Com o objetivo de elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), a Prefeitura de Gramado vem realizando semanalmente oficinas participativas nas comunidades do interior. O Plano é um instrumento que elenca as questões fundamentais para o município no que se refere à zona rural, registrando assim o acordo e o compromisso entre os agricultores e o governo sobre as prioridades apresentadas.

Segundo o secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, nos encontros os agricultores debatem suas dificuldades e trazem sugestões para o progresso local. “Em grupo, eles constroem uma linha do tempo e contam a história da sua comunidade. Por isso, destacamos a importância da participação das pessoas idosas, que têm o conhecimento de como se deu o desenvolvimento do nosso interior”, salienta.

A metodologia utilizada no processo usa ferramentas de planejamento. “Buscamos trazer os sonhos da comunidade para o contexto municipal e assim num segundo momento do Plano serão executadas as ações previstas em âmbito comunitário”, completa Meneguzzo.

Os encontros que iniciaram em outubro e já passaram pelas linhas Furna, Bonita, Nova, São Roque, Ávila Alta e Baixa, passarão ainda neste ano pelas linhas Araripe, Campestre do Tigre, Marcondes, Tapera, Gambelo, Serra Grande Alemã, Linha Hörlle, Carahá, 28, Quilombo, Moreira, Caboclo, e os morros do Arame e Agudo.

Depois das oficinas, serão organizadas as ações voltadas para o avanço do meio rural no município, com a construção de objetivos, metas e iniciativas de curto, médio e longo prazo. Por fim, o plano será apresentado e discutido com a comunidade em uma grande audiência pública envolvendo agricultores, os poderes Executivo e o Legislativo.

A Emater e a Universidade Aberta do Brasil (UAB Gramado) são entidades parceiras neste processo. Alunos do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural – Plageder (UFRGS) participam como facilitadores nos debates dos grupos. Além disso, as cooperativas Planalto e Sicredi estão apoiando as oficinas, oferecendo o coffee break. Texto: Milena Dallarosa

 

Localidades e datas das próximas reuniões:

Linha Marcondes – 14 de novembro, na Sociedade da Linha Marcondes

Linha Tapera - 20 de novembro, local a confirmar

Linha Gambelo, Serra Grande Alemã e Linha Hörlle - 27 de novembro, local a confirmar

Morro Agudo, Moreira e Caboclo – 4 de dezembro, local a confirmar

Linha Carahá, Linha 28, Morro do Arame e Quilombo – 11 de dezembro, local a confirmar