Edição Nº 606 - 02/08/2018

02/08/2018

Luxo é a palavra para o mês de agosto em Gramado!

Luxo é a palavra para o mês de agosto em Gramado!

No Restaurante Galangal registramos ... Crédito: Tela Tomazeli

 

No início desta semana aproveitamos a trégua da chuva e saímos cedinho para fotografar. Talvez para muitos, fotografias do nascer ou do pôr do sol sejam corriqueiras, mas, para nós é sempre uma contemplação única. A luz nascendo nas montanhas, a transformação que ela provoca nas cores do céu, nas fachadas, nos objetos, na natureza, invade a alma deixando-a em estado pleno. Assim, acompanhamos essa dádiva, do amanhecer ao anoitecer e dividimos com você prezado Leitor.

Gramado pode ser vivido de várias formas, perceba-o em todas as suas peculiaridades e prepare-se, pois o mês de agosto será de muito bom gosto em Gramado, é só evento top!

Tela Tomazeli

Editora

 

Amanhece no Vale do Quilombo. Crédito: Tela Tomazeli

 

No céu azul a magnitude da lua. Crédito: Tela Tomazeli

 

Rótula das Bandeiras. Crédito: Tela Tomazeli

 

Kikito, estatueta ícone do Festival de Cinema. Crédito: Tela Tomazeli

 

RS 115. Crédito: Tela Tomazeli

 

RS 115. Crédito: Tela Tomazeli

 

Jardim na Praça das Etnias. Crédito: Tela Tomazeli

 

Anoitece em frente a minha casa. Crédito: Tela Tomazeli

 

Anoitece. Crédito: Tela Tomazeli

 

Na fábrica onde jateio as minhas bicicletas para serem decoradas, Linha Ávila. Crédito: Tela Tomazeli

 

Entres os escombros da fábrica. Crédito: Tela Tomazeli

 

A luz nas edificações. Crédito: Tela Tomazeli

 

Manhã de sol banha os prédios em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

Casa portuguesa na Praça das Etnias. Crédito: Tela Tomazeli

 

Fui a feira. Crédito: Tela Tomazeli

 

O dia recém amanhce e os colonos já estão com delícias quentinhas, distribuindo aroma na Praça das Etnias.Crédito: Tela Tomazeli

 

Lindas elas transformam o caminho em um tapete de flores. Crédito: Tela Tomazeli

 

Do Leitor:

Tela, querida, ninguém mais sabe fotografar com tanta emoção e sensibilidade como tu. Como teu filho deve ser feliz de ter essa mamãe que sente na pele - e nas lentes - o por e o nascer do sol. Tela, "sai do armário" de Gramado, vai pelo mundo fazer o sucesso que mereces. Beijo/abraço/Conill

prawer

Gramado é o endereço do luxo em agosto

Em sua terceira edição, o Gramado Winter Season traz destaques do mercado premium nacional e internacional para a serra gaúcha 

O cobiçado e ainda pouco compreendido universo premium tem espaço privilegiado entre 4 e 26 de agosto com o Gramado Winter Season 2018. O evento sob comando da empresa Histórias Incríveis chega a sua terceira edição e invade as dependências da Villa Bertti, endereço que esbanja charme e bom gosto em seus 40 mil metros quadrados. Ali se realizam workshops, palestras, experiências sensoriais e gastronômicas em torno de cinco temas-base: Arte, Moda, Música, Cinema e Gastronomia.

Continue lendo

Mesa de cinema em 12 edições exclusivas

Mesa de cinema em 12 edições exclusivas

Fernanda Pandolfi. Crédito: Divulgação

 

No conforto de uma sala superpremium dentro da Villa Bertti,  gastronomia e cinema se fundem em uma experiência única para apenas 12 participantes. A noite começa com um brinde de boas vindas  e segue com a exibição do filme.  Depois, vamos para o debate à mesa, com a jornalista Rejane Martins, idealizadora do projeto,  a chef Fernanda Griebeler, da Fouet Gastronomia,  e convidados para conversar sobre cinema e gastronomia e nos deliciarmos com os pratos extraídos da tela. As sessões se desenvolvem de domingo à quarta, às 19h, de 5 a 22 de agosto.  Dia 15 de agosto, a edição será especial para comemorar os dois anos da plataforma Ida e Volta da jornalista Fernanda Pandolfi inspirada no filme Comer, Rezar e Amar. Nesta  data, o evento tem formato um pouquinho diferente,  será realizado no restaurante da Villa e tem capacidade para 60 pessoas.

Confira os filmes especialmente selecionados para o Mesa de Cinema no Gramado Winter Season 2018:
 

Continue lendo

Carne e fogo sob comando feminino

Carne e fogo sob comando feminino

Crédito: Divulgação

 

Clarice Chwartzmann ministra curso sobre churrasco destinado a mulheres

Dia 7 de agosto, terça-feira,  no Gramado Winter Season,  a churrasqueira Clarice Chwartzmann prova que mulher pode brilhar também fazendo churrasco. Desta vez, o evento abre a oportunidade para que os homens possam participar juntamente com suas mulheres para conferir os ensinamentos  de Clarice e, talvez, contribuir com alguma dica, ou aprender novos macetes com a churrasqueira.  O certo é que um belo e delicioso churrasco está garantido, regado a boas conversas, bebidas e aprendizado.  

Continue lendo
malbec

Sabores da França: jantar temático trará a essência da cultura francesa para o Wish Serrano

Sabores da França: jantar temático trará a essência da cultura francesa para o Wish Serrano

Crédito: Divulgação

 

No próximo sábado (4), às 20h, o Wish Serrano, será a casa oficial de uma noite inspirada na gastronomia francesa. O jantar faz parte do projeto “Sabores do Mundo”, programação que traz diferentes países homenageados em eventos temáticos sazonais ao longo de todo o ano.

Continue lendo

O Hotel Saint Andrews, localizado em Gramado, em parceria exclusiva com o destino Vik Chile, do Vale de Millahue, no Chile, apresenta mais uma incrível experiência, o Festival Enogastronômico

O Hotel Saint Andrews, localizado em Gramado, em parceria exclusiva com o destino Vik Chile, do Vale de Millahue, no Chile, apresenta mais uma incrível experiência, o Festival Enogastronômico

Hotel Saint Andrews. Crédito: Divulgação


Programação une a gastronomia dos dois destinos em jantar e almoço harmonizado com vinhos chilenos da vinícola Vik, um dos símbolos da hotelaria de alto padrão

O Hotel Saint Andrews, localizado em Gramado (RS), em parceria exclusiva com o destino Vik Chile, do Vale de Millahue, no Chile, apresenta mais uma incrível experiência, o Festival Enogastronômico Vik Chile, realizado entre os dias 24 e 26 de agosto (sexta a domingo). Entre as semelhanças, os dois são premiados pela gastronomia, arquitetura e por suas experiências exclusivas valorizando a região em que estão localizados.

Na ocasião, os hóspedes e convidados participarão de uma imersão cultural e gastronômica entre as duas regiões. Os variados temperos e os premiados vinhos chilenos vão invadir a Serra Gaúcha para uma noite repleta de cores e sabores. 

Continue lendo

Festival da Provença com vinhos rosé no Saint Andrews

Festival da Provença com vinhos rosé no Saint Andrews

Crédito: Divulgação

 

O Hotel Saint Andrews apresenta uma experiência que promete enaltecer a gastronomia e enologia da região mais charmosa da França, Provença. Entre os dias 03 a 05 de agosto, os hóspedes do Castelo terão a oportunidade de mergulhar neste universo.

Para iniciar o programa, os hóspedes participarão de uma degustação à base de anisete, um licor francês que promete agradar até os paladares mais exigentes, que será feita no living do hotel.

No sábado, o jantar principal será no premiado restaurante Primrose, com um menu exclusivo harmonizado com as melhores safras de vinhos rosés — em que Provença é uma das maiores produtoras da região francesa — e tinto, ambas originadas do Sul da França. 

Continue lendo

Com exposições simultâneas, Miniarte traz mais de 240 obras para Gramado

Com exposições simultâneas, Miniarte traz mais de 240 obras para Gramado

Zoravia Bettiol. Crédito: Divulgação

 

Artistas nacionais e internacionais assinam os trabalhos

No ano em que comemora 15 anos, com mais de 30 edições realizadas e 12 coleções que já percorreram os cinco continentes, o projeto Miniarte promoverá uma grande celebração, trazendo para Gramado três exposições simultâneas e exatas 244 obras de artistas nacionais e internacionais. A inauguração das mostras ocorre no próximo sábado (4), às 11h, no Centro Municipal de Cultura, com a participação do quarteto de cordas de Gramado.

Continue lendo
casa caracol

Notas da Editora

Licitação para decoração do Natal Luz

Na última terça-feira (31) era para ter acontecido uma nova licitação para contratação da empresa que fará a execução do projeto de decoração do Natal Luz 2018/19, a partir do recurso de uma das empresas que não havia apresentando um documento na primeira licitação. Chegamos a Gramadotur 14h5min e, na sala onde estavam os interessados, foi informado que a empresa que havia vencido a primeira licitação entrou com recurso para que não acontecesse a nova licitação. Dessa forma o evento foi suspenso, até que a juíza de Gramado possa avaliar os documentos referentes, e que a Gramadotur se manifeste.

Na prática, segundo informações que obtivemos, a situação é a seguinte: aguardar a manifestação da juíza ou a Gramadotur suspender a primeira licitação e realizar outra, partindo do zero. De uma forma ou de outra, a execução da decoração do Natal Luz já está prejudicada e, segundo nos informou a responsável pelo projeto, Claudia Casagrande, não há tempo hábil para colocar a decoração nas ruas de Gramado até a data de abertura do evento, 25 de outubro.

 

Recebido às 16h21 do dia 01/08/2018 e publicado na íntegra

Boa tarde Tela!

Estou encaminhando abaixo e em anexo a posição oficial da empresa vencedora da licitação da Decoração do 33º Natal Luz de Gramado/RS.

Qualquer dúvida fico a tua disposição.

Att

Grace C. P. Martins

 

NOTA OFICIAL DA EMPRESA LEODIR AUGUSTO HANDOW EIRELI

Prezada Tela Tomazeli

Como sabemos que estás sempre ao lado da verdade e da transparência, buscando defender o interesse público, gostaríamos de esclarecer alguns pontos sobre o processo licitatório da Decoração do 33º Natal Luz.

A licitação foi realizada dia 17.07.2018 restando vencedora a empresa LEODIR AUGUSTO HANDOW EIRELI ME, do gramadense Leodir Augusto Handow,

Na oportunidade a empresa Thiele Eventos foi desclassificada por não apresentar documento essencial solicitado no edital.

* Portanto, o que poderia ter acontecido ontem, teria sido a continuidade da mesma licitação. E não uma nova licitação como foi citado.

O que todos desejam é que a execução da decoração seja iniciada o mais rápido possível, cumprindo os prazos determinados para que a cidade esteja totalmente decorada na abertura do evento.

A empresa vencedora tem o maior interesse que tudo ocorra dentro do cronograma. Por isso importante esclarecer que a iniciativa de arrastar o processo de forma indefinida não foi nossa.

A empresa desclassificada é que está atrasando o processo. Inconformada com sua falta de cumprimento das exigências do edital, que provocou sua desclassificação, entrou com recurso.

A situação da Thiele já havia sido analisada durante a licitação no dia 17.07 e seu pedido negado pela Gramadotur. Porém eles entraram com recurso administrativo e a Gramadotur, de forma inédita, reviu sua decisão.

Só a título de exemplo, na licitação da cenografia do Festival de Cinema 2018, que aconteceu dias após, uma empresa foi desabilitada pelo mesmo motivo e a Gramadotur manteve sua desclassificação.

A empresa vencedora somente entrou com mandado de segurança porque teve seu direito ferido. Tanto é verdade que a justiça também entendeu desta forma, nos dando razão e mandando que não fosse dado continuidade na licitação, que já tem vencedor.

Inclusive no despacho judicial a juíza cita seu estranhamento pela mudança de opinião da Gramadotur, sendo que o posicionamento judicial é sempre de que o documento faltante, neste caso o cronograma físico/financeiro, é requisito essencial da licitação.

Para finalizar, é importante frisar que todo nosso esforço é no sentido de que a justiça seja feita o mais breve possível para que possamos dar início à execução da Decoração. O que faremos com todo empenho e excelência sabedores da relevância que o Natal Luz tem para a imagem de Gramado e a sua importância para o turismo brasileiro.

 

TELA TOMAZELI - * Não citei que a licitação em questão seria uma nova licitação. Veja o conteúdo publicado no texto: Na prática, segundo informações que obtivemos, a situação é a seguinte: aguardar a manifestação da juíza ou a Gramadotur suspender a primeira licitação e realizar outra, partindo do zero

 

TELA TOMAZELI - A mim parece que a empresa EODIR AUGUSTO HANDOW EIRELI me toma por tendeciosa e, em momento algum me sinto nessa posição na nota ou na gravação feita através de transmissão direta no Facebook. Apenas relatei o ocorrido, inclusive não citando o nome das empresas. A gravação com a advogada foi espontânea, visto que, por parte da equipe da Gramadotur, responsavel pela licitação, fui tratada de forma grosseira, presenciada por todos e, quem se dispos a gravar comigo foi a Dra. Carla, inicitiva que vossa pessoa não teve, pois, equanto gravava com ela, s senhora e seu cliente sairam da sala e não os encontrei mais. https://www.facebook.com/t.tomaze

 

E o Palácio de Ofertas...

Moradores, ambientalistas, veranistas, turistas estão revoltados com a possibilidade da área do Parque do Palácio em Canela receber a interferência da construção civil, querem edificar ali um centro de eventos. Várias ações estão sendo feitas e uma delas é absolutamente criativa, acesse http://www.palaciodeofertas.com/ e veja com seus próprios olhos. Cabe registrar também manifestações por parte da Prefeitura Municipal de Canela, a qual envia funcionários para intimidar as manifestantes. Lamentável!

FENIN

“Batalha de Startups” dará 100 mil reais ao melhor projeto em Gramado/RS

“Batalha de Startups” dará 100 mil reais ao melhor projeto em Gramado/RS

Batalha das Startups da edição de 2016. Crédito: Cássio Brezzola

 

Mais de 4 mil empreendedores reunidos, dezenas de palestrantes de alto nível e mais de 100 startups. Este é o ecossistema criado para a Gramado Summit que ocorre de 08 à 10 de agosto em Gramado, na Serra Gaúcha. Além de palestras com grandes nomes como José Galló (CEO Lojas Renner), David Randon (CEO Randon), Andreas Blazoudakis (cofundador da Movile), Lívia Cunha (fundadora da CUCO Health), Marina Dias (CEO da Gupy), entre outros, o evento dará palco a mais de 100 startups para que apresentem seus projetos inovadores aos participantes e possam assim captar o interesse e o aporte financeiro de investidores que estarão pelos corredores do evento de olho nas melhores ideias.

Em debate, o futuro e a criação de soluções capazes de mudar o mundo em que vivemos. Serão 34 horas de intensa programação durante três dias. Ao mesmo tempo em que grandes nomes do empreendedorismo brasileiro tomarão conta dos palcos de conteúdo para debater sobre o mercado de inovação no passado, no presente e no futuro, a feira de startups estará criando o mundo dos negócios nos próximos anos.

“Batalha de Startups” - veja como funciona lendo mais!

Continue lendo

Festival de Cinema de Gramado terá sua edição mais inclusiva em 46 anos

Festival de Cinema de Gramado terá sua edição mais inclusiva em 46 anos

Crédito: Cleiton Thiele

 

Pensando em proporcionar acessibilidade a todos que desejam viver o maior festival de cinema ininterrupto do Brasil, o Festival de Cinema de Gramado realiza em 2018 a edição mais inclusiva de sua história. Pelo menos 12 filmes terão recursos de acessibilidade como audiodescrição ou legenda descritiva (closed caption), possibilitando que pessoas com deficiência consigam prestigiar a exibição dos filmes.

Continue lendo

EducaVídeo prepara cinco produções para o 46º Festival de Cinema de Gramado 

EducaVídeo prepara cinco produções para o 46º Festival de Cinema de Gramado 

Crédito: Clara Casagrande

 

Cinco produções estão sendo preparadas pelos alunos do EducaVídeo para o 46º Festival de Cinema de Gramado, que ocorre entre 16 e 25 de agosto. A Corrida pela Vida é o tema da principal delas, um documentário cuja produção iniciou ainda em 2017. A fase atual é de edição e finalização. Tudo feito pelos próprios alunos. 

Filmes serão apresentados na noite de 16 de agosto, no Palácio dos Festivais.

Continue lendo
AREA EVENTOS

O arquiteto Rubén Pesci, que está à frente deste desafio junto com a administração de Gramado, concede essa entrevista especial antecipando algumas conclusões do processo de colaboração da sociedade na busca da transformação do futuro de nossa cidade

O arquiteto Rubén Pesci, que está à frente deste desafio junto com a administração de Gramado, concede essa entrevista especial antecipando algumas conclusões do processo de colaboração da sociedade na busca da transformação do futuro de nossa cidade

Crédito: Divulgação

Prefeitura de Gramado

Por Renato Martins - Diretor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Gramado

 

Está chegando a hora de Gramado conhecer a apresentação pública da AGENDA ESTRATÉGICA E DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA para a nossa cidade.

O trabalho que a Prefeitura Municipal está desenvolvendo juntamente com a equipe da CEPA, consultoria liderada pelo arquiteto argentino Rubén Pesci, será apresentado à sociedade Gramadense no dia 8 de agosto, às 19h, no Centro de Eventos da UFRGS - Auditório Locatelli (Rua São Pedro 663).

Venha participar desse momento muito especial para a comunidade, onde juntos vamos planejar o futuro de Gramado para os próximos 30 anos. A entrada é franca!

O arquiteto Rubén Pesci, que está à frente deste desafio junto com a administração de Gramado, concede essa entrevista especial antecipando algumas conclusões do processo de colaboração da sociedade na busca da transformação do futuro de nossa cidade. Confira:

Continue lendo

Inscrições abertas para o Concurso Melhor Chef, Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Inscrições abertas para o Concurso Melhor Chef, Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Crédito: Divulgação

 

Cozinheiros podem se inscrever até o dia 17 de agosto para concorrer ao Troféu Concha de Cristal.

Chefs da Região das Hortênsias já podem se inscrever para participar do Concurso Melhor Chef do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, competição que escolhe o destaque da cozinha valorizando e fomentando a gastronomia local.

Em parceria com o Uruguai, país homenageado desta edição, o tema deste ano é “O mar chegou à mesa. Brasil, Uruguai e seus pescados’’. Os participantes terão que criar receitas inspiradas na cozinha dos dois países e utilizar peixes ou frutos do mar comuns na mesa de brasileiros e uruguaios.

Continue lendo
Tela Tomazeli

Programação da Geronto Fair, feira que acontece em setembro no Serra Park, discutirá a qualidade de vida dos idosos

Programação da Geronto Fair, feira que acontece em setembro no Serra Park,  discutirá a qualidade de vida dos idosos

Dr. Alexandre Kalache médico especialista em envelhecimento. Crédito: Divulgação

 

Entre os palestrantes destaque para a presença do Dr. Alexandre Kalache, maior especialista em envelhecimento do país

A qualidade de vida na terceira idade terá um espaço privilegiado para debate na Geronto Fair. Em sua primeira edição, a feira promovida pela Merkator Feiras e Eventos será realizada nos pavilhões do Serra Park em Gramado/RS e terá uma ampla programação com várias palestras que abordarão o tema em suas mais diversas faces. Entre os destaques estão a palestra como maior especialista em envelhecimento do país, Dr. Alexandre Kalache, o case que discutirá as características da Cidade da Longevidade, Veranópolis/RS, e o Seminário de Marketing 60+.

Continue lendo

Carazinho será a casa dos colunistas sociais

Carazinho será a casa dos colunistas sociais

Casal proprietário do Hotel Plaza Sul, Marta Maria Perosso e Francisco Matiotti. Crédito: Cristiani Lauxen

 

Encontro da Associação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul, será realizado pela primeira vez na região norte do estado

Colunista Social Luciano Baumgardt. Crédito: Cristiani Lauxen

Durante os dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro o Hotel Plaza Sul em Carazinho irá receber os colunistas sociais, membros da Associação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul para um encontro de estudos, conhecimento da cultural e turístico da cidade anfitriã. O encontro está sendo organizado pelo colunista social, publicitário e jornalista Luciano Baumgardt, que neste ano de 2018, completa 20 anos de coluna social. O evento conta com o total apoio do Hotel Plaza Sul, Prefeitura Municipal de Carazinho, Associação Comercial e Industrial – Acic, Helios Coletivos e Cargas e Bier Site.

Na programação um city tour comandado pela artista plástica, pós graduada em História da Arte e mestre em educação Ilse Ana Piva Paim, irá apresentar a cidade no contexto histórico. Já a Associação Comercial e Industrial de Carazinho – Acic promoverá um “Ideias na Mesa”, tradicional evento que trás como convidado todas as semanas uma personalidade empresarial e ou política para debater, fará uma edição especial com os colunistas da Acors, já passaram pelo “Ideias na Mesa” o governador José Ivo Sartori, a presidente da Federasul, Simone Leite, o ex-ministro do trabalho Ronaldo Nogueira, os senadores Ana Amélia Lemos e Lasier Martins, entre os deputados federais, destaca-se a participação de Márcio Biolchi e Gerônio Görgen.

Para este final de semana Luciano Baumgardt está programando algumas surpresas para os colunistas, mas tem como principal foco apresentar Carazinho como ela é, sua hospitalidade, sua gastronomia típica, seus usos e costumes.

O evento inicia na sexta-feira dia 31 de agosto, com um coquetel de boas vindas oferecido pelos proprietários do Hotel Plaza Sul, Marta Maria Perosso e Francisco Matiotti. E encerra no domingo ao meio, quando o prefeito Milton Schmitz e a primeira dama Andreia Schmitz recebem os colunistas para um almoço com o prato típico de Carazinho, o qual carrega sabor, história e solidariedade. Prefeito de Carazinho Milton Schmitz e a primeira dama e secretária da Ação Social Andreia Schmitz. Crédito: Cristiani Lauxen

Garibaldi Gastrô, uma jornada pela enogastronomia nesse inverno

Garibaldi Gastrô, uma jornada pela enogastronomia nesse inverno

Crédito: Divulgação

 

Evento com aulas de gastronomia, cursos de degustação e jantar na Maria Fumaça terá sua segunda edição dias 16 e 17 de agosto

Aproveitar o inverno de Garibaldi com ótimos vinhos, aprendendo sobre o universo da gastronomia e ainda desfrutar de um jantar único servido dentro da Maria Fumaça é mágico! Dois dias de encontros memoráveis é o que vai oferecer o Garibaldi Gastrô nessa sua segunda edição. Promovido pelo SHRBS Garibaldi (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), o evento terá uma programação de oficinas, degustações e aulas show com grandes chefs de cozinha e sommeliers nos dias 16 e 17 de agosto, na Confraria da Tramontina. O fechamento será na noite de sexta, com um jantar por adesão nos vagões da Maria Fumaça. Após o jantar, o trem ainda fará um passeio de ida e volta a Carlos Barbosa.

 

Crédito: Divulgação

Continue lendo
nossa senhora passa a frente

ATUALIZAÇÃO DA SEMANA