Edição Nº 670 - 24/10/2019

24/10/2019

O pão nosso de cada dia!

Não estranhe estarmos com somente duas pautas nesta edição. Elas são importantes e extensas. Iniciamos com a abertura do Natal Luz e em seguida tratamos sobre o projeto de Mobilidade Urbana de Gramado, que tramita simultaneamente entre Executivo e Legislativo. Tire um tempo e leia, principalmente sobre a mobilidade urbana, é fundamental, você ainda tem a possibilidade de opinar. A hora é agora. Esqueça o país, vamos primeiro fazer nosso dever de casa, onde entra o pão nosso de cada dia! 

Um abraço e um bom final de semana prezado leitor, obrigada por estar aqui mais uma vez!

Tela Tomazeli

Inicia o 34º Natal Luz de Gramado

Inicia o  34º Natal Luz de Gramado

Crédito: Cleiton Thiele

 

Gramado já respira Natal. Veja aqui as atrações!

A Gramadotur, Autarquia Municipal que promove o maior evento natalino do Brasil cuida de cada detalhe para a realização da 34ª edição do Natal Luz. O tradicional evento teve início neste dia 24 de outubro e segue até o dia 12 de janeiro de 2020 contando com muitas novidades e atrações entre grandes shows, espetáculos musicais, desfiles, paradas, concertos, teatro e música em cerca de 400 apresentações.

Atraindo mais de dois milhões e meio de turistas todos os anos, o evento ratifica a força e dedicação da comunidade local para recepcionar seus visitantes. São centenas de artistas – bailarinos, cantores, músicos, atores, produtores e diretores – que aliam talento e inspiração transformando Gramado em uma cidade mágica para a temporada de Natal que dura 81 dias. Com investimentos feitos pela Gramadotur, o evento visa oferecer a oportunidade de mostrar que “Aqui a Magia é Real”.

 

Presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, Papai Noel com a chave da cidade e o prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci. Crédito: Cleito Thiele

 

O Natal Luz conta com três diretores artísticos para comandar os grandes espetáculos. Sérgio Korsakoff dirige o “ILLUMINATION”, o novo show do Lago, Davi de Souza comanda o “DESFILE – A MAGIA DO NOEL”, e Fabrício Ghomes está à frente de dois espetáculos, o teatro musical “A LENDA DO BOSQUE DE NATAL” e o “SHOW DE ACENDIMENTO”, todos com a missão de garantir a participação empolgada e emocionante do público, reunindo famílias e proporcionando alegria e diversão dignas do legítimo espírito natalino.

 

Cid Moreira que fará a narração incial do espetaculo Illumination e Edson Nespolo. Crédito: Cleito Thiele

 

Sempre buscando resgatar que ‘AQUI A MAGIA É REAL’ no Natal em Gramado, a programação do evento oferece também uma extensa programação gratuita. Desta forma, independente de poder aquisitivo, todos os públicos podem celebrar e participar dos festejos. Entre os espetáculos gratuitos, estão a Parada de Natal, Vila de Natal, Tannenbaumfest, Árvore Cantante, shows da Rua Coberta e a Trupe de Natal. O destaque na programação gratuita é o tradicional Show de Acendimento, um espetáculo teatral que acontece diariamente às 20 horas em frente ao Palácio dos Festivais, no centro da cidade de Gramado e reunindo milhares de pessoas a cada apresentação.

 

Orquestra Sinfônica de Gramado. Crédito: Cleito Thiele

 

A decoração das ruas e avenidas de Gramado é novamente uma atração à parte. Cláudia Casagrande, Diretora de Decoração do Natal Luz, afirmou que "a decoração natalina tem a responsabilidade de inserir o espírito de natal na cidade. Este ano trabalhamos um conceito lúdico e também o religioso, será um natal tradicional e elegante. O Lúdico nos remete a doçura da infância onde o Papai Noel faz com que acreditamos em nossos sonhos.  O religioso, representado por anjos, são responsáveis por nos proteger, são os mensageiros de Deus", comentou. A decoração da cidade foi ampliada este ano, nesta ampliação está toda a extensão da Av. das Hortênsias, da Rótula da Rua São Pedro até a rotatória próximo ao pórtico de entrada da cidade via Nova Petrópolis.

 

Show de Acedimento das Luzes. Crédito: Cleito Thiele

 

Abertura do Natal Luz 2019. Crédito: Cleiton Thiele

 

Avenida Borges de Medeiros. Crédito: Cleiton Thiele

 

Conheça um pouco mais das atrações do evento:

Continue lendo

Câmara

Prefeitura e Câmara de Vereadores evoluem no Plano de Mobilidade Urbana de Gramado

Prefeitura e Câmara de Vereadores evoluem no Plano de Mobilidade Urbana de Gramado

 

Prezado Leitor, morador ou frequentador de Gramado, nesta semana nossa pauta esta especifica, devido a importantância do assunto que tramita no Executivo e no Legislativo. São informações relevantes com relação a Mobilidade Urbana de Gramado, as quais sugerimos que você leia atentamente pois, baseado nessa construção, independe o partido que ingresse na Prefeitura em 2021, ela será a base a ser desenvolvida, justo, já que envolveu a comunidade, sem olhar cor partidária. Inclusive para isso está sendo formado um Conselho Consultivo de Desenvolvimento Estratégico.

 

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 24, o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) destacou a importância dos projetos relacionados à Agenda Estratégica e Plano de Mobilidade Urbana de Gramado.

Segundo o prefeito, as proposições trarão alterações severas para a cidade e a continuidade dos projetos independe do resultado eleitoral de 2020, pois a condução está depositada tanto nas mãos de representantes de entidades como do governo municipal.

Os projetos que dispõem sobre a “Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável 2018–2040” foram construídos em 2018, com a participação de arquitetos, urbanistas, engenheiros, empresários, estudantes, lideranças comunitárias e políticas, em reuniões e audiências públicas.

Nesta quinta-feira, a apresentação sintética do Plano de Mobilidade Urbana para a Imprensa foi realizada pelo secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo – com a participação da secretária de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, Carmem Piazzi.

 

Desenvolvimento sustentável

A criação da Agenda Estratégica tem por missão fornecer um programa de ação no tempo, apresentando estratégias, programas e projetos que possam ser atualizados periodicamente, de acordo com os resultados obtidos em cada ação. Nesse sentido, os setores terão a agenda como um guia e não como um plano rígido.

 

Plano de Mobilidade

Segundo os princípios de mobilidade sustentável, o plano pretende promover uma cidade com um território de fácil contato e mobilidade, sistema de rede hierarquizado e ordenado, gerando mais oportunidades e menos conflitos, mobilidade dos pedestres, transporte cicloviário, incentivo ao uso do transporte público e menor do uso do automóvel individual.

 

Representatividade

A criação de um conselho com 18 representantes de órgãos governamentais e de entidades com atribuições deliberativas, planejadora e fiscalizadora no que diz respeito aos projetos a serem desenvolvidos está prevista na Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável, Mobilidade Urbana e Transporte de Gramado. Conteúdo: Roque Tomazeli/PMG

 

14 pontos que já estão sendo mobilizados pelo Executivo:

O Porto Seco deverá ser instalado em local estratégico e funcionará como uma central de abastecimento de produtos que vão para os consumidores (uma espécie de 'Ceasa', para se ter uma referência), dessa forma os caminhões não irão mais circular na cidade.

 

O término do asfaltamento da Linha 28 tem como objetivo principal desafogar o trânsito do centro de Gramado, que tem como rota Canela. Para cargas pesadas esta sendo estudado um outro traçado, como imagem abaixo. Da mesma forma, a Linha Ávila, esta é uma observação da editoria, funcionará como válvula de escape para a RS 235.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Câmara Municipal realizou no período em que os projetos de lei que tratam da Mobilidade Urbana e da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável tramitaram na Casa, estudo aprofundado sobre os temas. Para tanto formou Comissão Especial que promoveu inúmeras reuniões com entidades e moradores, no intuito de coletar novas sugestões para a proposta.

Continue lendo
fenin
prawer

Congresso Luxo de Festa

casa caracol
MALBEC
neni
AREA EVENTOS
Nossa Senhora Passa a Frente