Pela primeira vez na região norte do estado gaúcho, o encontro da Associação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul – ACORS, em Carazinho, foi sucesso. Durante três dias, de 31 de agosto a 02 de setembro, os associados tiveram a oportunidade de conhecer a cultura, as potencialidades, a história, a gastronomia e os costumes do município, além de participarem de vários eventos. A reunião dos colunistas também fez parte das comemorações de 20 anos de Luciano Baumgardt no Colunismo Social, não só no município, mas em toda a região.

 

Os proprietário do Hotel Plaza Sul Francisco Matiotti e Marta Maria Perosso. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Happy Hour

A palavra de ordem foi emoção. Assim começou o encontro dos colunistas sociais com um Happy Hour de boas-vindas, no lobby bar do Hotel Plaza Sul, ao som do saxofonista Marcelo Lima. O anfitrião do evento, Luciano Baumgardt, também diretor financeiro da ACORS, recepcionou seus amigos e colegas, salientando que era um desejo seu, reunir a Associação em Carazinho, acalentado há muito tempo. Ele homenageou seus parceiros, aqueles que possibilitaram a realização do encontro, abraçando a ideia desde o primeiro momento, entregando o Troféu ACORS ao casal Francisco Matiotti e Marta Maria Perosso, proprietários do Hotel Plaza Sul, denominado agora de “a casa dos colunistas em Carazinho”. Entregou também para Stefânia Portantiollo, diretora financeira da Helios Coletivos e Cargas, responsável pelo transporte dos colunistas no período que estiveram na cidade. E para o prefeito Milton Schmitz e primeira-dama Andréia Schmitz, pela acolhida e envolvimento com o evento durante os três dias de realização. Nos quartos do imponente Hotel Plaza Sul, os colunistas foram recepcionados com mimos do hotel e da Nestlé, desejando uma excelente estada a terra da Nestlé no Rio Grande do Sul.

 

Prefeito Milton Schmitz e primeira dama Andréia Schmitz. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Diretor Financeira da Helios Coletivos e Cargas, Stefânia Portantiollo e a filha Luiza. Crédito: Cristiani Lauxen

 

O Hotel Plaza Sul

A lazer ou à negócios o Hotel Plaza Sul é uma ótima opção para se hospedar em Carazinho. Dispõe de 81 apartamentos preparados para receber 193 pessoas hospedadas simultaneamente. Seus apartamentos são amplos e confortáveis, todos com frigobar e aparelho de ar condicionado, telefone, banheiro privativo e mesa de trabalho. 

O Hotel Plaza Sul também está preparado para receber portadores de necessidades especiais, com vaga exclusiva no estacionamento para fácil acesso e equipamento especial nos banheiros. Para dietas especiais, vegetarianas ou sem glúten faça seu pedido com antecedência ao efetuar sua reserva.

Para hospedagem do seu pet (animais de pequeno porte), o Hotel Plaza Sul encaminha para hotel especializado em hospedagem de animais. Faça a solicitação ao efetuar sua reserva.

 

Hotel Plaza Sul é eleito pelos colunistas sociais do Rio Grande do Sul, com sua casa em Carazinho. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Abertura Oficial

À noite, na Utópika Casa de Eventos, realizou-se a abertura oficial do Encontro dos Colunistas Sociais com a presença de autoridades e convidados como: o secretário de Desenvolvimento de Carazinho, Dêninson Pauletto da Costa, representando o prefeito, a secretária de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas, Vanderlise Girardello, o presidente da Associação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul, Bebeto Azevedo, o vereador Gilson Hauber, representando o poder Legislativo, o presidente da Associação Comercial Industrial de Carazinho (ACIC), Jocélio Nissel Cunha, o presidente eleito da ACIC Cassiano Vailatti. A imprensa regional também marcou presença assim como familiares do anfitrião. Um momento de completa interação entre os colunistas e a sociedade local num bonito e aconchegante ambiente, ricamente decorado por Fabiano Marcondes, com som e luzes de Alemão Eventos e uma gastronomia exótica e singular assinada pela dupla de Chef Evani Lemos e Helen Hoffmann. A Cia de Danças Bianca Secco emocionou com duas apresentações viscerais de puro talento e entrega dos bailarinos a arte da dança.

 

Discurso do Presidente da Acors na abertura oficial do Encontro em Carazinho. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Colunistas Sociais reunidos na abertura oficial. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Luciano Baumgardt e a mãe Amélia Baumgardt. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Arte, entrega e emoção na apresentação dos bailarinos da Cia de Danças de Bianca Secco. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Conhecimento

A manhã de sábado começou com muito trabalho. Os associados da ACORS realizaram sua tradicional reunião no Hotel Plaza Sul. Após, com a presença de convidados Luciano Baumgardt apresentou: “Lu Colunista – 20 anos”, onde mostrou seu trabalho como colunista social, jornalista e publicitário nestas duas décadas. Já utilizando o anfitrião como “case”, a empresária, administradora e professora universitária Rosane Hepp Ma palestrou sobre “Branding Pessoal: Transformando seu nome em uma marca forte”. Ela salientou que um profissional se faz com atitudes sérias e coerentes, criando uma boa reputação e credibilidade que culmina numa imagem marcante com profissionalismo.

 

Rosane Hepp Ma, durante a sua palestra sobre Branding Pessoal. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Transporte

O transporte dos colunistas durante todo o tempo que estiveram em Carazinho foi realizado pela Helios Coletivos & Cargas, esta empresa genuinamente carazinhense, comemorou em 2017 seus 70 anos de história, atuando no setor de transporte de passageiros e encomendas. Em janeiro de 2010 a Helios foi adquirida por Roberto Portantiolo, experiente gestor no setor de transporte, com a missão de transformá-la numa empresa boa para se trabalhar e viajar, investindo em pessoas, tecnologia, infraestrutura e principalmente frota.

Atualmente a Helios está entre as cinco empresas que possuem as linhas mais extensas do país. Anualmente roda mais de 11 milhões de Km pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Pará, transportando mais de 734.000 passageiros. Possui mais de 250 colaboradores de forma direta e outros 1800 de forma indireta.

Atuando desde 1980 no setor de encomendas, a empresa atende hoje mais de 300 praças, realizando mais de um milhão de entregas todos os anos. A área de cobertura abrange nove estados, sendo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina via caminhão e os demais com cargas via bagageiro dos próprios ônibus, otimizando espaço, agregando valor ao transporte e agilizando prazos de entrega.

Tendo 85% de todos os seus veículos renovados, entre ônibus e caminhões, hoje a idade média dos veículos é de cinco anos, fazendo com que frota da Helios seja uma das mais novas e modernas do país, contribuindo para o crescimento da empresa, o atendimento das metas e a satisfação dos seus clientes.

 

Colunistas foram transportados pela Helios Coletivos e Cargas, com muito conforto e segurança. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Ideias na Mesa

À tarde de sábado foi reservada aos colunistas conhecerem Carazinho. Ao meio-dia, eles foram convidados pela Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) para participaram do “Ideias na Mesa”; uma atividade realizada semanalmente pela ACIC e seus parceiros, em que todas as segundas-feiras recebem uma personalidade dos mais variados setores para discutirem assuntos relevantes ao desenvolvimento do município. Pela segunda vez, a ACIC abriu suas portas num sábado, anteriormente apenas para a participação do governador José Ivo Sartori. O presidente eleito Cassiano Vailatti, o vice-presidente Jocélio Cunha recepcionaram os convidados, assim como o prefeito Milton Schmitz e a primeira-dama Andréia Schmitz. O prefeito falou aos colunistas sobre Carazinho e o momento ímpar que vive a cidade, de desenvolvimento e progresso, um local que investe na logística, por ser o maior entroncamento rodoviário da América Latina.

Participou também na ACIC, a juíza eleitoral, Ana Paula Caimi, que palestrou sobre “Coluna Social x Eleições” e tirou dúvidas sobre a lei eleitoral. Segundo ela, um período de propaganda eleitoral, onde o cenário atual é conturbado com o desencanto dos eleitores e as redes sociais muito ativa, é bom saber o que se pode ou não publicar.

 

Colunistas e autoridades no Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Jocélio Cunha, vice-presidente da ACIC, Cassiano Vailatti, presidente da ACIC, Luciano Baumgardt, anfitrião do evento, Bebeto Azevedo, presidente da Acors, Andreia Schmitz, primeira dama de Carazinho e Milton Schmitz, prefeito de Carazinho. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Juiza Ana Paula Caimi e Luciano Baumgadt, durante o painel “Coluna Social x Eleições”. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Jocélio Cunha, vice-presidente da ACIC, Ana Paula Caimi, juíza eleitoral, Luciano Baumgardt, anfitrião do evento, Lucca Rossi, vice-presidente ACORS e Bebeto Azevedo, presidente da ACORS. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Ame e Conheça Carazinho

Para conhecer ainda mais Carazinho, a artista plástica Ilse Ana Piva Paim foi a guia e contou vários momentos em que Carazinho teve a participação em vários momentos históricos estaduais. Entre os locais visitados estão a Igreja Nossa Senhora da Glória, onde a artista tem um dos seus trabalhos mais expressivos, o “Jesus Cristo de calça jeans”, também fez parte do passeio visita ao Teatro do Sesc, o Museu Olívio Otto e ao monumento do Bombeador.

 

Bebeto Azevedo, artista plástica Ilse Ana Piva Paim e Luciano Baumgardt. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Ilse Ana na obra que embeleza a entrada do Teatro do Sesc Carazinho, que reproduz os ciclos econômicos da cidade. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Colunistas reunidos com a artista plástica Ilse Ana Piva Paim e a presidente da Fundação Cultura de Carazinho, Ana Didomênico, na obra “O Bombeador” de Vasco Prado. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Microcervejaria Bier Site

Há 19 anos a Bier Site é uma das principais casas noturnas do Rio Grande do Sul, com sete ambientes, divididos nos mais variados estilos musicais a casa tem entre seus diferenciais a produção da sua própria bebida, que são: Bier Pilzen, Bier Malzebier, Bier Premium e Bier Bock. As cervejas artesanais da Bier Site, são produzidas na fábrica que se localiza ao lado da casa noturna e do Bier Pub, grande ponto de encontro noturno de carazinhenses de diversas idades, tudo forma o complexo Bier Site, de propriedade dos irmãos Gelson, Beto, Adroaldo e Cláudia De Carli.

 

Fábrica de cerveja da Bier Site. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Chopp Bier Site. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Gelson De Carli, Daniel Vieira Machado, mestre cervejeiro e Cláudia De Carli Albuquerque. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Daniel Vieira Machado, mestre cervejeiro da Bier Site, Gelson De Carli, proprietário da Bier Site, Luciano Baumgardt, Cláudia De Carli Albuquerque, proprietária Bier Site, Lucca Rossi, vice-presidente da ACORS e Bebeto Azevedo, presidente da ACORS. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Colunistas no Bier Pub, degustando as cervejas Bier Site. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Noite dos amigos

Uma noite intimista mas repleta de elegância e excelente gastronomia assinada por Carla Linck, o jantar que recebeu o nome de “Noite dos Amigos”, recebeu ambientação do decorador Fabiano Marcondes e iluminação de Alemão Eventos. O propósito era um momento entre os colunistas para discutir questões pertinentes a categoria, inovações e anúncio de novos membros da ACORS.

 

Carla Linck comandou o jantar da Noite dos Amigos. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Aeroclube de Carazinho

A manhã de domingo começou com uma visita ao Aeroclube de Carazinho, fundado em 1940, sempre primando até os dias atuais em oferecer aos seus alunos cursos profissionalizantes nas áreas de aviação.

O sucesso obtido no amadurecimento desses anos impulsionou o crescimento do Aeroclube de Carazinho que vem a cada dia investindo na sua expansão e na sua reestruturação, hoje é o centro de excelência nas áreas de formação e capacitação de profissionais para as funções de piloto comercial, piloto agrícola e comissário de voo.

Hoje os alunos do Aeroclube de Carazinho ultrapassam gerações, entre jovens ingressados no mercado de trabalho, empresários e proprietários de aeronaves, capacitando milhares de pessoas no passar dessas décadas de sua existência e contribuindo decisivamente para o desenvolvimento de profissionais na área da aviação, sendo hoje referência a nível nacional na aviação civil, agrícola, comissário de voo e paraquedismo.

Segundo o presidente e coordenador técnico do Aeroclube de Carazinho, Paulo César Barboza, a principal preocupação da escola, que é uma das únicas cinco existentes no Brasil, é formar pessoas e não apenas pilotos.

 

Luciano Baumgardt e o presidente do Aeroclube de Carazinho, Paulo César Barboza. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Colunistas no Aeroclube de Carazinho. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Liga da Justiça

Comandada e idealizada pelo educador físico, bailarino e coreógrafo Junior Wentz, a Liga da Justiça ou Liga dos Heróis reúne pessoas que gostam de se vestir de personagens de filmes, HQ e desenhos animados. O propósito é fazer o bem, juntos eles visitam crianças vítimas de câncer internadas nos hospitais, levando alegria e mensagens de otimismo. O encontro com os colunistas foi uma explosão de emoção, onde lágrimas de alegria e muito amor, rolaram pelo rosto de todos. O trabalho voluntário realizado por eles é digno de aplausos, incentivo, apoio e desejos de vida longa.

 

Luciano Baumgardt e Júnior Wentz. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Homem- Aranha, está entre os favoritos das crianças. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Apresentação da Liga da Justiça. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Liga da Justiça em formação para o ‘Bem’. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Integração colunistas e heróis. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Galeto com Massa

O encerramento deste final de semana de aprendizado, alegria, e emoção, foi no CTG Rincão Serrano, quando o prefeito de Carazinho Milton Schmitz, recebeu a todos os colunistas membros da ACORS, participantes desta edição de Carazinho para um tradicional almoço de domingo com o mais carazinhenses dos pratos, o “Galeto com Massa”, que é um mecanismo de auxiliar entidades e instituições que necessitam de renda extra. Durante o encerramento a invernada infantil do CTG, realizou uma belíssima apresentação, mostrando que é desde muito cedo que se deve preservar as tradições.

 

Prefeito de Carazinho, Milton Schmitz no discurso de encerramento. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Apresentação da invernada mirim do CTG Rincão Serrano.Crédito: Cristiani Lauxen

 

Autoridades de Carazinho e diretoria da ACORS, no almoço de encerramento. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Patrão do CTG Rincão Serrano, Turíbio dos Santos. Crédito: Cristiani Lauxen