Representante do MEC visitou instalações da escola CAIC

A assinatura do termo de compromisso entre a Prefeitura de Gramado e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/Ministério da Educação (MEC) sela de vez o comprometimento da administração municipal com a instalação do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Gramado. Assim, a Prefeitura Municipal assumiu a responsabilidade de instalar e garantir a manutenção do polo na cidade, tornando-se sua mantenedora. O termo foi assinado pelo prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) e pelo coordenador de apoio a polos da Capes, Alexandre Marques Póvoa, na última segunda-feira (31). 

A vinda do representante do Ministério da Educação/CAPES teve como objetivo a vistoria técnica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC, onde a infraestrutura e as reformas realizadas para receber a universidade foram avaliadas. Nas últimas semanas, a escola passou por adequações para atender as necessidades de espaços administrativos, acadêmicos, pedagógicos e de acessibilidade.

As obras contemplam a reforma de um banheiro nos padrões de acessibilidade e instalação de piso podotátil no pátio e estruturas internas da escola. Também foi montado o laboratório de informática, com 25 computadores novos, adquiridos pela prefeitura, e instalada rede de internet Wifi. A visita foi acompanhada por Gilça Silva (secretária de Educação), Maria Gorete Rodrigues da Silva (coordenadora do polo UAB/ Gramado), Simone Bender (secretária de Governança) e Anderson Boeira (secretário adjunto de Governança).

O grupo visitou, além das instalações reformadas para atender o polo UAB/Gramado, outros espaços da escola CAIC, como laboratório de Ciências e quadras de esportes, que podem servir de espaços pedagógicos para ofertas de cursos de Ciências e Educação Física. Também foram visitadas as instalações do horto municipal, na Secretaria da Agricultura, o Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, junto ao ExpoGramado. No horto municipal o representante do Capes conheceu o processo de produção das flores que embelezam os jardins e canteiros de Gramado. Na ocasião, o secretário adjunto da Agricultura, Antonio Fávero, e o coordenador do horto, Márcio Pottratz, também falaram sobre o aumento da aquisição de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar do município.

 

O polo da UAB em Gramado

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior por meio do uso da metodologia da educação a distância. O polo em Gramado vai permitir a oferta de cursos, extensão, graduação e pós-graduação, em parceria com universidades e institutos federais, que vêm sendo captados pela administração municipal. O polo ofertará seus primeiros cursos de extensão no segundo semestre deste ano e graduação e pós-graduação em 2018.