Final de semana será de celebrações, emoção e alegria

Na semana que antecede a Páscoa, Gramado, na Serra Gaúcha deve receber o seu maior número de turistas, registrando durante todo o período 500 mil pessoas. As ações ocorrem durante todos os dias e são totalmente gratuitas.  O verdadeiro sentido da Páscoa terá uma celebração simbólica em uma das maiores encenações litúrgicas do Brasil. A ressurreição de Cristo, comemorada 47 dias após a quarta-feira de cinzas, será comemorada no próximo final de semana, 15 e 16 de abril, dentro da programação da Páscoa de Gramado que encerra no domingo (16) de Páscoa.

Chamado de Gramado Aleluia, os atos religiosos estão programados para acontecer ao longo de toda a semana e culminam com a grande encenação da Morte e Paixão de Cristo, na Sexta-feira Santa (14/04). Já na Quinta-feira Santa (13), a partir das 19h30min, acontece a representação do Lava Pés.

O ponto alto e mais emocionante do Gramado Aleluia está reservado para a Sexta-feira Santa (14), quando acontece, às 20 horas, a Procissão dos Passos. Todos os passos de Jesus de Nazaré serão representados tal como prega o catolicismo, por um elenco de 70 atores, 10 bailarinos e professores e alunos do Programa de Artes de Gramado. 

O caminho de dor e as cenas do Sermão da montanha, a Tentação de Jesus, Condenação por Pilatos, Açoite e Coroação, bem como o Trajeto levando a Cruz, a Crucificação, nos Braços de Maria (Pietá), o Jesus morto sendo conduzido para a tumba, o anjo anunciador da Ressurreição e enfim, o Jesus Ressuscitado.  Todas as cenas da história da Bíblia estão no roteiro da procissão que promete revelar verdade e emoção aos visitantes.

Ao todo serão 10 carros alegóricos religiosos utilizados para a Procissão dos Passos, que encerra com a morte de Cristo na Cruz, em frente à Igreja Matriz São Pedro. Dentro da igreja haverá pronunciamento do Bispo conduzindo a adoração ao corpo do Senhor. E, assim como na abertura da Páscoa em Gramado, no dia 30 de março, o maestro Bernardo Grings irá reger a Orquestra Sinfônica de Gramado no interior da igreja.

O elenco envolvido na Procissão dos Passos é formado por talentos locais de Gramado e Canela e pela comunidade que ultrapassa o número de 400 pessoas. A direção é do ator e diretor Luiz Alves, que também dirige a Parada de Páscoa.

 

Avenida Borges de Medeiros, Gramado. Crédito: Cleiton Thiele

 

 

Parada de Páscoa

Sábado (15) e domingo (16), acontecem as duas últimas Parada de Páscoa na Borges de Medeiros -  uma das atrações mais queridinhas dos turistas e comunidade - um mergulho no mundo da fantasia. Embalados pelos clássicos infantis que lembram chocolate como a canção 'É de chocolate' puxado pela banda que integra o elenco, o desfile anima pessoas de todas idades.  Delícias da Páscoa e arte unidas: Coelho, ajudantes do Coelho, Bolachas, cupcakes, carros alegóricos, personagens como a cenoura em pernas de pau, bicicleta, patins e dramatização de artistas trazem a magia para a capital nacional do chocolate e enchem de cor e magia uma das principais avenidas de Gramado. Afinal, quem não gostaria de estar diante do Coelho da Páscoa e sua trupe.

A programação cultural conta, ainda, com diversas apresentações gratuitas na Rua Coberta: musicais, sapateado, circo e teatro.

 

Programa de Artes Pedro Henrique Benetti

A Páscoa em Gramado conta com a atuação do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti: atores, alunos e professores encenam peças e musicais em toda a programação do evento. São mais de 20 atividades envolvendo os talentos da região.

- Contribuir para formação integral do artista também perpassa pela interação com público. Essas apresentações na grade oficial do evento fortalecem nosso objetivo de qualificar cada vez mais a mão de obra artística da comunidade. Os sorrisos, a disponibilidade de fazer mais apresentações do que o combinado, o orgulho de trazer a família para assisti-los denota que estamos no caminho certo, destaca Grasiela Gil, diretora Artística e Pedagógica.

 

Bicicletas do Coelho

Crédito: Cleiton Thiele

 

Se Gramado já é conhecida por ser o pedaço da Europa no Brasil, a cidade tem mais um motivo para levar a fama. Parte da decoração da Páscoa de Gramado foi feita com bicicletas customizadas, ao estilo vintage característico das capitais europeias. Criativas e coloridas, as bikes podem ser vistas em diversos pontos da cidade até o próximo domingo, 16, quando encerra o evento.

 

Crédito: Cleiton Thiele

 

Mais do que acessórios decorativos, as bicicletas fazem parte do projeto Gramado Bicicleta, da empresária Tela Tomazeli. Em parceria com a Prefeitura de Gramado, a produtora de eventos promove a customização das bikes doadas pela Royal Bikers. “O acordo foi para aproveitar a temática da bicicleta nos principais eventos da cidade. A ideia foi tão bem aceita que a Gramadotour me procurou para estender a ação”, conta Tela.

Com a mobilização da Gramadotur e o interesse da Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco), artistas locais foram convidados para fazer o trabalho decorativo nas bicicletas. Alusivas à Páscoa, as bikes foram colocadas em vários pontos da cidade, fixadas nos bicicletários, conforme padrão do mobiliário da Avenida Borges de Medeiros.

 

O nome correto da artista é Keli Cristina Salvatori Büteenbeder. Crédito: Cleiton Thiele

 

Pontos das bikes customizadas: Junto aos fornos na Praça das Etnias; junto ao Pergolado da Praça das Comunicações; em frente à Prefeitura Municipal; em frente ao Arraial; em frente à Casa da Velha Bruxa, em frente ao Restaurante Divino, em frente ao Café & Leite.

 

Crédito: Cleiton Thiele

 

Crédito: Cleiton Thiele

 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA ATÉ 16 DE ABRIL

Diariamente 

10h às 21h - Espaço Kids – Rua Coberta

Parquinho, com balanço, escorregador e muitas atividades. Pintura de rosto de coelho, distribuição das orelhas de coelho e espaço para pintar. Monitoras acompanham as atividades.

 

12 de abril (Quarta-feira)

16h - Sapateado Urbano: Tudo por um Par de Sapatos – Rua Coberta

17h – Via Sacra – Praça Igreja Matriz São Pedro

18h – Música: Coral Infanto Juvenil São Pedro – Praça Igreja Matriz São Pedro

18:30h – Via Sacra seguido de Missa – Igreja Matriz São Pedro

20h – Oficio de Trevas – Igreja Matriz São Pedro

 

13 de abril (Quinta-feira)

16h – Teatro: Escola de Ajudantes de Coelho – Teatro Mão na Mala – Rua Coberta

17h – Via Sacra – Praça Igreja Matriz São Pedro

18h – Música: Elas cantam a Páscoa – Praça Igreja Matriz São Pedro

19h – Lava Pés – Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Gramado

20h – Missa da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Católico com o Lava Pés - Igreja Matriz São Pedro, Piratini, Floresta e Av. Central

 

14 de abril (Sexta-feira)

Páscoa Premiada – Rádio Sorriso e CDL – Bairros da Cidade

9:30h – Culto da Paixão em Alemão – Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Gramado

11h – Via Sacra – Praça Igreja Matriz São Pedro

15h – Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo – Igreja Matriz São Pedro, Piratini, Floresta e Av. Central

18h – Música: Elas cantam a Páscoa – Praça Igreja Matriz São Pedro

19:30h – Culto da Paixão em Português – Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Gramado

20h – Procissão dos Passos: Saída da Expogramado até a Igreja Matriz São Pedro

 

15 de abril (Sábado)

14h – Circo: Era uma vez... Um Canto Doce – Casa do Bispo Atelier – Rua Coberta

15h – Entrega dos Ninhos com Show Musical – Páscoa Premiada – Rádio Sorriso e CDL – Rua Coberta

16h – Parada de Páscoa – Av. Borges de Medeiros

18h – Música: Bocalis Celebra a Páscoa – Rua Coberta

19h – Música e teatro: Recitalis – Teatro Mão na Mala – Praça Igreja Matriz São Pedro

20h – Celebração da Vigilia Pascal – Igreja Matriz São Pedro, Piratini, Floresta e Av. Central

 

16 de abril (Domingo)

06h – Alvorada Pascal – Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Gramado

08h – Missa: Igreja Matriz São Pedro

10:30h – Missa: Igreja Matriz São Pedro

11:30h – Teatro de Bonecos: Bonecos Só Rindo – Teatro de Bonecos – Rua Coberta

14h – Música: Recitalis – Praça Igreja Matriz São Pedro

16h – Parada de Páscoa – Av. Borges de Medeiros

17h – Teatro de Bonecos: Olho Mágico – Uma experiência sensorial, individual e inesquecível – Rua Coberta

18h – Teatro: Palhaçarinos – Cia di 4

 

Páscoa em Gramado

De 30 de março a 16 de abril

www.facebook.com/PascoaEmGramado