Paróquia São Pedro - A serviço da fé...Inaugurada em 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. A estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica. A torre tem 46m de altura. No Largo da Matriz estão esculturas em tamanho natural dos apóstolos tendo a frente um espelho d'agua. Foto Tela Tomazeli

Pedro Apóstolo é o padroeiro do municipio de Gramado e tem a Paróquia católica dedicada e criada em seu nome; daí passou a ser festejado em todos os anos, desde 1917. Dom João Becker, arcebispo de Porto Alegre, decretou canonicamente a criação da Paróquia de São Pedro - Apóstolo de São Pedro -, desmembrando-a da Paróquia de Novo Hamburgo (Paróquia Nossa Senhora da Piedade, criada em 1880).

A inauguração da nova Paróquia São Pedro, com seu nome inicial de Freguesia da Paróquia São Pedro de Gramado, foi em 25 de março de l9l7, a primeira festa do Santo Padroeiro. No mesmo ano foram adquiridas imagens sacras: imagem do Sagrado Coração de Jesus, imagem de Nossa Senhora do Carmo, imagem de São José e imagem de Santo Antônio de Pádua.  Fonte http://www.saopedrogramado.com.br/Monsenhor Américo Cemin (O texto foi editado para nossa publicação).
 
Pedro – origem e importância do nome

Pedro (século I a.C., Betsaida, Galiléia — cerca de 67 d.C., Roma) [1] foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, como está escrito no Novo Testamento e, mais especificamente, nos quatro Evangelhos. É considerado o primeiro Papa pela Igreja Católica. Segundo a Bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Nos livros dos Atos dos Apóstolos e na Segunda Epístola de Pedro, aparece ainda uma variante do seu nome original, Simeão. Cristo mudou seu nome para Cephas, Kepha, que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como Πέτρος, Petros, através da palavra πέτρα, petra, que também significa "pedra" ou "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado.

Pedro é considerado o "príncipe dos apóstolos" e o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe reconhecido ainda o título de primeiro Papa (um tanto anacronicamente, posto que tal designação só começaria a ser usada cerca de dois séculos mais tarde – Pedro foi o primeiro Bispo de Roma); essa circunstância é importante, pois daí se tira a primazia do Papa sobre toda a Igreja. Fonte: pt.wikipedia.org 

Serviço 
Horário das Missas

  • Janeiro, após o término do Natal Luz, e fevereiro não tem a missa das 17h aos domingos.
  • Suspensa a missa da primeira sexta-feira do mês na matriz, tanto em janeiro quanto em fevereiro. As nove primeiras sextas-feiras são celebradas de março a dezembro.
  • Mudam também os horários das missas das capelas e comunidades.

 
De segunda a sexta-feira: 18h30min
Sábado: 18h
Domingos: 8h, 10h30min , 17h e 18h30
Primeira sexta-feira do mês: 15h - Adoração e bênção do Santíssimo; 15h30min - Missa do Sagrado Coração de Jesus e Apostolado da Oração, com bênção da saúde.

Horário de atendimento da Secretaria Paroquial
Segunda à Sexta-feira: Manhã: 8h30min às 11h30min - Tarde: 14h às 18h
Sábado: Manhã: 8h30nib às 11h3min
Localização: Av. Borges de Medeiros, 2659 - entrada rua Pedro Benetti -(lateral da igreja)
Telefone: 54 3286 1187