o projeto técnico que reformulará as linhas de transporte público em Gramado.

A engenheira Civil da empresa Matricial, Alexandra Benetti Riffel, explicou que é importante as pessoas colaborarem com a pesquisa, pois faz parte de um projeto para qualificar o transporte coletivo de Gramado.

“Nós temos pesquisadores dentro dos ônibus que estão contando o número de pessoas e conversando com elas para saber qual o motivo da viagem, se é para trabalho ou passeio, e a partir daí identificar o que pode tornar o serviço mais atrativo”, explicou. Texto: Lucas Brito