Uma comitiva formada por 15 presidentes de Câmaras Municipais de Portugal (com funções semelhantes às das prefeituras brasileiras) esteve na sede da Prefeitura na quarta-feira, 6, para uma reunião com o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT).  

O encontro teve como objetivo propor novos projetos que promovam o intercâmbio e os negócios, além de estreitar laços turísticos entre as cidades portuguesas e Gramado.  “Gramado é uma inspiração para nós e nosso objetivo é estreitar cada vez mais os laços. Temos coisas em comum que nos unem. Pretendemos voltar mais vezes e participar dos eventos envolvendo a gastronomia e a cultura”, disse o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino. 

O prefeito repassou para os representantes das cidades os principais números e informações sobre Gramado, enfatizando que a cidade recebe uma média de 6,5 milhões de turistas e visitantes por ano, tem 87% da economia do Município em função do Turismo, gerando emprego para mais de oito mil pessoas das cidades vizinhas.

Bertolucci também ressaltou a preocupação da administração com a questão da sustentabilidade. 

“Aqui os nossos prédios precisam homenagear a natureza e não o contrário. Sou um homem preocupadíssimo com a sustentabilidade. E a sustentabilidade pra mim é resistência, não no sentido de má vontade, mas no sentido de algo que se implanta e fica por ser bom e bonito”, concluiu o prefeito. 

Ao final do encontro, o prefeito foi presenteado pela comitiva e também convidado para visitar Coimbra. 

 

FESTURIS 

As autoridades estão na cidade para participar do Feira Internacional de Turismo (FESTURIS), que ocorre em Gramado de 7 a 10 deste mês. Texto: Bruna Campos