Larissa Catarina Nunes Santana

Nutricionista. Especializaçda em Produção Alimentar e Alimentação Funcional. Pós Graduada em Alimentação Clínica

 

PREPARANDO A IMUNIDADE PARA A CHEGADA DO INVERNO 

O inverno está chegando, trazendo todo charme da estação, mas também, as doenças típicas desta época: gripes e resfriados. Então, o que podemos fazer para nos proteger?  Além de manter uma alimentação equilibrada neste período, o ideal é inserir no cardápio alimentos que melhorem o sistema imunológico, nos deixando mais resistentes no combate as enfermidades que possam surgir. Para que isto aconteça, existem alguns alimentos que não podem faltar no nosso prato nesta estação:

 

LARANJA

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A Laranja contém grandes quantidades de vitamina C. Essa poderosa vitamina aumenta a resistência contra infecções, pois melhora o sistema imunológico. Tem propriedade cicatrizante e alto poder antioxidante. Os antioxidantes protegem o organismo da ação prejudicial dos radicais livres, além de melhorar o funcionamento dos vasos sanguíneos. O betacaroteno, fitonutriente que confere a cor à laranja, auxilia na prevenção do câncer.

 

GOJI BERRY

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Essa fruta possui propriedades antioxidantes que atuam na prevenção de doenças inflamatórias, câncer e ação antienvelhecimento. Melhora glicose, colesterol e ainda protege o coração e a visão, além de fortalecer o sistema imunológico. No Brasil a goji berry é comercializada em versão desidratada (tal como uma uva passa) e em extrato seco na forma de cápsulas. As quantidades recomendadas por dia para se obter seus benefícios variam entre 1 a 3 colheres de sopa da fruta desidratada. Pode ser utilizada no preparo de sucos, smoothies de frutas e nas misturas de cereais. 

 

COUVE

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A Couve é rica em ácido fólico, ferro, vitamina C e complexo B, nutrientes essenciais para a manutenção das funções orgânicas e fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo as doenças cardiovasculares e neurodegerativas. Além disto, é fonte de ácido fólico, que auxilia na maturação das células imune, auxiliando na resistência a infecções.

 

ALHO E CEBOLA

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O Alho é rico em selênio e zinco, nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças como gripes e resfriados e outras infecções ligadas ao trato respiratório. Também é rico em alicina, substância anti-inflamatória, antiviral e bactericida. É muito importante utilizar o alho diariamente na preparação das refeições, pois além de melhorar o sistema imunológico, ele é um excelente substituto para o sal de cozinha.

Já a Cebola possui uma sustância chamada quercitina, importante na melhora do sistema imunológico, além de vitaminas A e C que também são importantes na prevenção de doenças virais e alérgicas. 

 

GENGIBRE 

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O Gengibre é rico em vitaminas B6 e vitamina C, que possuem ação bactericida. Possui compostos fenólicos (gingerol e shogaol) com ação anti-inflamatória, antioxidante e anticancerígena. Ideal para ser usado adicionado em sucos, sopas e pratos quentes.

Agora é só proteger do frio e curtir a estação mais charmosa do ano!

 

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