1044004 318256341667614 1474732650025695663 n



O turismo é uma atividade voltada essencialmente ao entretenimento. Seja turismo rural, turismo de aventura, romântico, gastronômico, o que as pessoas buscam quando viajam é entretenimento. Gramado é reconhecida nacionalmente como um das mais turísticas cidade do País, sendo, portanto, uma cidade que apresenta várias formas de entretenimento. Essa é a premissa básica utilizada no estudo feito pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Gramado para criar um novo plano de comunicação para redes sociais.
 
Baseado em cases de sucesso, como das páginas em Facebook e canais do Twitter e Tumblr da Prefeitura de Curitiba, ou ainda na página da Prefeitura de Manaus e outros município brasileiros, o plano de comunicação da Prefeitura de Gramado foi elaborado após dois meses de estudo.

 

10506621 320127771480471 2550891504381128763 o
 


A estratégia colocada em prática há pouco mais de um mês consiste em fazer com que a página de Facebook seja ferramenta de entretenimento, trabalhando o humor em postagens diárias, além de informar de maneira mais descontraída e ainda apresentar notícias jornalísticas aos seguidores da página, que aumentaram em mais de 10% após a primeira postagem dentro do novo plano.

 

Redes Sociais


 
Atualmente, a Prefeitura de Gramado conta com 7750 seguidores, e quando as postagens começaram ainda tinha menos de 7 mil. O Gerente de Comunicação da Prefeitura, Ângelo Sanches explica o porque do resultado positivo: “a ideia desde o começo foi abrir as portas das redes sociais para que nossa comunidade e nossos visitantes entrem como amigos. As pessoas costumam buscar diversão nas redes sociais, por isso não adianta fechar a cara e tratar a todos de forma sisuda. A brincadeira feita na hora certa e sem ofender ninguém é bem-vinda e as pessoas já estão entendendo que é possível um órgão governamental atuar como um amigo nas redes”.

 

Redes Sociais 2


 
É justamente buscando tornar-se um amigo para comunidade gramadense e turistas que a equipe de Comunicação da Prefeitura traçou o novo plano. O público num geral quer ter proximidade com as páginas de curte e com aquilo que se identifica, e essa aproximação por parte da Prefeitura de Gramado e outras Prefeituras de cidades igualmente prósperas vem sendo feita de forma humanizada, para que as pessoas entendam que aquele é um dos canais mais fáceis de acesso com o Poder Público.

 

 

1044004 318256341667614 1474732650025695663 n


 
“A interação com a comunidade tem sido enorme. Cada postagem que fazemos gera centenas de curtidas, comentários, compartilhamentos e um alcance orgânico (sem qualquer investimento) muito positivo. Isso prova que o caminho está sendo trilhado de forma correta e que o nosso público, que não pode se resumir à classe A, B ou C e sim à comunidade num contexto geral e visitantes da mesma forma, está sendo atingido efetivamente”, destaca Ângelo Sanches.

 

10530540 324555984370983 47162220686840409 o


 
Outro ponto a ser destacado é o número de comentários elogiando Gramado nas redes e o volume de comentários de seguidores dizendo que pretendem voltar ao município ou pretendem conhecê-lo pela primeira vez. Quem ganha com isso é o turismo da cidade, que segue crescendo.

 

10590542 324270081066240 6744478125314671838 n


 
E não é só o turismo que ganha com a mudança de comportamento das redes sociais da Prefeitura (que ainda apresenta um canal no Instagram, compartilhando belíssimas fotos da cidade). O morador gramadense também vale-se da mudança, uma vez que todas as perguntas e comentários relevantes são respondidos, sejam eles solicitando serviços junto ao Poder Público ou parabenizando por uma obra bem executada.