Larissa Catarina Nunes Santana

Nutricionista. Especializaçda em Produção Alimentar e Alimentação Funcional. Pós Graduada em Alimentação Clínica

 

CONSUMA ORGÂNICOS: SUA SAÚDE AGRADECE!

E nosso país lidera mais um ranking: o Brasil é campeão mundial no uso de agrotóxicos, ainda que nossa produção agrícola não seja a maior do mundo. Chegamos, já em 2015, a indesejável marca de 5,2 litros de agrotóxico por habitante/ano. Somos o principal comprador de agrotóxicos proibidos no exterior e ainda realizamos a pulverização aérea, prática já banida em quase toda Europa.

Estes dados mostram que estamos ingerindo alimentos cada vez mais contaminados, carregados de substâncias tóxicas, que já se sabe, podem causar uma série de danos à saúde tais como câncer, desregulação hormonal, debilitação do sistema imunológico, danos ao sistema nervoso central, dentre outros.

Como saída, precisamos buscar produtos orgânicos, já que estes são produzidos sem agrotóxicos, colhidos no tempo certo, respeitando as leis da natureza, trazendo benefícios não só para a saúde do homem, mas para todo ecossistema.

Em nossa região somos privilegiados, cercados pelas colônias de produtores. Conseguimos adquirir produtos de qualidade, livres de agrotóxicos e ainda, incentivar a economia local. Por aqui acontecem semanalmente duas feiras:

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Em Gramado, na Feira Orgânica de Gramado, conseguimos comprar verduras, frutas, geleias artesanais, mel, sucos e temperos de excelente qualidade. Tudo cultivado sem agrotóxicos e fertilizantes químicos.

 

Crédito: Divulgação

 

Em Canela, na Feira Ecológica e Cultural de Canela, além de produtos orgânicos certificados, encontramos também as PANC’S (plantas alimentícias não convencionais), ou seja, plantas nativas pouco usuais, que podem ser utilizadas na alimentação como excelente opção para variar o cardápio diário. Geralmente são muito mais ricas em nutrientes quando comparadas as plantas domesticadas.

 

Crédito: Da Origem

 

E para quem não quer ir à feira, ainda temos outra excelente opção, a compra de produtos orgânicos realizada através da loja on line Da Origem. É só entrar, escolher os produtos e eles entregam tudo fresquinho, direto do produtor, no local de sua preferência. Basta realizar o pedido até as 14 horas de segunda feira, as entregas são feitas nas terças e quartas feiras, em Canela e Gramado. Fantástico, não é?

 

Crédito: Da Origem

 

Com estas opções é só organizar um pouquinho a rotina e levar para casa produtos que são melhores para sua saúde, além de apoiar um sistema que preserva a biodiversidade do planeta e a economia local.

Vale buscar uma gastronomia sustentável, baseada na simplicidade dos produtos “feitos em casa”, com ingredientes cuidadosamente escolhidos, cultivados por produtores locais, livre de substâncias toxicas, ricos em nutrientes saudáveis. Sua saúde e o meio ambiente agradecem!

 

Feira Orgânica de Gramado

Acontece aos sábados, de 7:00h às 12:00h, no Espaço Francisco Oberherr, na Praça das Etnias, ao lado da Rodoviária da cidade.

Feira Ecológica e Cultural de Canela

Acontece aos sábados, de 9:00h às 14:00h, na Rua Baden Powel, no Espaço Canela Rural, na parte externa do Centro de Feiras da cidade.

Da Origem – Loja On line

www.daorigem.com

email: contato@daorigem.com