Criado na década de 50 para resolver a escassez de combustível da época e a necessidade de se ter carros mais eficientes para cidade. A história do MINI começa em 1957, quando Leonard Lord, presidente da British Motor Corporation (BMC), decidiu desenvolver um carro pequeno confiável e eficiente para os consumidores, logo a popularidade do modelo passou a ocupar espaço na linha da índústria automobilística.

Em 1961, um construtor de carros de corrida chamado John Cooper se aproximou da BMC com a intenção de alterar o MINI para transformá-lo em um carro de corrida viável. O resultado da parceria foi o primeiro MINI Cooper, um carro que venceu diversas corridas, incluindo três vitórias no rali de Monte Carlo.

Em 1963, Cooper fez mais alterações no desenho do motor e na carroceria. Ele chamou sua versão potenciada de MINI Cooper S. Os automóveis da marca MINI se tornaram um objeto cultuado e muito exclusivo, não somente em relação ao preço, mas por ser uma recriação retro-futurista do antigo MINI Cooper.

Na chancela do Grupo BMW, o MINI Cooper  surpreende os motoristas como um veículo atraente, emocionante e bem adaptado ao ambiente urbano, tendo um posicionamento único no mercado de automóveis de pequeno porte. A conjugação de elementos cromados com as formas arredondadas da carroceria revelam um equilíbrio perfeito. Agilidade sempre foi o forte do modelo, ele sempre foi capaz de vencer as mais estreitas ruelas européias, pode ser manobrado no espaço de meia rua e cabe em qualquer lugar.

Comercializado em mais de 40 países, o MINI é distribuído no Brasil pelo Grupo Eurobike. Com a infindável escolha de equipamentos e acessórios de série, assegura-se que em cada 200 mil MINI que saem das linhas de produção, somente dois são absolutamente idênticos. No total, o MINI oferece mais de 250 opções de acessórios.