Edição Nº 644 - 02/05/2019

02/05/2019
Prawer
malbec
casa caracol
fenin
neni
Luciano
AREA EVENTOS

Role até o fim, tem textão!

 

Sábado dia 04 a partir das oito da noite acontece o Sex and the Kitchen no WOOD HOTEL em Gramado
Um jantar harmonizado com vinhos, elaborado pelo chef Rodrigo Bellora e inspirado no livro Sex and The Kitchen.

Entre um prato e outro, trechos do livro lido pelo autor e experiências gastronômicas, digamos picantes :)
Após o jantar, sessão de autógrafos com o autor do livro, Alessander Guerra. Informações e Reservas (54) 3295-7575 ou em hotelwood.com.br

COSUD acontece em Gramado dia 25 de maio

COSUD acontece em Gramado dia 25 de maio

FONTE: Gil Leonardi/agenciaminas.mg.gov

 

Cooperação política e administrativa é o principal objetivo do protocolo de intenções firmado pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reúne os govenadores de Minas Gerais, Romeu Zema; de São Paulo, João Doria; do Espírito Santo, Renato Casagrande; do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; de Santa Catarina, Carlos Moisés; do Paraná, Ratinho Jr..

Os temas principais para serem debatidos no Cosud serão segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.

Já foram realizados dois encontros, um em Belo Horizonte, um em São Paulo e o próximo acontece em Gramado, no dia 25 de maio, tendo como anfitrião o governador Eduardo Leite. O local ainda não está definido.

Festa da Colônia e Feira Feito iniciaram nessa quarta-feira no ExpoGramado

Festa da Colônia e Feira Feito iniciaram nessa quarta-feira no ExpoGramado

Crédito Tela Tomazeli

 

A Festa da Colônia e a Feira Feito em Gramado iniciaram nessa quarta-feira e seguem até 19 de maio, no ExpoGramado, com entrada franca e acesso livre ao estacionamento. A abertura oficial  contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite. 

Continue lendo

Brunello di Montalcino um clássico da Itália no Castelo Saint Andrews

Brunello di Montalcino um clássico da Itália no Castelo Saint Andrews

Crédito: Divulgação

 

O Castelo Saint Andrews oferecerá neste sábado, dia 4 de maio, um requintado jantar em 5 etapas, onde cada prato será harmonizado com os famosos Brunellos, verdadeiras preciosidades gastronômicas mundiais produzidos na Toscana.

Continue lendo

Wood Night agita Serra Gaúcha no próximo dia 9 de maio

Wood Night agita Serra Gaúcha no próximo dia 9 de maio

Crédito: Sérgio Azevedo

 

Evento acontece no descolado Wood Hotel, no centro de Gramado

Procurando um lugar para curtir a noite de Gramado? Uma boa opção é o evento “Wood Night”, que acontece no próximo dia 9 de maio, quinta-feira, dentro do Wood Hotel. A Wood Night vai oferecer um ambiente com seleção musical preparada por DJs, drinques clássicos e autorais e as incríveis opções culinárias elaboradas pelo chef Rodrigo Bellora, adepto da filosofia slow food. A combinação perfeita para celebrar a vida e os amigos dentro do espaço mais cool da cidade.

Continue lendo

Jazz e gastronomia no Wish Serrano

Jazz e gastronomia no Wish Serrano

Crédito: Divulgação

 

Programação trará sempre novidades musicais, drinks autorais e delícias gastronômicas todas as sextas-feiras no Maggiore Lounge 

O Wish Serrano, anuncia uma novidade na programação cultural do hotel. A partir do dia 10 de maio, às 20h30, o resort estreia as noites de jazz no Maggiore Lounge, repletas de música, drinks, gastronomia e convidados especiais que se revezam para trazer novas opções de entretenimento para hóspedes e moradores da região. 

Continue lendo

Criador do Cirque du Soleil é destaque no Fórum Gramado de Estudos Turísticos

Criador do Cirque du Soleil é destaque no Fórum Gramado de Estudos Turísticos

Crédito: Arquivo pessoal

 

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos acontece de 9 a 11 de maio e propõe um debate sobre os aspectos da evolução do turismo. Na programação, destaque para a palestra de Michel Lemieux, criador dos espetáculos Cirque du Soleil e Cité Mèmoire, falando sobre arte e cultura como incremento turístico.

Continue lendo

Festejar Gramador terá seminário com importantes nomes do setor de eventos

A feira acontece dias 17, 18 e 19 de maio na Caza Wilfirdo. O Seminário no Hotel Lagheto Siena.

SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado 2019

O SICC é a principal feira do segmento das marcas de calçados, bolsas e acessórios do país, apresentando os lançamentos da moda primavera/verão ao mercado lojista do Brasil e exterior. A feira acontece de 20 a 22 de maio, no centro de eventos Serra Park, em Gramado.

Merkator Feiras e Eventos + IBTeC - Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos + SetaDigital apresentam:

 

Meio Ambiente divulga dias de visitação ao Parque dos Pinheiros em maio

Meio Ambiente divulga dias de visitação ao Parque dos Pinheiros em maio

Crédito: Matias Santos

 

A visita guiada por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente ao Parque dos Pinheiros, no mês de maio, será nos dias 1º (quarta-feira, das 9h às 15h), 6 (segunda-feira, das 13h30 às 16h), 11 (sábado, das 9h às 15h), 14 (terça-feira, das 13h às 16h), 16 (quinta-feira, das 13h às 16h), 18 (sábado, das 9h às 15h), 25 (sábado, 9h às 15h) e 28 (terça-feira, 8h30 às 11h30).

Continue lendo

Museu Municipal Professor Hugo Daros, que conta a origem de Gramado, é reaberto

Museu Municipal Professor Hugo Daros, que conta a origem de Gramado, é reaberto

Crédito: Júlia Angeli 

 

Importante para a história de Gramado, o Museu Municipal Professor Hugo Daros foi reaberto na últimas terça, 30. O acervo que contém mais de mil peças que remetem à origem da cidade, passou oito anos fechado e recebeu um trabalho minucioso de higienização e catalogação das peças.

Continue lendo

Gramadotur firma protocolo e empresta o nome do Natal Luz para livro de autoajuda

Nota do autor na sua página do facebook: Assinei ontem um protocolo com o presidente da Gramadotur, o meu querido Nespolo, que irá amplificar os efeitos que a magia que o Natal Luz produz nos mais de 3 milhões que visitam a cidade de Gramado durante os meses de outubro a janeiro, levando a sua mensagem inspiradora para todo o país e exterior, por meio da publicação do meu livro, o ACREDITE. Tive mais de 200 milhões de motivos para escrever essa obra e ajudar a inspirar os brasileiros a voltar a conjugar o verbo ACREDITAR!

 

Eu confesso que a experiência que tive com a leitura do livro foi para o estilo autoajuda e, o gancho do Papai Noel ficou para a assinatura do presidente da Gramadotur/Natal Luz e, a logomarca do Natal Luz estampada na capa do livro (que esta na internet ao preço de R$ 17,90). Também assisti a palestra do autor no Festuris, fui uma das pessoas que na ocasião levantou a mão dizendo que acredita em Papai Noel, sobre o conteúdo, bem, cada um tem sua percepção, deixemos por isso.  Na verdade esse registro diz respeito ao meu não entendimento da analogia do livro ao nome do Natal Luz e as condições negociadas. Aliás, qual o valor da marca do Natal Luz? Qual o cirtério para emprestá-la? Alguém gerencia isso? Tela

Continue lendo para ver as condições do protocolo assinado...

Continue lendo

Secretária de Governança explica os projetos do Centro de Saúde da Várzea

Secretária de Governança explica os projetos do Centro de Saúde da Várzea

Renderização: Beto Scholz

 

A secretária de Governança e Desenvolvimento Integrado, Simone Bender, disse que o projeto do Centro de Saúde da Várzea Grande (uma edificação 2.355 mil metros quadrados) e a troca de uso de terras para a obra cumpriram as formalidades em relação às legislações ambientais e do Plano Diretor. Segundo a secretária, não há necessidade de Estudo de Impacto de Vizinhança, nem existe área de nascente no local. A secretária prevê que em menos de dois anos a obra estará concluída. Confira a entrevista.

Continue lendo

Aniversário

Aniversário

Paula Jaeger Oberherr e o marido Joel Oberherr com a filha Catarina. Crédito: Adriano Gonçalves

 

Paula Jaeger comemorou seu aniversário de 38 anos recebendo algumas amigas em casa de forma bem especial, cada detalhe pensado para deixar suas convidadas a vontade em um momento de descontração.

Boa comida não faltou! Os salgados, servidos em pequenas porções quentes e frias, foram produzidos na hora pela Chef  Monica Boff  e sua equipe . A doçura ficou a cargo dos doces da famosa doceira Dona Nina Apio,  os brigadeiros gourmets e das tortas de limão siciliano e de brigadeiro belga com ninho da Caked.

A atração foram os drinks exclusivos para o evento produzidos a base de chás pela Shen Nung Cock Tea (Tea Shop). Com variações em álcool e  não alcoólico em mesclas de frutas variadas para encantar as convidadas.

A papelaria e topo de bolo foram feitas com a técnica de Scrapbook  pela Mimos da Carol que, junto  aos bem vividos de Pelotas da Berola foram presenteados as convidadas com todo o carinho para fechar essa tarde alegre e divertida com chave de ouro.

O registro desse momento tão especial na vida da Paula ficou por conta do Mago da Luz, Adriano Gonçalves. O fotógrafo internacionalmente renomado por sua técnica de arte com a luz aplicada as suas fotos encantou as convidadas com belos registros durante a festa.

 

Crédito: Adriano Gonçalves

 

Crédito: Adriano Gonçalves

 

Crédito: Adriano Gonçalves

 

Crédito: Adriano Gonçalves

NOTAS

* Visitamos a Festa da Colônia e a Feira Feito em Gramado (esta excelente), aplauso para as duas. Com relação a decoração da cidade, as rótulas estão lindas, um trabalho que leva a assinatura de Neca Pante, parabéns.

 

* Com relação a exposição de colchoões na Festa da Colônia é um equivoco, mesmo tendo algumas mantas maquiando. Não cabe dentro do espaço da festa. É o dinheiro para justificar o evento e, assim segue a descaracterização, como já acontece em outros organizados pela Gramadotur.

 

* Almoçamos na cozinha italiana, uma delícia a comida e vamos voltar porque o cardápio alemão sempre atrai. A festa iniciou muito movimentada, principalemnte por turistas, vai ser uma grande safra. Chama a atenção os fornos, que durante a Festa não atendem na Praça das Comunicações, somente na festa. Estão repletos de cucas e pães que pode-se sentir o aroma ao chegar. E são muito bons.

 

Gramado é uma máquina, seja pela iniciativa pública ou privada. em maio temos: Festa da Colônia, feira Feito em Gramado; Fórum de Estudos Turísticos; Festejar; SICC; programação noturna no Wood, Wish Serrano, Castelo Saint Andrews; Cosud. Falamos aqui de destaques, fora outros eventos na área de congressos, palestras, seminários. Parabéns aos responsáveis.

 

CONTRIBUINTE, olhe para isto...

Sessão Extraordinária para leitura de proposições

Na manhã de quinta-feira (02), a Câmara Municipal realizou sessão extraordinária para leitura de duas proposições protocoladas na Casa.

A primeira é o projeto de Lei Ordinária n° 018/19, do Executivo Municipal, onde o Município de Gramado fica autorizado a contribuir financeiramente com o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias – SINDTUR Serra Gaúcha.

PERGUNTA: POR QUE O MUNICÍPIO CONTRIBUIR FINANCEIRAMENTE COM O SINDICATO DA HOTELARIA, NÃO ENTENDI? PARA ONDE VAI O DINHEIRO? Não tem outras áreas mais necessárias para investir o dinheiro do contribuinte? Tem sim! O setor que mais lucra em Gramado precisa de dinheiro da Prefeitura?????????

Sobre o tópico assunto, como anda a conversa via Facebook:

Luia Barbacovi Tela, estes recursos estão sendo repassados ao Sinditur para a realização do Fórum Gramado de Estudos Turísticos. É uma parceria da Prefeitura e o Sinditur é o realizador. Este valor atende uma parte dos custos. É um investimento na nossa principal atividade e que trará visitantes de quase todos os Estados brasileiros. Parte deste valor é do fundo de turismo.

 

  • Tela Tomazeli Entendo, dessa forma abre a prerrogativa de a Prefeitura investir em outros eventos privados também, é isso, pois todos trazem um público que interessa a Gramado... Estou apenas fazendo uma reflexão sobre o assunto, que considero muito importante, inclusive por se tratar também do fundo de turismo...

     

  • Tela Tomazeli Vejo por exemplo a FESTEJAR, que esta acontecendo agora, um evento que trará um leque de importantes palestrares para o Seminário e está 'labutando' muito para conseguir se manter, a Prefeitura também pode dar suporte financeiro? É um público de eventos que interesse muito para Gramado ...

PLO 018/2019 - O Município de Gramado fica autorizado a contribuir financeiramente com o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias – SINDTUR Serra Gaúcha. O Município de Gramado fica autorizado a contribuir com o valor de até R$ 80 mil com o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias – SINDTUR Serra Gaúcha, com objetivo de fomentar a realização do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, de 09 a 11 de maio de 2019. A proposta foi aprovada por unanimidade e segue para Plenário

Tela

Caminhos de Caravaggio

Será lançado neste sábado, 4, em Farroupilha,o roteiro “Caminhos de Caravaggio”, que liga o município de Farroupilha a Canela, passando por Caxias do Sul e Nova Petrópolis. Algumas questões chamam a atenção, como a falta de informações mais detalhadas por parte dos criadores do Caminho, pressupõe-se a partir disso, uma certa pressa em colocar o produto no mercado, até porque a comemoração de Caravaggio é no dia 26 de maio.

O que questionamos é se, no percurso dos cerca de 200km, em torno de 10 dias de caminhada, depende do ‘pique’ do caminhante, as localidades já foram conscientizadas com relação a receber e os pontos de parada claramente definidos. Acreditamos que sim, mas, até o momento, não recebemos informações sobre isso, e já foram solicitadas, como também, aqui em Gramado, nenhum material, por mais que conversemos com pessoas chegou a população. O que se ‘comenta’ é que as setas amarelas levam ao Santuário de Farroupilha e as azuis ao Santuários de Canela. Aliás, se o caminho é o mesmo, porque setas de duas cores e nos dois lados da rua?

Com relação as setas, outra questão chama a atenção. Normalmente em roteiros de caminhadas as setas são colocadas em pontos estratégicos, para que o peregrino não se perca, aqui pintariam desnecessariamente praticamente todos os postes do roteiro, não bastasse, ainda pintaram flechas no asfalto e, fixaram flechas nas placas de sinalização oficiais. Isso é dano ao patrimônio público. O que nos reporta a pensar em um ‘marketing’ político de parte de seus criadores e um desconhecimento ou desinteresse por parte das secretarias de Turismo, responsáveis pelo gerenciamento do projeto nos municípios. Não sei nas outras cidades, mas aqui em Gramado a coisa não é bem assim, ou melhor, não seria, pois temos alguns padrões e não é possível admitir que externos venham aqui e mexam em nosso município sem um acompanhamento. Até onde sei o município tem em sua secretaria uma Turismologa e, um secretario que ganha muito bem e sua subsecretaria, para quê?

Seguimos. Vendo algumas poucas matérias sobre o caminho e comentários nas redes sociais, novamente puxo a questão do conceito do caminho. São usados termos, para quem fará o trajeto, de romeiros, caminhantes, turistas e, até o momento não vi a utilização do termo ‘peregrino’, o que sou. Vamos lá:

Peregrino: Aquele que percorre um caminho de busca por algo espiritual.

Romeiro: Nome dado a pessoa que viaja para uma determinada cidade afim de pagar uma promessa ou prestar devoção a um determinado santo.

Caminhante: Aquele que caminha. Caminheiro, andarilho, transeunte, viandante, viajante.

Turista: Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infraestrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades culturais, esportivas, dentre outras).

Eu acredito que todas as nomenclaturas cabem para “Os Caminhos de Caravaggio”, o que diferencia são os objetivos de cada um. Creio que a presença de romeiros se dará na época em que antecipa a comemoração de Nossa Senhora, serão centenas, talvez milhares, pagando suas promessas ou reivindicando por elas e, é um público bem especifico. Nesse período veremos, possivelmente, uma movimentação atípica. Saindo desse período o Caminho passa a ser um potencial a ser utilizados pelos peregrinos, que normalmente percorrem o trajeto sozinhos ou em grupos e são pessoas que, possivelmente já fizeram outras caminhadas como Compostela, Caminho da Fé, Caminhos da Missões, Caminho da Luz, Caminho de Fátima, etc... Também tem o segmento dos ciclistas que fazem os roteiros de bicicleta. 

Considero importante a educação com relação ao caminho pois cada público tem um perfil diferente, muito diferente, e os dois principais, o romeiro e o peregrino estão dentro desta diferenciação, inclusive financeira. O destino tem a capacidade de criar o 'apetite' para o usuário olha-lo de outra forma,  além de uma passagem, principalmente porque o término ou inicio da camainhada é a 7km daqui. Temos que observar todas as possibilidade de permanência, é uma questão de visão, simples assim.

O peregrino não leva valor, não leva dinheiro, isso é um dos principais pontos a ser trabalhado pela mídia e pelos municípios, de modo a não colocar em risco a vida dos mesmos, até o momento não vi nada disso. Mas, é um potencial ‘turista’ pois quando chega nas localidades tanto pode ficar em uma casa, escola, pousada ou em um hotel de melhor padrão, assim como usufruir da gastronomia proposta no caminho ou se lançar a uma experiência em um restaurante mais conceituado. Não caminha para isso, mas, tem potencial e Gramado deve saber explora isso.

Dessa forma, é importante que Gramado, não sei os outros municípios, mas que aqui se saiba que público estamos recebendo e, saber que o município não é a casa da mãe Joana, somos parte de um projeto mas temos regras. Espero que a Secretaria de Turismo corrija os equívocos e repasse informações consistentes para a população, afinal $ 13,209,24 mil é um bom salário para isso, o se é!

Para finalizar, parabéns aos responsáveis pela criação do 'Caminhos de Caravaggio', será muito positivo para todos nós, o farei na primeira oportunidade, chamado meus amigos peregrinos de outras caminhadas.

Tela Tomazeli

TELA TOMAZELI EVENTOS
nossa senhora passe a frente