Edição Nº 615 - 27/09/2018

27/09/2018

Prefeitura de Gramado saúda o Dia Mundial do Turismo

À esquerda, o primeiro prédio do Hotel Bertolucci, que posteriormente foi ampliado. Foto de 1928. Divulgação PMG

 

Ampliação do Hotel Bertolucci, com seus quatro prédios. Foto de 1949 ou 1950. Divulgação PMG

 

Desde 1918, quando o Hotel Bertolucci abriu as suas portas até os dias de hoje, o povo Gramadense foi incansável para que a nossa cidade fosse reconhecida nacional e internacionalmente como um dos destinos turísticos mais desejados.

A todos vocês que fizeram parte desta história e aos que continuam fazendo, o nosso reconhecimento neste Dia Mundial do Turismo.   Prepare-se! Vem aí um projeto muito especial para contar esta trajetória de sucesso.

 

Gramado, há 100 anos construindo uma história de Turismo.

27 de setembro - Dia Mundial do Turismo

 

Proprietários do Hotel Bertolucci, Pierina e Henrique Bertolucci. Foto de 1940. Divulgação PMG

 

Veranistas que ficavam hospedados no Hotel Bertolucci. O veraneio ocorria de dezembro a março. Naquela época, os hotéis ficavam fechados no inverno. Foto registrada entre 1935 e 1940. À esquerda, Henrique e Pierina, proprietários do hotel. Divulgação PMG

 

Veranistas do Hotel Bertolucci, que ficavam hospedadas de 15 dias a um mês nos hotéis, somente no verão. No inverno os hotéis fechavam. Foto de 1935. Divulgação PMG

 

Cartão postal com propaganda do Hotel Bertolucci, inclusive com salão de refeições. Foto de 1940. Divulgação PMG

Continue lendo
Festuris

Grupo Casa da Montanha anuncia novo hotel em Gramado

Grupo Casa da Montanha anuncia novo hotel em Gramado

Crédito: Sérgio Azevedo

 

Wood Hotel traz clima cosmopolita para a Serra Gaúcha

O Grupo Casa da Montanha inaugura em outubro um novo empreendimento em Gramado (RS), o Wood Hotel. Trata-se de um hotel design com conceito único na Serra Gaúcha e forte inspiração cosmopolita, ideal para famílias e casais apaixonados por boa hospitalidade, arquitetura, arte, design e gastronomia. Reservas já podem ser efetuadas pelo site www.woodhotel.com.br, com check in a partir de 12 de outubro.

 

Crédito: Sérgio Azevedo

 

Com a nova unidade, o Grupo Casa da Montanha amplia o leque de experiências disponíveis nos hotéis da empresa, que já conta com outros dois hotéis em Gramado (Casa da Montanha e Petit Casa da Montanha), ambos no centro da cidade, e o Parador Casa da Montanha, um glamping (acampamento com glamour) localizado próximo aos cânions de Cambará do Sul. 

 

Crédito: Sérgio Azevedo

 

“Sempre estamos em busca de novidades do setor hoteleiro. Para conceber o Wood Hotel, buscamos inspirações em várias partes do mundo até chegar ao conceito de um hotel contemporâneo, com atendimento despojado e voltado para um público com espírito jovem, globalizado. O Wood Hotel poderia estar em centros urbanos como Londres ou Nova York. Ao mesmo tempo, ele é muito ligado à região da Serra Gaúcha, demos muita ênfase a parcerias com nomes locais que agregam valor ao estabelecimento”, diz o diretor de marketing do Grupo Casa da Montanha, Rafael Peccin.

 

Crédito: Sérgio Azevedo

 

A expertise do Grupo Casa da Montanha, que em 2018 chega a 21 anos de atividades no Rio Grande do Sul, foi um dos fatores determinantes para o desenvolvimento do Wood Hotel, que alia inovação com aconchego e atenção às necessidades dos hóspedes. A madeira é o elemento central da decoração do empreendimento, que privilegia tons neutros e terrosos.

 

Crédito: Sérgio Azevedo

 

Nos 23 apartamentos e áreas comuns é possível conferir obras de artistas aclamados da região sul. Entre os destaques, a obra “Topomorfose”, um painel texturizado de madeira que envolve a lareira do lobby e desenvolvido pela designer e artesã Heloísa Crocco. Complementando o ambiente, um tapete artesanal criado pela artista plástica Inês Schertel, conhecida pelas criações com lã de ovelha inspiradas nos cenários dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e a mata nativa de araucária.

 

Crédito: Sérgio Azevedo

 

Sob comando do chef Rodrigo Bellora, o Wood Lounge Bar & Restaurante será aberto ao público e traz o conceito slow food, tendência gastronômica mundial na qual o chef trabalha com ingredientes frescos de produtores locais, sempre valorizando a culinária da região. O café da manhã terá uma versão estendida até às 17h, sendo um diferencial para quem prefere acordar tarde ou mesmo seguir uma agenda mais livre durante o dia. Para as demais refeições, o horário de funcionamento é das 12h às 24h.  No menu, chamam a atenção pratos como a salada de PANCs (plantas alimentícias não convencionais) com creme de amendoim e mini legumes, e snacks de polenta brustolada com milho orgânico e ragu de bochecha de porco. 

O bar do Wood Hotel será o elemento central do lobby e um dos grandes destaques do empreendimento, sendo uma excelente pedida para quem busca uma opção descontraída para curtir a noite de Gramado. A carta é repleta de drinques clássicos e autorais, servidos em um ambiente com ótima seleção musical que convida hóspedes e visitantes a aproveitarem ao máximo o espaço, sem hora para sair. Para esse trabalho, o Wood Hotel teve a consultoria do empresário e bartender Gustavo Wiesel, que já teve experiências atuando com bares em São Paulo e hoje é proprietário de um dos mais badalados bares/restaurantes de Gramado, o Toro

 

Crédito: Sérgio Azevedo

 

Crédito: Sérgio Azevedo

 

Crédito: Sérgio Azevedo

 

Crédito: Sérgio Azevedo

 

Crédito: Sérgio Azevedo

 

Crédito: Sérgio Azevedo

 

Crédito: Sérgio Azevedo

 

Crédito: Sérgio Azevedo

 

Crédito: Sérgio Azevedo

 

Crédito: Sérgio Azevedo

 

Vamos falar mais sobre o Wood nas próximas edições, mas Rafael Peccin adianta que ele será uma ótima opção para para os moradores e os turistas. 'O lobby com bar e restaurante terá uma super carta de vinhos e drincks, a gastronomia vinda dos produtores locais para a mesa, sob a tutela do chef Rodrigo Berolla. Será um local para curtir Gramado com uma pegada cosmopolita', diz ele. 

 

Ricardo Peccin e Marlene Peccin são responsáveis pelo projeto de arquiteta e pelo design de interiores do empreendimento e, outo detalhe superbacana é que o Wood também terá um residencial, no mesmo terreno, mas de frente para a Borges. O projeto, também assinado por Ricardo Peccin, vai contar com apartamentos semi-mobiliados e com serviços de camareiras do Hotel Casa da Montanha. É puro luxo!

Continue lendo
Prawer

Hotel Saint Andrews Castle é hexa no World Travel Awards

Hotel Saint Andrews Castle é hexa no World Travel Awards

Crédito: Divulgação

 

Hotel Saint Andrews Gramado recebeu novamente troféu em cerimônia do WTA no Equador, ocorrida no último dia 15 de setembro,  como Melhor Hotel de Luxo e Melhor Hotel Boutique Romântico da América do Sul no World Travel Awards Latin America 2018 

Hotel Saint Andrews Gramado, primeiro exclusive house do Brasil e membro da prestigiada associação Relais & Châteaux, ganhou, pelo 6º ano consecutivo, o prêmio World Travel Awards em duas categorias (Melhor Hotel Boutique Romântico e Melhor Hotel de Luxo da América do Sul).

Continue lendo
nenini

Mesa ao Vivo Rio Grande do Sul – Edição Gramado acontece de 16 a 18 de outubro

Mesa ao Vivo Rio Grande do Sul – Edição Gramado acontece de 16 a 18 de outubro

Crédito: Ricardo D'Angelo / Revista Prazeres da Mesa

 

Maior circuito de gastronomia do país desembarca em Gramado de 16 a 18 de outubro com programação que envolverá grandes nomes da cozinha nacional e local

De 16 a 18 de outubro, o Mesa ao Vivo Rio Grande do Sul – Edição Gramado, ação itinerante promovida pelo Mundo MESA que visita diversos estados brasileiros durante o ano, desembarca em Gramado. Um evento de lançamento do Hotel Wood abrirá o circuito no dia 16 à noite. Nos outros dois dias haverá programação com palestras, degustações, jantares e aulas em torno do tema “Comida de Verdade: a Vanguarda Gaúcha”.

A 15 minutos do centro da cidade, o Mesa ao Vivo será montado na Caza Wilfrido, construção centenária típica de imigrantes italianos, no coração de um sítio rodeado por matas naturais, com um riacho e uma roda d’água. Entre os chefs e profissionais do setor convidados estão Guga Rocha, Carlos Bertolazzi, Manu Buffara, Rodrigo Bellora, Marcos Livi e Marcelo Sartori, que preencherão os dois dias de evento com uma programação intensa de sabores e técnicas de cozinha.

 

Crédito: Ricardo D'Angelo / revista Prazeres da Mesa

Continue lendo
casa caracol

FESTURIS Gramado chega a sua 30ª edição e ganha lançamento em Caxias do Sul

Feira internacional de conceitos, conteúdo e negócios de turismo será apresentada com coquetel no dia 4 de outubro no Intercity Caxias do Sul

O 30º Festuris ocorre de 08 a 11 de novembro, no Serra Park, em Gramado. A Feira Internacional de Turismo é referência no setor turístico da América do Sul e reúne as principais marcas do turismo nacional e internacional. A feira, que ocupará 22 mil metros quadrados, no Serra Park em Gramado, contará, pela primeira vez, com lançamento em Caxias do Sul, para profissionais do turismo, imprensa e autoridades. O coquetel de lançamento apresentará no dia 4 de outubro, a partir das 19h, no Intercity Caxias do Sul, as novidades do evento e sua importância para o setor de turismo e negócios.

Continue lendo
malbec

Sagrado Mágico, exposição de Rita Gil

Crédito: Divulgação

 

Arquiteta e urbanista, artista visual e ativista cultural, Rita Gil dedica-se a pintura e escultura, entre várias outras formas de expressão artística. Com uma trajetória de 30 anos, numa carreira consolidada com inúmeras coletivas nacionais e internacionais, a artista que representa sua terra natal nos presenteará com sua 25ª exposição individual.

Com curadoria e texto de Clara Pechansky, a inauguração se dará na próxima quarta feira dia 03 de outubro, numa das mais conceituadas galerias de arte de Porto Alegre, a Gravura Galeria de Arte.

 

Crédito: Divulgação

Continue lendo
fenin
Luciano

Di Paolo comemora 15 anos em Gramado

 

A comemoração dos 15 anos da Casa Di Paolo Gramado acontece na próxima segunda-feira (01) com jantar para 102 pessoas e recepção dos sócios da casa, Paulo Geremia, Sandro Casagrande e Vagner de Marco.

A renda da venda dos convites, $ 10.200,00 foi destinada para a Fazenda Vale a Pena Viver Gramado, que trabalha com dependentes quimicos. O evento está sendo organizado, de forma voluntária, pela empresa Tela Tomazeli Ideias & Eventos.

* Convites esgotados

ABAV

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello na ABAV: reencontrando amigos, trocando abraços e abrindo negócios, iniciando a ABAV 2019 com Rogério Siqueira, CEO do Beto Carrero e Guilherme Paulus Presidente da GJP e . Crédito: Divulgação

Prêmio ADVB Maeketing. Turismo. Hard Rock Cafe

Fabiano Feltrin, Gabriela Ruschel Michaelsen, Guilherme Ruschel Michaelsen. Crédito: Divulgação

Vereador destaque


Daniel Fernando Koehler: obrigado querida comunidade de Gramado! Vereador Destaque 2018. Estamos juntos Gramado! Com prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci a esposa Joisse Monique Weber e o filho. 

AREA EVENTOS

Gramado inaugura reservatório de água inédito no Rio Grande do Sul

Com tecnologia importada dos Estados Unidos, município pretende acabar com a falta de água durante as altas temporadas

A Prefeitura Municipal de Gramado e a Corsan inauguraram nesta sexta-feira (28), com a presença de autoridades municipais e do Estado, além de diversos representantes da comunidade, o novo reservatório de água da cidade, situado na Rua Bela Vista, nº 200 (Rua da Aldeia do Papai Noel). O prefeito João Alfredo Bertolucci,  negociou com o Governo do Estado e com a companhia para trazer esse reservatório com o objetivo de evitar a constante falta de água na cidade, principalmente nas temporadas de Natal Luz, quando o número de turistas aumenta muito, além do consumo de água subir no verão. As tratativas iniciaram antes mesmo da posse do Prefeito, que teve a primeira reunião com a Corsan e o empresariado de Gramado logo após as eleições em 2016. Essa é uma das medidas de curto prazo para melhorar o abastecimento de água na cidade que a administração vem implementando.

 

Crédito: Jean Maidana/ASCOM SOP

Continue lendo

HASM inaugura sala de recuperação a pacientes pós-cirúrgicos

Após passar por reformas, o Hospital Arcanjo São Miguel de Gramado (HASM) inaugurou, nesta quinta-feira (27), uma nova sala de Recuperação destinada a pacientes pós-cirúrgicos. A unidade foi estruturada para atender mais de 12 pessoas, sendo que dois leitos são destinados a pacientes críticos, com necessidade de um suporte mais avançado com ventilação mecânica, dando assim maior segurança a eles. Essa é uma grande melhoria que visa beneficiar a comunidade Gramadense. O investimento foi de mais de R$ 820 mil, oriundos de recursos próprios da instituição, e atenderá a todos os convênios credenciados, público ou privado.

 

Crédito: Carlos Borges

Continue lendo

Últimos ajustes no projeto do Plano de Mobilidade Urbana de Gramado

Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, com Rubén Pesci, arquiteto e urbanista da CEPA Consultora. Crédito: Carlos Borges

 

Uma parte importante da Agenda Estratégica de Gramado é o Plano de Mobilidade Urbana, que busca encontrar soluções para a mobilidade da cidade e, atualmente, está em fase de ajustes finais pelas Secretarias de Planejamento e de Trânsito e a CEPA Consultora. As equipes vêm trabalhando no tema durante todo o mês de setembro, ajustando os principais pontos que são as adequações do já conhecido binário - composto pela Rua São Pedro (sentido norte-sul) e Rua Garibaldi – Avenida Borges de Medeiros (sentido sul-norte) - e a instituição da "ilha pedestre" na Avenida Borges de Medeiros (entre a Avenida das Hortênsias e a Rua Senador Salgado Filho).

Continue lendo

Gramado sedia duas grandes competições de artes marciais no final de semana, judô e jiu-jitsu ocorrerão no Perinão

Crédito: Carlos Borges

 

Neste final de semana, Gramado será palco de dois grandes eventos de artes marciais que esperam a participação de mais de mil atletas. As disputas ocorrem no Ginásio José Francisco Perini, o Perinão.No sábado (29), acontece a Copa Gramado de Judô, que reunirá cerca de 400 lutadores de todo o Estado para a disputa do torneio. Já no domingo (30), é a vez do jiu-jitsu mostrar a sua força esportiva na IX Etapa Copa Prime de Jiu-jitsu, que valerá pontos para o circuito gaúcho da modalidade. São esperados em torno de 600 atletas. Além disso, as duas disputas disponibilizaram 40 vagas para os alunos de projetos sociais do município - 20 para o judô e 20 para jiu-jitsu.

Continue lendo

Segurança pública será pauta de encontros no interior de Gramado

Com o objetivo de repassar orientações sobre segurança aos moradores da zona rural do município, a Prefeitura de Gramado, a Secretaria da Agricultura e a Brigada Militar irão retomar as reuniões sobre o tema nas comunidades do interior.

Continue lendo

Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas - ABEL e Câmara de Vereadores de Gramado firmam protocolo de intenções

Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas - ABEL  e Câmara de Vereadores de Gramado firmam protocolo de intenções

Presidente da Câmara de Vereadores assina protocolo. Crédito: Divulgação

 

A Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas - ABEL, representada pelo diretor de relações institucionais James R. Menezes de Carvalho firmou protocolo de intenções com a Escola do Legislativo, da Câmara Municipal de Gramado, durante sessão ordinária da última segunda-feira (24).

O objeto geral é de estabelecer a cooperação técnico-científica, cultural e o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, visando à formação, ao aperfeiçoamento e à especialização técnica de recursos humanos, bem como ao desenvolvimento institucional, mediante a implementação de ações, programas, projetos e atividades complementares de interesse comum entre a ABEL e a Câmara.

A cooperação e o intercambio mútuos consistirão na transferência de conhecimento, informações e experiências, ou quaisquer outras atividades de interesse comum das partes na área mencionada nesta cláusula, exceto informações protegidas pela legislação, pelo sigilo bancário e as consideradas de caráter confidencial pelas instituições cooperadas.

Continue lendo

Prefeito, Secretários e Vereadores visitam Pavilhão da montagem da decoração do 33º Natal Luz

Os trabalhos na produção da decoração de rua do 33º Natal Luz foram conferidos na tarde desta quarta-feira, dia 26, pelo Prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) e pelos secretários municipais. A visita foi também acompanhada pelos vereadores do MDB, Everton Michaelsen e Renan Sartori, Professor Daniel (PT) e pelos Progressistas Ubiratã Oliveira, Luia Barbacovi e Rafael Ronsoni. O Presidente da Gramadotur, Edson Nespolo, foi o anfitrião do encontro. Os proprietários da empresa 360º Engenharia e Entretenimento que executa o projeto preparado pela decoradora Claudia Casagrande informaram detalhes e sanaram dúvidas do grupo presente.  A partir do final da próxima semana o material começa ser colocado nas ruas iniciando pela iluminação nas ruas Garibaldi e São Pedro.

 

Credito: Cleiton Thiele

Continue lendo

Gramadozoo acolhe sete gambás órfãos

Crédito: Halder Ramos

 

O Gramadozoo recebeu na terça-feira (25) sete filhotes de gambá. Os técnicos do parque foram comunicados de um atropelamento no bairro Várzea Grande. Após fazer contato com o Setor de Fauna da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, foi até o local, que fica próximo ao zoo, e fez o resgate dos animais. “Infelizmente, a mãe estava morta. Os filhotes estavam dentro da bolsa da mãe”, diz Stadler.

 

Continue lendo

Semana Nacional de Trânsito levou Escolinha Itinerante para a Rua Coberta

Semana Nacional de Trânsito levou Escolinha Itinerante para a Rua Coberta

Crédito: Carlos Borges


A Semana Nacional de Trânsito, que encerrou nessa terça-feira (25), contou em Gramado com blitze, palestra e escolinha itinerante, visando conscientizar pedestres, motoristas e toda a comunidade para um trânsito mais seguro. No sábado (22), a Escolinha de Trânsito Itinerante esteve na Rua Coberta. Famílias Gramadenses, visitantes e os alunos da EMEI Branca de Neve participaram da atividade, equipada com bicicletas, triciclos, capacetes, cones para sinalização, placas de advertência e regulamentares, e pista em lona com sinalização horizontal. O Secretário de Trânsito, Luiz Quevedo, e os agentes de trânsito orientaram a programação do dia.

Continue lendo

Feijoada do Bem arrecadou 74 mil reais

Evento de caráter benemerente foi realizado no sábado e reuniu mais de 400 pessoas

Quando a solidariedade fala mais alto os resultados aparecem. O empenho de mais de 70 pessoas, entre comissão organizadora, jovens voluntários, pais, colaboradores e prestadores de serviços, empresas apoiadoras e patrocinadoras resultou em um grande evento de caráter benemerente. A 4ª edição da Feijoada do Bem, realizada no sábado, dia 22, na Casa Bertti, em Gramado, arrecadou 74 mil reais.

 

RECURSOS

Abatido das despesas, que somaram R$ 12.231,00, o resultado obtido foi de R$ 61.768,80, que foi repassado de forma igualitária para as duas entidades beneficiadas neste ano: o Centro de Reabilitação Emanuel da Região das Hortênsias e o Grupo Águia, coordenado pelo Janz Team. “Nosso sentimento é de profunda gratidão a todos, pois sem a colaboração de cada pessoa que está aqui hoje nós não estaríamos entregando estes resultados”, destacou Angelita Foss Ecker, integrante da comissão organizadora.

 

SUCESSO

Realizado pela primeira vez na Casa Bertti, junto a Villa Sergio Bertti, a 4ª Feijoada do Bem teve serviço de Irius Gastronomia, apresentação do Grupo Percussão do Samba e da Banda Neighbors. Após o almoço foi apresentada a prestação de contas do evento, sendo entregues os resultados para as duas entidades. Também aconteceu o sorteio de brindes e ao final o leilão de duas camisetas, uma do Grêmio e outra do Internacional, doadas por Gilnei Benetti. Com isso, foi arrecadado mais R$ 1.500 reais, que foram acrescentados ao resultado após o evento e repassados ao CRERH e ao Janz Team. A 5ª edição da Feijoada do Bem já foi confirmada, será em 1º de junho de 2019.

 

RELATÓRIO

Patrocínios        R$ 23.000,00

382 ingressos (adultos)       R$ 47.750,00

35 ingressos (crianças)       R$ 1.750,00

Leilão camiseta Grêmio       R$ 1.000,00

Leilão camiseta Internacional     R$ 500,00

TOTAL          R$ 74.000,00

DESPESAS         R$ 12.231,20

SALDO          R$ 61.768,80

 

RENDA REVERTIDA:

JANZ TEAM R$ 30.884,40

CRERH R$ 30.884,40

 

Comissão organizadora 2018 e Jovens Voluntários. Crédito: Divulgação

 

Fotos da Feijoada acesse:https://www.facebook.com/t.tomaze/media_set?set=a.2942751389200017&type=3

Lidio Carraro lança primeiro vinho de ânfora do Brasil

Giovanni Carraro. Crédito Alba Arte

 

Lote chega com 1,2 mil garrafas de um corte entre as variedades Merlot, Pinot Noir e Nebbiolo, elaboradas nas duas primeiras ânforas feitas com argila da propriedade da Lidio Carraro

O projeto é inédito no Brasil e chega com a proposta de oferecer um vinho único e surpreendente, fermentado em recipientes de terracota – cerâmica - produzidos com a argila do solo da propriedade da Lidio Carraro em Encruzilhada do Sul, Serra do Sudeste Gaúcho. O vinho da Safra 2018 é um corte das variedades Merlot, Pinot Noir e Nebbiolo, e expressa a filosofia purista da vinícola instalada no Vale dos Vinhedos. Colecionadores e apreciadores de vinhos inusitados poderão adquirir as 1,2 mil garrafas em avant-première durante a Wine South America.

 

Crédito Alba Arte

Continue lendo
nossa senhora passe a frente