Edição Nº 659 - 15/08/2019

15/08/2019

Pelo caminho...

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Poema de Sete Faces

Carlos Drummond de Andrade


Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus,
pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.
O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.
Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.

 

Veja as ponderações sobre o poema a seguir...

Crédito: Tela Tomazeli

 

Um dos aspectos que captam imediatamente a atenção do leitor neste * poema é o facto do sujeito referir a si mesmo como "Carlos", primeiro nome de Drummond. Assim, existe uma identificação entre o autor e o sujeito da composição, o que lhe confere uma dimensão autobiográfica.

Desde o primeiro verso, ele se apresenta como alguém marcado por "um anjo torto", predestinado a não se enquadrar, a ser diferente, estranho. Nas sete estrofes são demonstradas sete facetas diferentes do sujeito, demonstrando a multiplicidade e até contradição dos seus sentimentos e estados de espírito.

É evidente o seu sentimento de inadequação perante o resto da sociedade e a solidão que o assombra, por trás de uma aparência de força e resiliência (tem "poucos, raros amigos").

Na terceira estrofe, alude à multidão, metaforizada nas "pernas" que circulam pela cidade, evidenciando o seu isolamento e o desespero que o invade.

Citando uma passagem da Bíblia, compara o seu sofrimento com a paixão de Jesus que, durante a sua provação, pergunta ao Pai por quê Ele o abandonou. Assume, assim, o desamparo que sente perante Deus e a sua fragilidade enquanto homem.

Nem mesmo a poesia parece ser uma resposta para essa falta de sentido: "seria uma rima, não seria uma solução". Durante a noite, enquanto bebe e olha a lua, o momento da escrita é aquele onde se sente mais vulnerável e emocionado, fazendo versos como uma forma de desabafar. Fonte: https://www.culturagenial.com/poemas-de-carlos-drummond-de-andrade/

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Tela Tomazeli

Punta Experience

Educavídeo abre o 47 Festival de Cinema de Gramado nesta quinta-feira

Educavídeo abre o 47 Festival de Cinema de Gramado nesta quinta-feira

Gravação na Escola Mosés Bezzi. Crédito: Divulgação

 

Passar pelo tapete vermelho, subir ao palco para falar de suas produções e encantar o público com os vídeos produzidos são algumas das etapas que cerca de 70 adolescentes passarão nesta quinta-feira, 15. Eles têm entre 12 e 18 anos e integram as turmas do Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo, promovido pela Secretaria da Educação em parceria com a GramadoTur. O evento tem início às 19h, no Palácio dos Festivais e faz parte do Festival de Cinema de Gramado.

 

Premiação 46. Crédito: Divulgação

Continue lendo
Prawer

Prawer e Velha Bruxa certificadas pelo TripAdvisor

Prawer e Velha Bruxa certificadas pelo TripAdvisor

Crédito: Tela Tomazeli

 

A Prawer Chocolates e a Casa da Velha Bruxa entraram para o Hall da Fama por terem recebido o Certificado de Excelência do TripAdvisor nos últimos cinco anos. Este certificado premia acomodações, atrações e restaurantes selecionados que demonstram constantemente um compromisso com a excelência no setor de turismo e hotelaria. “Sempre é bom receber um reconhecimento como esse, pois chancela todo o trabalho que temos voltado à qualidade de tudo o que produzimos. As avalições são fruto da opinião dos clientes, o que torna o prêmio ainda mais importante”, destacam os diretores da Prawer, Eunice Cavichion e Maurício Brock.

Continue lendo
fenin

Festival de Cinema de Gramado 2019

Festival de Cinema de Gramado 2019

Kikito. Crédito: Tela Tomazeli

 

Orquestra Sinfônica de Gramado faz concerto de abertura

A Orquestra Sinfônica de Gramado segue já como uma tradição na abertura do Festival de Cinema de Gramado e na tarde desta sexta-feira, às 16h, na Rua Coberta, sob a regência do maestro Bernardo Grings, com participação especial do Coral Bocalis regido por Liana Rubenich dá início à mais uma edição do evento. A primeira peça será o “Tema do Festival de Cinema de Gramado”, de Geraldo Flach. Depois, o repertório segue com temas de filmes como “Frozen”, “A lista de Schindler”  e “O rei leão”. Confira o repertório completo desta sexta-feira lendo mais, abaixo..

 

Homenageados do Festival          

Troféu Oscarito vai para Lázaro Ramos, ator.

Prêmio Eduardo Abelin vai para Carla Camurati, diretora, produtora e roteirista.

O Kikito de Cristal, vai para o ator argentino Leonardo Sbaraglia.           

O Troféu Cidade de Gramado será do desenhista, cartunista, criador, roteirista, produtor e diretor Mauricio de Sousa.

Detalhes: http://www.festivaldegramado.net/programacao-2019/

 

Filmes concorrentes

Longas brasileiros - http://www.festivaldegramado.net/categorias/longas-brasileiros/

Longas estrangeiros - http://www.festivaldegramado.net/categorias/longas-estrangeiros/

Curtas brasileiros - http://www.festivaldegramado.net/categorias/curtas-brasileiros/

Curtas gaúchos - http://www.festivaldegramado.net/categorias/curtas-gauchos/

Longas gaúchos - http://www.festivaldegramado.net/categorias/longas-gauchos/

 

Secretaria do Festival 

Centro de eventos do Hotel Serra Azul. No local é também a chegada de todos os participantes do Festival. É o primeiro lugar que vão ao chegarem em Gramado. Ali também, das 9h as 18h está disponível a bilheteria para venda dos ingresso para o cinema.

 

Angus

Um Menu criado pelo Chef Ricki Motta e equipe de cozinheiros da Bodega Garzon (UY) serão os protagonistas da edição especial do Punta Experience, que acontece dia 17 de agosto, na Caza Wilfrido, em Gramado. O evento é uma realização do Malbec Restaurante (BR) e Bodega Garzon (UY) que receberão um seleto grupo de convidados para experienciarem um almoço inspirado na cozinha Uruguaia.

 

Lançamento

No domingo, dia 18, o evento paralelo é no Olivas Gramado, também para convidados. É o lançamento do 11° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado esse evento é promovido pela Gramadotur.

 

Parque da Mônica em Gramado

No próximo dia 22 de agosto, às 10h, acontece o lançamento da pedra fundamental do Parque da Mônica, com a presença de Mauricio de Souza e a turma da Mônica. O empreendimento é na Linha Carazal/Gramado

.

Kia e Caras

Celebram a participação no Festival de Cinema de Gramado com almoço para convidados no dia 23, no La Hacienda. Assina o evento também, Maison Forestier. 

 

Chá das Cinco

Na tarde de 23 de agosto, o ator argentino Leonardo Sbaraglia, homenageado com o Kikito de Cristal, cumpre agenda na fábrica da Cristais de Gramado  Ao chegar inicia o Kikito do homenageado do ano que vem, em seguida entra para coletiva de imprensa oficial e,  ao término, será servido aos convidados o  'Chá das Cinco', com assinatura do Magnólia.  A organização é de Tela Tomazeli Eventos (eu, que também vos escrevo).

Continue lendo

Trânsito: Festival de Cinema altera circulação de veículos no Centro

Trânsito: Festival de Cinema altera circulação de veículos no Centro

Crédito: Cleiton Thiele

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana informa que, em razão do 47º Festival de Cinema de Gramado, a Avenida Borges de Medeiros será fechada para circulação de veículos nos seguintes dias e horários, a partir desta quinta-feira, 15.

As mudanças no trânsito (nos dias e horários abaixo) serão entre a Avenida das Hortênsias e a Rua Henrique Zatti. Texto: Bruna Campos 

Dia 15 (quinta-feira): 17h45;

Dia 16 (sexta-feira): 16h;

Dia 17 (sábado): 16h50;

Dia 18 (domingo): 17h;

Dia 19 (segunda-feira): das 14h às 14h30; e às 17h;

Dia 20 (terça-feira): 17h;

Dia 21 (quarta-feira): das 9h às 9h30, das 11h30 às 12h e às 17h;

Dia 22 (quinta-feira): 17h;

Dia 23 (sexta-feira): 17h;

Dia 24 (sábado): 18h.

malbec

Aplicativo reúne notícias, programação, venda de ingressos e votação interativa para o Festival de Cinema de Gramado

Aplicativo reúne notícias, programação, venda de ingressos e votação interativa para o Festival de Cinema de Gramado

Kikito, estatueta que premia os vencedores do Festival de Cinema de Gramado. Kikito da foto é feito pela Cristais de Gramado.

 

Disponível para Android e iOS, reúne as principais informações do evento como, história, notícias, programação, compra de ingressos, patrocinadores e votação interativa. 

A *escolha do Melhor Filme pelo Júri Popular de curtas brasileiros e de longas brasileiros e estrangeiros será realizada pelo app. Para isso, basta fazer um cadastro e aguardar a liberação da votação, que estará disponível todas as noites, entre 18h e 1h. O usuário pode consultar as informações dos filmes, como sinopse e ficha técnica, assim como assistir aos trailers dos longas em competição. 

A programação está distribuída dia a dia, já com a indicação das sessões acessíveis, que contam com legenda descritiva, libras ou audiodescrição. 

Um mapa indica os locais e endereços do Palácio dos Festivais, Rua Coberta, Teatro Elisabeth Rosenfeld e Hotel Serrazul, pontos que concentram as principais atrações. 

Outra facilidade é a compra de ingressos pelo aplicativo. 

De 16 a 23 de agosto os ingressos custam R$ 70 e no dia 24, noite de entrega dos Kikitos, R$ 200. 

O app está disponível para download na PlayStore e App Store, basta pesquisar por Festival de Cinema de Gramado.

 

*Não sei se esta forma de votação é a melhor. Segundo Diego Scariot, da Gramadotur, o alcance será só para a área do Palácio dos Festivais (evasivo), mas que estarão gerenciando (acho pouco provável). Enfim, dependendo da abrangecia, a votação popular pode ser feita até por quem não assistiu ao filme. Desejo sucesso a toda equipe!

 

Festival de Cinema de Gramado
www.festivaldegramado.net
www.facebook.com/festivaldecinemadegramado
Twitter: @cinemadegramado
Instagram: @festivaldecinemadegramado
YouTube: https://www.youtube.com/festivaldegramado 

neni

Livro

Livro

Crédito: Divulgação

 

Num Sofá de Bolinhas - Amor & Terapia

Na tarde de 23 de agosto, as primas Marília Rizzon e Ana Rizzon, uma escritora e a outra psicóloga, autografam o livro Num Sofá de Bolinhas – Amor & Terapia no Congresso Wainer de Psicoterapias Cognitivas, no Serrano Resort, em Gramado. 

 

As autoras. Crédito: Divulgação

Continue lendo
Luciano

Números da Saúde de Gramado são apresentados em Audiência Pública

Números da Saúde de Gramado são apresentados em Audiência Pública

Audiência. Crédito: Divulgação

 

Na tarde da última quarta-feira (14), a Comissão Orçamento, Finanças e Contas Públicas da Câmara Municipal, representada pelo vereador Luia Barbacovi promoveu Audiência Pública que contou com a participação do secretário da pasta, João Teixeira, do secretário da Fazenda, Paulo Rogério Sá de Oliveira, do contador da Prefeitura, Paulo Fellipe, do presidente do legislativo, vereador Rafael Ronsoni e do líder do Governo, vereador Professor Daniel, para Prestação de Contas por parte da Secretaria, quanto ao uso de Recursos, conforme artigo 3º, IV da Portaria nº 78/2008, do Ministério da Saúde do RGMS (Relatório de Gestão Municipal de Saúde) referente ao primeiro quadrimestre de 2019.

Veja os números:

Continue lendo

Comunidade convocada para o plantio de hortênsias na RS-235, neste sábado

Comunidade convocada para o plantio de hortênsias na RS-235, neste sábado

Hortênsias. Crédito: Tela Tomazeli - Parabéns pela iniciativa e organização Canela! A comunidade engajada é o que constrói um local melhor para viver.

 

Flor símbolo da região, a hortênsia voltará a ser protagonista no principal acesso ao município de Canela. Isso devido a uma ação conjunta que está marcada para a manhã deste sábado - 17 de agosto, a partir das 8h30, nos canteiros da RS-235. O plantio de mais de mil mudas de hortênsias, além de uma caneleira e azaleias, compreenderá o trecho que vai desde o Monumento da Integração, passando pelo pórtico de entrada de Canela, seguindo em direção as proximidades do Oásis Santa Ângela.

A mobilização comunitária foi idealizada por representantes da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela, Prefeitura de Canela, Convention & Visitours Bureau – Região das Hortênsias e Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha, tendo como objetivo criar o ‘Caminho das Hortênsias’ ao longo da rodovia.

Continue lendo
casa caracol

Canela sediará encontro para debater sobre aeroporto e trem

A cidade será sede do Encontro Regional do Trem da Serra Gaúcha e Aeroporto Internacional da Região das Hortênsias nos dias 29 e 30 de agosto, sendo promovido por Schildt Assessoria Ambiental LTDA, pela empresa norte-americana CG-LA Infrastructure e pela própria UCS.

Essa primeira fase do encontro é restrita a convidados, muitos dos quais representantes de fundos internacionais aptos a investir nos empreendimentos. Posteriormente, uma segunda fase envolverá as comunidades interessadas nos projetos.

Continue lendo
AREA EVENTOS

​Serra Gaúcha é cenário do novo editorial da Bella Hub

​Serra Gaúcha é cenário do novo editorial da Bella Hub

Editorial Bella Hub. Crédito: Danilo Christidis

 

Maior agência de talentos do Sul do Brasil escolheu Nova Petrópolis para criar o ensaio fotográfico dos eventos Bella Barcelona Ninõs e Bella Barcelona, que ocorrerão em setembro na capital gaúcha

A pequena e charmosa cidade de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, foi escolhida para ser o cenário do primeiro editorial produzido pela equipe da agência de talentos Bella Hub. O trabalho faz parte da divulgação dos eventos Bella Barcelona Ninõs e Bela Barcelona, que ocorrerão no dia 21 de setembro no Centro de Eventos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40). Nesta campanha, foram usados modelos mirins descobertos em eventos anteriores e que hoje fazem sucesso na publicidade e no mundo da moda. Crédito: Danilo Christidis

Continue lendo

Empreendedorismo. A ideia é levar catarinenses e gaúchos para discutir inovação, tecnologia e criatividade sob gestão e venda de ingressos pela Sympla

Em agosto, a região sul do país será palco para o empreendedorismo. Dois grandes eventos prometem movimentar o ecossistema de startups nacional. O Startup Summit (em Florianópolis) e o BS Festival (em Porto Alegre) contarão com convidados ilustres durante um total de cinco dias de palestras.

 

 

Continue lendo
nossa senhora passe a frente