Larissa Catarina Nunes Santana

Nutricionista. Especializaçda em Produção Alimentar e Alimentação Funcional. Pós Graduada em Alimentação Clínica

 

Os cogumelos de Gramado

Hoje o assunto é o Sitio dos Cogumelos! Uma produção local de cogumelos frescos que visitei recentemente. Tive o prazer de ser recebida pela Sra Marisa, que contou sobre como tudo começou, disse ter apostado na ideia, mesmo quando ainda a procura por cogumelos não era tão alta. Ela mostrou tudo e explicou carinhosamente cada etapa deste processo.

 

 

No sítio são produzidos cogumelos da Familia Pleurotus (shimeji, roséo, hiratake) e da Familia Agaricaceae (cogumelo paris). 

 

Cada um deles exige um cuidado especial no cultivo, onde todo método é minuciosamente controlado e sistemático:

- A palha do trigo é usada como substrato para criação do ambiente ideal para proliferação dos fungos. Com esta palha é feita uma compostagem.

- Esta compostagem é pasteurizada para eliminação de qualquer microrganismo que possa competir com o fungo gerador dos cogumelos.

 

 

- A colônia de fungos já no substrato pasteurizado é levada para sala de incubação, por onde passa um período, dependendo de cada espécie.

- Em seguida, esta colônia vai para sala de produção com temperatura, umidade, luz controladas, onde crescerão até o momento da colheita.

 

 

Quando visitamos o espaço conseguimos entender a integração destes processos e como cada etapa é surpreendentemente bela, capaz de encantar com cores e formas.

Jamais imaginaria viver uma experiência tão inusitada como conhecer o Sitio de Cogumelos, na Linha Ávila, simplesmente fantástico! Um lugar lindo, cercado de uma natureza exuberante, onde é possível conhecer todo o processo de cultivo de cogumelos e flores comestíveis e ainda comprar na hora, tudo fresquinho! O local tem um fácil acesso, é aberto a visitações e a recepção é sempre calorosa.

 

 

A dica é conhecer o local, levar para casa cogumelos frescos e fazer um belo jantar. E de sugestão, segue uma receita fácil e muito saborosa. Espero que gostem!

 

LINGUADO AO MOLHO DE COGUMELOS FRESCOS

Ingredientes:

·         4 colheres (sopa) de aceto balsâmico
·         1 colher (sopa) de açúcar mascavo
·         ½ xícara (chá) de caldo de peixe
·         ½ xícara (chá) de molho de tomate fresco
·         4 colheres (sopa) de molho de soja
·         2 colheres (sopa) de mel
·         1 colher (chá) de gengibre ralado
·         3 colheres (sopa) de azeite de oliva
·         2 colheres (sopa) de cebola picada
·         100 g de shimeji fresco
·         100 g de shitake fresco
·         1 colher (sopa) de cebolinha picada
·         Sal a gosto
·         Pimenta-do-reino a gosto
·         2 filés de linguado
·         1 colher (sopa) de gergelim

 

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque o aceto balsâmico, o açúcar e leve ao fogo baixo até que engrosse.

Acrescente o caldo de peixe, o molho de tomate, o molho de soja, o mel, o gengibre, parte da cebola e misture por aproximadamente 2 minutos. Reserve.

Aqueça metade do azeite em outra panela e doure o restante da cebola. Acrescente o shimeji, o shitake e deixe refogar por mais 5 minutos ou até que murchem.

Por fim, acrescente a cebolinha, o sal e a pimenta-do-reino. Reserve.

Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite e doure os filés. Sirva-os com os cogumelos, o molho e salpique o gergelim.

Rendimento: 2 pessoas   Tempo:  40 minutos.Receita: Edu Guedes