Empório Canela recebe oficina literária de crônicas

Literatura e boemia estarão ainda mais em destaque no Empório Canela a partir de setembro. O bistrô que também é livraria recebe a próxima edição da Santa Sede, oficina literária de crônicas, de 9 a 25 de setembro. 

O projeto, que já tem nove anos, une a descontração do ambiente de bar com a vontade de escrever para despertar nas pessoas o gosto pelo compor literário, o prazer do encontro, a busca do particular em cada voz e a redescoberta da empatia – tão rara nos dias de hoje.

Coordenada pelo escritor Rubem Penz, a oficina tem encontros semanais e apenas nove vagas. Em cada seção é passado um modelo de crônica como “fonte de inspiração” pelo coordenador, direto de Porto Alegre, onde outra turma se encontra em outro bar.

Em seguida, com o apoio de um facilitador local, são lidas as crônicas produzidas durante a semana. Cada autor lê seu trabalho que é comentado por todos. “O processo envolve emoção, prazer, realização e, acima de tudo, promove uma intimidade prazerosa com o ato de produzir e de compartilhar crônicas de botequim”, explica Zorday Prati, facilitador dos encontros no Empório Canela.

Por ser realizada em um ambiente descontraído e que aproxima os participantes, a Santa Sede desperta o melhor das pessoas: a confiança. Assim, a oficina dá vazão aos tímidos e inseguros, pois se sentem acolhidos e, a partir desta experiência, escrevem melhor e, principalmente leem melhor.

Essa é a primeira vez que a Santa Sede acontece em Canela. Os encontros serão sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30, e o investimento é R$ 240 por mês. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 51 98405.4488. A primeira oficina acontece dia 9 de setembro e a última dia 25 de novembro.

Antes de iniciarem os encontros semanais, a Santa Sede faz uma sessão de apresentação dia 28 de agosto para interessados no projeto. 

Oficina literária Santa Sede
Quando: de 9 de setembro a 25 de novembro, sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30
Onde: Empório Canela (Rua Felisberto Soares, 258 - Centro de Canela)
Investimento: R$ 240 por mês
Inscrições e mais informações: (51) 98405.4488