Pedestres, skatistas, ciclistas e veículos a motor, essa é a ordem de prioridade.

O pedestre deve parar antes de entrar na faixa de segurança, sua prioridade não significa invadir o espaço com descuido. Existem vários fatores que podem causar acidentes, como por exemplo, um carro parar e o outro que está ao lado invadir a faixa, além é claro, dos motoristas que não possuem essa cultura em seus domicílios de origem.

O skatista e o ciclista devem respeitar o pedestre, ambos devem se ater as regras de trânsito, devem sim, parar na faixa de segurança para o pedestre passar.

O projeto Gramado de Bicicleta tem por objetivo a mobilidade urbana, o convívio entre os veículos a motor, a bicicleta, o skate, o patins, etc. O respeito gera uma sociedade melhor. Trabalhamos para que ciclovias e ciclofaixas sejam demarcadas onde é viável, mas, nosso objetivo principal é o compartilhamento da mesma via de rolamento. Isso se torna possível a partir do momento em que haja respeito à todos os modais de locomoção e, principalmente do ser humano para com seu próximo.

Os ciclistas, os skatistas também possuem regras para essa convivência. O motorista do veículo a motor tem obrigação de estar muito mais atento pois, frente a esses dois modais e ao pedestre, ele tem nas mãos um tanque de guerra. É simples, visualize você dentro do seu carro, protegido por sua estrutura e seu filho de skate ou bicicleta... Pense, reflita, seja mais humano, é simples assim!

 

Gramado de Bicicleta, um dos atrativos mais fotografados nas ruas de Gramado

Há cerca de dois anos iniciamos um novo projeto de incentivo a bicicleta nas ruas, a decoração. Como funciona: cada evento realizado em Gramado convidamos empresas para decorarem bicicletas alusivas ao tema. Essas são colocados nos pontos onde temos bicicletarios ao longo da cidade e são motivo de encantamento e fotografias, das crianças aos idosos.

As bicicletas são customizadas para a Páscoa em Gramado, Natal Luz, Festa da Colônia e agora estamos cultuando mais temas. Dia 21 de Junho estarão nas ruas as bicicletas vestidas de Inverno, que ficam até 30 de Julho. Nessa data serão retiradas para serem customizadas com o tema Festival de Cinema, passado o evento, devem ser recolhidas para a customização com o tema Primavera e, em seguida, com o tema do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Terminado o Festival, inicia o trabalho de customização para o Natal Luz de Gramado.

 

O tipo de bicicleta

Normalmente são bicicletas que já não rodam mais, pois ficam no tempo;

Podem ser adultas ou infantis, menos motoca.

 

A decoração/customização

A decoração da bicicleta deve obedecer ao tema proposto;

O responsável deve fazer a manutenção da decoração durante o período em que ela está exposta, pois fica nas intempéries do tempo.

 

O investimento

O responsável deve colocar uma corrente com cadeado;

O responsável deve fornecer o tamanho do quadro da bicicleta para que seja mandado fazer a plaquinha de identificação. O valkor da plaquinha será pago pela empresa/pessoa que está decorando a bicicleta;

A empresa deve fornecer em corel a logomarca da empresa ou, colocaremos somente o nome.

Cada pessoa/empresa é responsável pelo material que usa para decorar sua bicicleta

 

A mídia

Como estamos utilizando área pública, não é permitido na decoração qualquer tipo de propaganda, somente na plaquinha que vai no quadro da bicicleta, onde irá o logotipo da empresa, o logotipo do Gramado de Bicicleta e o da Gramadotur, que através de seu Departamento de Eventos apoia o projeto.

 

Decoração alusiva a Festa da Colônia, do Galeto Mamma Mia, por Angela Schaumloffel. Crédito: Tela Tomazeli

 

As bicicletas nas empresas

Independe de as bicicletas estarem nos bicicletarios públicos, as empresas podem aderir a campanha decorando as bicicletas e colocando em frente ao seu estabelecimento;

Consideramos interessante que dessa forma façam contato conosco para podermos fotografar e publicar nas redes sociais e outras mídias, falando do Projeto e das empresas que aderiram.

Fale conosco: 54 9 8131 3498 / tela@telatomazeli.com.br

 

 

Agradecimento: Royal Bickers.