Gramado recebe milhares de turistas LGBTs anualmente e o atrativo para este nicho de mercado está potencializado no mês do Orgulho LGBT. Inicia nesta quinta-feira, dia 06 de junho, e segue até domingo, dia 09 de junho, a primeira edição da LGBT Conference e a segunda edição da Copa Internacional de Futsal LGBT.

Poder público, redes hoteleiras, restaurantes, universidades, fábricas de chocolate, entidades e empresas diversas se mobilizaram e assinam o evento realizando ações de incentivos com o objetivo de atrair este nicho de mercado que cresce 11% ao ano quando o tema é Turismo, segundo dados do Sebrae. Outro dado interessante é que o turista LGBT possui um poder de compra três vezes maior que o turista tradicional. O Turismo LGBT movimenta US$ 218 bilhões ao ano.

O evento em Gramado terá palestras no Hotel Master Gramado, debatendo temas como Direitos LGBT, LGBT na Família, Bíblia e Homossexualidade, Visibilidade Trans, Turismo LGBT, Aplicativos de Segurança para LGBTs, Terrorismo de Gênero nas Redes, Projetos Sociais entre outros. O diretor de Turismo do RS, Marcelo Borella, abre as palestras na manhã de sexta-feira, dia 07, falando sobre Turismo LGBT e as ações do Governo Gaúcho para o segmento.

Outra atração é a Exposição TransVer do fotógrafo Fábio Rebelo, que retrata pessoas que passaram pelo processo de externalização da sua identidade, exercendo sua liberdade através da modificação do corpo, das roupas e da postura, revelando outras formas de ser. A exposição é uma iniciativa da ONG Igualdade RS Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul.

O evento que também levanta a bandeira da inclusão através do esporte e reunirá 12 equipes inclusivas para uma competição na categoria futsal (masculino e feminino), no ginásio Perinão em Gramado. Estão confirmadas equipes de Gramado (Quero Quero Sport Club e Donna Futebol), Porto Alegre (Magia, Pampacats e Ximangos), Florianópolis (Sereyos e Sereyas), Curitiba (Taboa), São Paulo (Real Centro), Montevideo (Uruguay Celeste) e Buenos Aires (GAPEF). As delegações começam a chegar a Serra Gaúcha nesta quinta-feira. Durante todo o evento a Secretaria de Saúde de Gramado promove ações como exames gratuitos aos participantes.

 

Donna Quero Quero. Crédito> Divulgação

 

Exposição TransVer do fotógrafo Fábio Rebelo, que retrata pessoas que passaram pelo processo de externalização da sua identidade

 

O gramadense João Vitor Costa Figueiredo fala sobre respeito e igualdade social em "Orientando"

Crédito: Divulgação

 

O ‘Orientando’ nasce hoje, em pleno mês internacional do orgulho LGBTI. Com o intuito de promover o debate, questionamento, a reflexão e a mudança, o projeto se molda a realidade da sociedade para conseguir atingir seu objetivo. Sempre prezando pela pluralidade de ideias e pensamentos e nunca pela imposição ideológica. Fazer pensar sobre estigmas e estruturas do nosso meio social para assim provocar aceitação, respeito e igualdade. É um projeto feito com muito amor e dedicação para se alcançar um objetivo em comum: respeito e igualdade social. A palestra sobre o projeto irá acontecer na sexta-feira, 07, às 15h no Hotel Master.

 

 

 

O evento é uma iniciativa do Quero Quero Sport Club, primeira equipe inclusiva da Serra Gaúcha, com organização da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos

 

SERVIÇO

LGBT Conference 2019

Copa Internacional de Futsal LGBT

De 06 a 09 de junho

Gramado/RS
Hotel Master Gramado e Ginásio Perinão

Inscrições no último lote: https://www.sympla.com.br/lgbt-conference-2019-e-copa-internacional-de-futsal-lgbt__443408

Informações e programação: https://gramadolgbt.wordpress.com/programacao-2/  

Informações: (54) 3286-3313