O Rio Grande do Sul sempre foi celeiro de grandes pianistas. Nomes como Miguel Proença, Zuleika Rosa Guedes, Ney Fialkow, Olinda Allessandrini, Alexandre Dossin, entre tantos outros, aqui despontaram e se projetaram no país e no mundo.

Inspirado no conjunto de Pianos Carlos Gomes, o grupo Pianistas de Bagé foi criado na segunda metade do século passado, no IMBA - Instituto Municipal de Belas Artes pela professora Gelcy Porto Médici, passando a se apresentar em diversos locais, como Clube Comercial, Ginásio Presidente Médici (Militão) e TV Piratini, nos anos 60 e 70. Após este período de sucesso, o grupo foi desativado, retornando nos anos 2000, através da ação da pianista Lúcia Antônia Bezerra de Mello, que reavivou e engrandeceu o projeto.

 

Trata-se de um espetáculo de música executado simultaneamente com cinco pianos, a 20 mãos. Uma relíquia brasileira, aqui do Rio Grande do Sul e consta ser única no mundo em sua formatação.

Seus componentes pianistas / concertistas exercem atividades em diversos Centros de Artes do Brasil. Com pianistas que vão dos 12 aos 90 anos, entre alunos, professores, ex-alunos e ex-professores e até residentes como Pelotas/RS, Porto Alegre/RS, Santa Maria/RS, Santa Cruz do Sul/RS, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e, naturalmente, Bagé/RS.

Serão quatro apresentações, duas na cidade de Gramado, no final de novembro de 2019 e duas apresentações em Bagé em março de 2020.

Em cada cidade, uma apresentação gratuita, em Concerto Didático, para crianças da rede pública de ensino e outra com ingressos gratuitos, para o público em geral.

Trata-se de uma das mais importantes iniciativas culturais do estado, que visa difundir a cultura pianística em nosso estado, difundindo o repertório erudito e popular, com grande qualidade artística e grande alcance social.

Nos concertos, um variado repertório que agrada os mais diferentes púbicos, com temas de George Gershwin, Radamés Gnattali, Astor Piazzolla, Camille Saint-Säens, Piotr Tchaikovsky e Maurice Ravel, entre outros, interpretado pelos pianistas Ana Maria Delabary, Eliana Huber, Euda Saraiva, Glaucia Pinto, Heidi Wall, José Fernando Marques, Lúcia Antônia Mello, Marcelo Cazarré, Maíres Leite, Magali Collares, Maria das Graças Garcia, Patrick Menuzzi, Renato Paim, Regina Bernhard, Tamíres Beck, Tomás Storino, Vera Catarina de Los Santos, Vera Lúcia Inghes, Vera Regina Araújo, Vera Regina Brasil e Wagner Brasil.

As datas para os recitais em Bagé, em 2020, serão posteriormente divulgadas.

Em Gramado, o Concerto Didático exclusivo para alunos da rede pública de ensino e seus pais, será realizado no dia 29 de novembro, sexta-feira, às 15:30 horas, na Escola Senador Salgado Filho.

O recital aberto ao público no dia 30 de novembro, sábado, às 21 horas, na Sociedade Recreio Gramadense.

O Projeto tem patrocínio master da Claro.

 

Serviço:

30 de novembro - Sábado

21h

Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328)

Entrada franca

Informações: 54-3286-1004 e 54-991828444

www.sociedaderecreiogramadense.com.br / www.facebook.com/recreiogramadense 

Realização: Branco Produções