Gramado para todas as idades: qualidade de vida dos idosos em pauta

Na última segunda-feira (9), ocorreu uma reunião do projeto “Gramado para todas as idades”, desenvolvido entre o Instituto CPFL Energia, Prefeitura de Gramado/Secretaria da Assistência Social, Conselho do Idoso e parceiros acadêmicos. O projeto articula toda a rede para a promoção de um conjunto de ações que possibilitará fortalecer o atendimento ao idoso no município de Gramado.

Durante o encontro, tratou-se sobre o repasse de R$ 317 mil ao Fundo do Idoso de Gramado, valor destinado pelo Instituto CPFL Energia, representado no Rio Grande do Sul pela RGE. O repasse irá contribuir para o diagnóstico da situação do idoso no município, previsto como a etapa inicial do projeto “Gramado para todas as idades”. Baseado no conceito de envelhecimento ativo, a pesquisa mapeará as necessidades dos idosos, visando o desenvolvimento de ações que melhorem a qualidade de vida desta parcela da população. Conteúdo: Clara Casagrande/Estagiaria de Comunicação PMG

Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito, Evandro Moschem, a secretária da Cidadania e Assistência Social, Ana Lovatto Sartori, o secretário da Administração, Julio Dorneles, o presidente do Conselho do Idoso, Vilnei Sessim, as representantes da CPFL, Pollyana Souza da Cunha (RGE) e Andréia Ferreira (CPFL), e a consultora e professora de gestão sustentável e investimento social, Andrea Moreira.

Gramado para todas as idades - Com metodologia referendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o projeto abre para o município a possibilidade de fazer parte de uma rede global de cidades amigas do idoso da qual participam atualmente cerca de 380 cidades em 37 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania. Isso possibilitará que o município compartilhe e troque experiências sobre o tema, participe de fóruns globais de discussão e obtenha suporte técnico da OMS para o desenvolvimento dos seus projetos voltados ao envelhecimento ativo.