A solução é retirar o Natal Luz do Joaquina Rita Bier, interditar, limpar profundamente o lago, plantar árvores e grama, hortênsias com boa terra e devolve-lo para a população, moradores e turistas. É hora de repensar o Natal Luz, em toda a sua estrutura. Algumas opiniões o querem, com todos os espetáculos na ExpoGramado. Que na Expo seja concentrada toda parte cultural e artísitica do municipio, já que é patrimônio público.

Ai está um desafio para nosso Prefeito que já mostrou ter a capacidade de mudança. Levou o Natal Luz da Igreja Matriz para o Joaquina Bier, transformou o Festival de Cinema em internacional em época de crise do cinema brasileiro.

 

O que a população, veranistas e turistas dizem sobre o assunto tratado no video. Inserimos apenas os comentários postados em rede social.

 

 

Comentários das redes socias:

Natal terminou em janeiro e já tinham que ter feito isso é cuidar pq é um dos nossos pontos turísticos. Concordo com você Tela Tomazeli.

A questão não é o imediatismo Lilian Manara. Na verdade, esse ano fizeram ainda mais rápido do que sempre foi. A questão é que o Lago e seu entorno estão à míngua, não suportam mais o maltrato de tantos anos do Natal Luz de Gramado. Ele não tem mais fôlego, ano após ano foi usado indiscriminadamente, somente sugaram dele, dinheiro para todos, para ele a destruição.

Sim te entendo e concordo com você.

 

Prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci olha como eu era, lembra? Não quero uma comissão de pensantes, tampouco projetos mirabolantes de paisagismo. Só quero que limpem minhas águas, plantem novamente a grama e as hortênsias, revigorem minha terra, estou tão sofrido. Faça isso por mim, me devolva para minha comunidade para que ela possa usufruir, afaste-me dos homens que me maltratam, estou cansado. Ass. Joaquina Rita Bier

 

Bem isso Tela!!! Concordo contigo!

Lindooooooo ,só queremos que seja como era !!!

Concordo plenamente, que volte a ser o que era!

Em primeiro lugar é tirar os esgotos que esgotam no lago

Apoiadíssimo! Queremos continuar com nossa Gramado para gramadenses. A nossa ilha tão linda, os peixes, os patinhos quem sabe e hortênsia, muita hortênsia, que é uma flor tão fácil de cuidar.

O trânsito caótico nos dias do evento é um absurdo. O ônibus atrás da Igreja também tem que ser revisto. Está na hora de mudar esse local.

Adorei suas palavras. Cada uma delas. Realmente precisa ser revitalizado.

Lamentável. Só quem ama Gramado e conhece sabe do que tu estás falando. Lago, ah como era no as tardinhas contigo. Parabéns Tela. Estamos todos contigo. E não tem nada a ver com partido político, nós amamos Gramado.

Concordo Tela! Tens meu apoio.

Ganância está acabando com a cidade

Perfeita colocação Tela. Assino embaixo

Pode ser feito algo. Existe equipe e Ele consegue sim.

 

Fonte: Grupo Gramado era Assim/Facebook

 

Parabéns ... belo relato do caos em Gramado...só ganância!

Parabéns Tela, pela iniciativa !!!!!

Concordo contigo Tela. É um absurdo!!!!

Concordo e apoio.

Lago está abandonado e destruído mesmo.

Fora o lixo que deve ter no fundo do Lago, porque os fogos quando disparam soltam várias partes de papelão que caiam na agua nos espetáculos, a contaminação da agua com várias coisas, tem que ser revistas várias coisas, estão depredando nossa cidade, por causa de uma ganância, uma vez essa agua era límpida e cristalina, hoje tá verde...

A questão não é o "descontinuismo"! É a revitalização: a retirada dos bloquetos, o plantio de grama, hortênsias e árvores e a manutenção e aparelhamento do passeio público (banheiros, equipamentos de musculação, bancos, lixeiras, luminárias, etc), além da transferência do espetáculo (antigo Nativitaten) para um dos lagos da Expogramado), onde se concentrariam os principais espetáculos do Natal Luz, podendo-se criar uma estrutura fixa sem a necessidade de desmontagem, inclusive podendo ser utilizada em outros períodos do ano como palco de outros eventos culturais, como o Gramado in Concert, por exemplo... fica a dica!

Seria a melhor coisa para a cidade, a Expogramado e patrimônio público. tem que usufruir daquele espaço, trazendo não só o Natal luz, o Gramado in Concert, mas outros espetáculos no decorrer do ano, para que nós gramadenses possamos também ter um momento de lazer e cultura, pq não trazer alguma banda, algum grupo, algum show artístico, fazer uma coisa diferente, não só a mesmice de sempre.

 

 

Concordo plenamente, cadê os bancos que estavam aí? Final de tarde poder tomar um chimarrão, apreciando o lago !!!!! Esse lago é na entrada da cidade, precisa ser revitalizado urgentemente e o Natal luz ser transferido para outro lugar.

Quando eu falo vem os defensores das escondidas...e outra Natal luz há matou a cidade toda só não vê quem não quer

Nossa cidade precisa cuida mais das nossas blz naturais ... olha o exemplo das cascatas

Lago que não tem vida não é lago. Acho que o espetáculo não precisaria ser no "Lago" se o Lago ñ é utilizado. Ou se faz uma estrutura descente para o Natal Luz ou se tem um lugar de lazer ou descanso. Do jeito que tá não é uma coisa nem outra. Concordo em todas as palavras deste vídeo...

Meu Deus. .. cadê o paisagismo?? Leva tempo mas estamos no carnaval e logo tem Páscoa. .. Alguém tem que fazer alguma coisa

Também concordo.. essa semana fui caminhar no lago e a situação é caótica mesmo, está tudo abandonado!! Verdade Tela 

Muito bem colocado....lago merece atenção da administração pública. Parabéns pela iniciativa Maristela....

Olago é nossa porta de entrada ... está triste isso ... mesmo falta lugares para a gente poder passear com nossas crianças ...

Concordo Gramado a cada ano perde sua característica maravilhosa que foi o que tornou Gramado conhecida mundialmente

 

Natal Luz 1990

 

Que vergonha sinto falta do logo limpo e com grama era muito lindo

É deprimente

Verdade

Concordo contigo Tela, tristeza ....

Realmente está lamentável !! Muito triste ver o lago assim abandonado!!

 Eu lembro como era !! Realmente dá vontade de chorar ver tanto descaso !!

Qual o percentual arrecadado com os espetáculos que retorna na revitalização da área? Será que isso compensa a deterioração do local? A resposta está na foto acima... é realmente lamentável o que fizerem com este local

Nada volta para ele porque daqui a alguns meses será novamente sacrificado com estruturas gigantescas

Olhando essa foto realmente da uma saudade do lago assim, lindo, cheio de hortênsias. Velhos tempos que talvez não voltem mais 

Isso tem que ser ajustado imediatamente!! A Festa de Natal tem que ir toda para onde ocorrem os outros dois eventos e esse Lago tem que ficar incólume à violência!

Da uma dor grande em ver tudo isto.

 

 

Se o Fedoca quisesse ja tinha feito algo. Essa é a mudança.

Incrível, Tela! Há tempos que eu passo todo dia pelo Lago e dói no peito ver no que isso se transformou. Precisamos que Gramado volte a ser para nós gramadenses também! Parabéns pelo vídeo, me emocionei.

Olha tela tomazeli eu te admiro muito por suas palavras eu fui dar uma volta no lago a noite nenhuma iluminação, tive que caminhar no lago negro infelizmente!!!

Perfeito Tela. Eu que tenho casa nesse paraíso e já trabalhei durante 2 anos na Secretaria de Turismo estou ficando cada vez mais chocada com que estão fazendo. Gramado precisa urgente se repensar. Está havendo um desvirtuamento da essência de Gramado, que sempre foi a comunidade e o turismo. Gramado está ficando muito plastificada e sem emoção, sem o seu jeito de ser. E não é essa atual administração a culpada. Isso está vindo de alguns anos para cá. O Prefeito e sua esquipe precisão urgente rever qual Gramado querem. A plastificada e massificada ou a do lúdico, da comunidade e daqueles que querem ver uma Gramada com turismo responsável preservando seu meio ambiente. Bjs

Gramado ta q só visa dinheiro pessoas como eu q tem casas de final de semana vamos para se incomodar ainda mais, cidade do capeta. Parabéns querida. Adorei seu vídeo meu ape é do lado do lago e nestes anos só vejo a coisa definhar.

Esse só quis ser eleito, o que que ele fez até agora ??sinceramente cada vez pior ..

Marta respeito sua opinião. Mas como Tela mesmo disse...esse estado lastimável do Lago Joaquina já vem da administração passada. Cabe ao atual reverter essa situação ..lembro da grama que tinha ali no lugar dos bloquetos...e estes mesmos bloquetos ja estão ali a muito mais tempo. Ganância é a palavra certa

Sim,conheço bem, moro ao lado , mas o passado foi ... E agora ? ??continua igual ou pior.

Sim... cobraremos essa reforma com certeza...esse lugar aí é mágico

A MAIOR BELEZA DE GRAMADO, VIROU UM TERREIRO ABANDONADO E A NOSSA CIDADE, AOS POUCOS, VAI DESAPARECENDO! JÁ QUE FAZEM O FORRÓ NATALINO, QUE COLOQUEM TUDO EM ORDEM DEPOIS!

A prefeitura é responsável, por todo esse desleixo. Se não fizerem nada, podemos nós moradores fazer um mutirão e arrumar. Fico muito triste de ver o lago que nossos filhos passeiam assim. Era muito lindo antigamente.

-----------------------------------------------------------------------------------

Sensacional o artigo escrito por Erico Veríssimo em sua estada no Parque Hotel, junto ao Joaquina Rita Bier

Conteúdo abaixo retirado do livro Gramado Contrastes de Carlos Gilberto Drecksler

 

Prezada população, autoridades, uma história de vida não pode ser destruída por um espetáculo. O Joaquina Rita Bier tem origem. Que povo somos nós se deixarmos ele minguar até sua falência absoluta, mais próxima do que se imagina.

Clique para ampliar.

 

 

A triste realidade

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Tela Tomazeli