Edição Nº 596 - 24/05/2018

24/05/2018

Prefeito de Gramado fala das providências perante a greve

Prefeito de Gramado fala das providências perante a greve

Crédito: Divulgação

 

 

Prefeitura promove reunião entre sociedade e poder público

para definir próximas ações em Gramado

Buscando deixar a comunidade a par dos serviços prejudicados em Gramado com a paralisação dos caminhoneiros, que ocasionou o desabastecimento de combustível na cidade, bem com buscar soluções conjuntas, o prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, se reuniu na tarde desta segunda-feira (28) com representantes da sociedade civil e organizada, Legislativo, forças de segurança, órgãos públicos, imprensa e comunidade.

“Estamos diante de uma situação que a gente não consegue governar, não consegue dominar. É um problema nacional e isso faz com que a gente tenha que se unir ainda mais. Gramado sempre foi muito forte com os apelos comunitários e a sociedade civil sempre respondeu muito bem. É por isso que nós estamos convocando vocês para que contribuam com o Executivo para dialogar, para que a gente encontre soluções mais rápidas buscando minimizar os efeitos dessa grande crise”, disse o prefeito Fedoca, que apresentou aos mais de 100 participantes um relatório da administração em relação a seus recursos e provimentos.

A partir do encontro, uma comissão entre o Executivo, Legislativo, forças policiais, Judiciário e entidades foi criada, visando acompanhar a crise da falta de combustível e traçar as primeiras ações, definindo as prioridades para o município. Essa comissão fará contato direto com o Gabinete de Crise do Estado do Rio Grande do Sul.

Calamidade Pública – O prefeito Fedoca prorrogou a situação de calamidade pública nos serviços municipais, em virtude do desabastecimento e/ou escassez de combustíveis, visando economizar recursos. A prorrogação terá vigência enquanto persistir este quadro, quando será revogada.

 

Confira como ficam os serviços da Prefeitura nos próximos dias:

EDUCAÇÃO

- As aulas permanecem suspensas nesta terça-feira (29).

- Na quarta-feira (30), serão retomadas as aulas em todas as escolas de educação infantil e de ensino fundamental.

- De quarta-feira (30) a sexta-feira (1º), as aulas da educação infantil iniciarão às 7h devido aos horários de ônibus.

- A Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve estará com as aulas suspensas também aos finais de semana, até segunda ordem.

- Ainda nesta segunda-feira (28), a Secretaria da Educação convocou uma reunião com diretores das escolas para colocá-los a par da situação e na quarta-feira (30) uma nova avaliação do quadro será feita.

- As 27 escolas estão abastecidas com gás e merenda por mais três dias. Dessa forma, está sendo feita uma readaptação dos cardápios com acompanhamento das nutricionistas buscando minimizar os desperdícios.

- As empresas terceirizadas estão relatando dificuldades para cumprir seus contratos em virtude da ausência de combustível e prometeram que até sexta-feira, 1º de junho, vão tentar segurar a normalidade dos serviços.

- As rotas normais de transporte escolar serão mantidas até que tenha combustível na Secretaria de Obras.

- Transporte Universitário: retorna terça-feira (29), com seus itinerários e horários padrão, salvo os casos em que as Universidades tenham cancelado suas atividades.

 

SAÚDE

Hospital de Gramado

- Há diesel somente para mais cinco dias. Dessa forma, medidas restritivas foram adotadas, priorizando o aquecimento da água.

- Materiais e medicamentos do Hospital duram para mais de uma semana.

- As 58 cirurgias marcadas para ocorrer nesta semana serão realizadas com material já assegurado. Porém, agendamento de novas cirurgias não estão ocorrendo.

- Atendimento normal em urgências e emergências.

- Oxigênio suficiente para 15 dias.

 

- Postos de saúde: Atendimentos de terça (29) a sexta (1º)

   CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE (POSTÃO): abertura no horário normal às 7h. O fechamento será antecipado para as 18h30min.

   UBS FLORESTA E UBS PIRATINI: serão fechadas e as agendas de consultas transferidas para atendimento no Centro de Saúde (Postão).

   UBS JARDIM, CARNIEL, CAIC E PÓRTICO: Ficam mantidos os horários normais de atendimento, pois são unidades distantes do centro.

   UBS VÁRZEA GRANDE E ESF VILA OLÍMPICA: abrirão no horário normal e terão seus fechamentos antecipados para as 18h30min.

   CAPS: manterá atendimento em seu horário normal.

 

-Há oxigênio razoável em depósito. Os abastecimentos ocorrem em todas as segundas-feiras e quintas-feiras e nesta segunda foi abastecido.

-Para o transporte de pacientes, a Secretaria está adotando medidas para que não haja interrupção, principalmente nos casos de hemodiálise, urgência e emergência.

-Na quarta-feira (30), uma nova reunião vai acontecer com as chefias das unidades de saúde para reavaliar a situação.

 

MEIO AMBIENTE

- Cancelada a audiência pública sobre coleta de lixo que ocorreria dia 31 de maio, quinta-feira, no polo da UAB de Gramado, no bairro Moura. A audiência será reagendada.

- Coleta seletiva – A coleta seletiva sofreu ajustes para que possa ser mantida e ocorrerá uma vez ao dia, junto com a coleta de resíduos orgânicos, a partir das 7h, conforme cronograma abaixo:

   Diário: Centro e Av. das Hortênsias (Vale do Bosque/Cabritos);

   Segunda e Quinta: Floresta, Piratini, Dutra, Moura, Mato Queimado, Lagos de Gramado e Bosque;

   Terça e Sexta: Pórtico I e II, Casagrande, Carazal, Vale dos Pinheiros, Várzea Grande, Primeiro de Maio e Belvedere

   Quarta e Sábado: Vila do Sol, Av. Trabalhador, Altos da Viação, Três Pinheiros, Jardim, Prinstrop, Bavária, Planalto, IpêAmarelo, Tirol, Lago Negro, Av. Central, Jardim Bela Vista, Loteamento São Miguel, Belvedere, Carniel e Vivendas.

Além disso, os grandes geradores, como hotéis e restaurantes, podem levar resíduos diretamente à área de gestão de resíduos do Município, localizada na Rua Serafim Benetti, 1200, no horário das 13 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

 

AGRICULTURA

- Os atendimentos ordinários com máquinas, não emergenciais, estão suspensos. A Secretaria mantém apenas serviços de semeadura, repicagem, irrigação e multiplicação de plantas, todos realizados no Horto Municipal. Será mantida a irrigação dos canteiros de flores recém transplantados da cidade e serviços de orientação ao produtor, plantão para emergências.

Radiografia da situação dos agricultores:

Criadores de aves: os estoques de alimentos para os aviários devem durar entre cinco e sete dias. Faltam insumos para composição de ração. A Secretaria está em contato direto com as integradoras e monitorando a situação.

Produção de leite: os cooperados da Cooperativa Piá estão com recolhimento garantido até faltar as embalagens para comercializar o leite. O problema não é só o recolhimento de leite, mas também receber dos fornecedores as embalagens que armazenam a matéria-prima.

Feira do produtor: foi proposta à comunidade, pela Secretaria da Agricultura, a realização de uma feira do produtor para evitar a perda dos alimentos da agricultura familiar. A situação está sendo articulada com agricultores, que estão analisando as sugestões e dialogando com EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associações.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

- O Conselho Tutelar atenderá 24 horas, normalmente, assim como o Abrigo Municipal.

- CRAS I e II, CREAS e Habitação funcionarão das 12h30min às 18h30min.

- A Secretaria da Assistência Social terá atendimento a partir das 8h. Os veículos da Assistência Social serão utilizados para ações emergenciais de atendimento à comunidade.

- As aulas dos projetos Sapeca e Força Jovem estão suspensas.

- O Serviço de Convivência para Idosos permanece, nas duas sedes do CRAS.

 

OBRAS E GOVERNANÇA
- Os serviços estão interrompidos momentaneamente. Estão mantidos os plantões emergenciais e alguns trabalhos próximo da secretaria, que não exigem uso de combustível.

 

PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE

- Permanecem as ações de fiscalização.

 

ESPORTE

- Os projetos sociais esportivos estão suspensos, acompanhando o calendário escolar.

- As competições desta segunda-feira (28) estão canceladas. Na terça-feira (29), a Secretaria informará se as competições da semana irão ocorrer ou se serão suspensas.

 

GOVERNANÇA

Os serviços estão interrompidos momentaneamente.

 

PROCURADORIA
As audiências em que a Procuradoria deveria representar a Prefeitura estão suspensas.

 

TRÂNSITO
- Estacionamento rotativo: segue funcionando, com equipe reduzida

 

- TRANSPORTE COLETIVO

Os horários de ônibus durante a paralisação serão os de domingo:

 

Várzea → Mato Queimado

06:00, 06:30, 07:55, 08:35, 09:10, 09:55, 10:40, 11:30, 12:30, 13:20, 14:05, 14:50, 15:35, 16:20, 17:05, 17:55, 18:45, 19:35, 20:20, 21:10, 22:00.

Linha Nova → Centro

09:10 e 17:05

Serra Grande → Centro

05:45, 12:00, 17:05

Carahá → Centro

05:45, 11:40, 17:00

Transporte Seletivo (micro-ônibus): Normal.

 

Dúvidas podem ser esclarecidas com a Gramado Turismo, pelo telefone (54) 3288-1889 ou pelo site www.gramadoturismo.net

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA PREFEITURA

- A partir de amanhã, terça-feira (29), o horário de expediemte externo da Prefeitura é das 12h30min às 18h30min, em regime de turno único, até que as atividades sejam regularizadas na cidade.

 

Lembrando que a situação de calamidade pública permite a contratação de bens e serviços sem processo de licitação, garantindo mais agilidade na resolução de problemas e tomada de decisões.


Texto: Manuela Teixeira e Marlova Martin
Fotos: Carlos Borges
Legendas: Durante reunião com a comunidade, Prefeito Fedoca relatou situação dos serviços da administração municipal

Agenda do caos!

Agenda do caos!

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Caminhe, observe, ande de bicicleta, conviva com os seus em sua casa e, participe da Romaria de Caravaggio em Canela.

 

Amanhece. Crédito: Tela Tomazeli

 

Amanhece. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gerenciamento de crise

Primeiro a Câmara calcula errado. Agora o 'grupo de gerenciamento de crise', dá o desconto pelo diesel, chegando a uma conta que prejudica os postos de gasolina. Resumindo, mais uma classe se rebelando. Presidente, lhe atribuo várias qualidades mas, burro nunca pensei. O senhor não consegue eleger uma equipe de 'gerenciamento de crise'? Coloca o ministro Raul Jungmann pra organizar essa zona! ME CORRIJAM SE ESTOU ERRADA. Tela

 

Anoitece. Crédito: Tela Tomazeli

COMUNICADO - Festejar Gramado

Terceira edição da Festejar Gramado é transferida para

dias 16 e 17 de junho

A organização da Festejar Gramado comunica que a terceira edição da feira, marcada para o próximo final semana, dias 26 e 27 de maio, na Caza Wilfrido, em Gramado, está transferida para os dias 16 e 17 de junho.

A transferência foi decidida em função dos recentes acontecimentos envolvendo a paralisação dos caminhoneiros com bloqueio de estradas, que afeta a logística de montagem do evento e o acesso ao local da feira.

Frente a esse cenário, a Festejar reitera sua responsabilidade e compromisso com a realização do evento e com todos os seus expositores, apoiadores, fornecedores e público visitante, mantendo a confiança, o otimismo e o entusiasmo com o segmento e mais essa edição. 

COMUNICADOS DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE GRAMADO

Conforme o Decreto nº 080/2018, assinado pelo prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, nesta quinta-feira (24), nas secretarias municipais haverá racionalização dos recursos, como, por exemplo, no uso dos veículos oficiais do Executivo, que serão utilizados somente para serviços da saúde, recolhimento de resíduos e em medidas de extrema urgência.

 

Meio Ambiente: -Setores com atividades suspensas: Arborização Urbana/Podas e Serraria Municipal

 

-Coleta de Resíduos: Os serviços de coleta de resíduos urbanos serão modificados provisoriamente devido aos bloqueios nas estradas, falta de combustível e ameaças à integridade dos coletores da empresa responsável pelo serviço.

Desta forma, a coleta será realizada pela Prefeitura em caráter emergencial, para evitar o acúmulo excessivo de resíduos. Para tanto será utilizada a estrutura que dispõem as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Agricultura.

Solicitamos à população, que, para colocação dos seus resíduos nas vias públicas, observe os horários de coleta que serão divulgados em breve no site da Prefeitura, pois dessa forma se evita a produção de líquido mal cheiroso (chorume) e a proliferação de vetores como ratos e baratas que trazem riscos à saúde de toda comunidade.

Os grandes geradores de resíduos como Hotéis, Restaurantes, Condomínios, poderão nesse período emergencial, encaminhar seus resíduos diretamente à estação de Transbordo Municipal, na Rua Serafim Benetti, nº 1200, no bairro Mato Queimado, no horário das 9h às 16h.

 

Indústria e Comércio/ Planejamento/Turismo:
-Funcionam normalmente.

 

Cidadania e Assistência Social:
-Nenhuma mudança, porém a Secretaria estará preparada em caso de urgência para atendimento do Conselho Tutelar e o Abrigo Municipal, serviços 24 horas.
-Os serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foram cancelados.

 

Agricultura:
-Todos os serviços paralisados.

 

Obras:
-Serviços paralisados.

 

Educação: 
-Aulas canceladas conforme decreto.
UAB 
-Oficina do Encceja de hoje (CANCELADA)
-Sobre o vestibular: só amanhã o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense deve se manifestar.

 

Transporte Universitário – Resposta da União Gramadense de Estudantes - UGE
- Considerando a ocorrência da greve nacional de caminhoneiros contra os aumentos de combustíveis e os constantes bloqueios e zelando pela proteção dos alunos, informamos que o transporte universitário estará com as atividades suspensas a partir desta quinta-feira (24) até segunda-feira (28), podendo ser antecipado ou prorrogado se assim for necessário. Assim que a Prefeitura de Gramado, que decretou hoje estado de calamidade pública, voltar as atividades, nós forneceremos atestado aos alunos que necessitarem.

 

Saúde:
-Postos funcionando, serviços limitados, sem garantia de médicos e servidores;
-Cancelamento da agenda dos médicos e reagendamento das consultas de sexta-feira (24) e segunda-feira (28);
-Urgência e emergência devem ser encaminhadas ao hospital;
-Força-tarefa de vacinação no sábado (26) na Linha Moreira e Caboclos CANCELADA;
-Carros somente para transporte de emergência, hemodiálise e consultas de Caxias e Porto Alegre.

 

Trânsito:
- Ônibus
Quinta-feira: Horários normais;
Sexta-feira: Horários de sábado;
Final de semana: Horários de domingo;
Segunda-feira: Horários de sábado;
Terça-feira: Horários de sábado.

*Se não houver reabastecimento até segunda-feira outras medidas serão tomadas e comunicadas.

 

Cultura:
-Cancelamento da pré-feira de sexta-feira (25) - EMEF Dr. Carlos Nelz - e segunda-feira (28) - EMEF Alberto Pasqualini, EMEF Maximiliano Hahn e EMEF Carlos Barbosa - com a autora Letícia Moeller. O evento “violão com café” que ocorreria na sexta-feira, no centro de cultura foi cancelado.

 

Administração:
-Nenhum serviço será paralisado ou cancelado. Porém, ficam suspensos os prazos processuais dos processos administrativos em tramitação.

 

Governança:
-Não serão realizadas as fiscalizações nas obras.

 

Esporte:
-Cancelado o projeto Movimenta Gramado na sexta-feira (25) nos bairros Floresta e Várzea Grande;
-Canceladas aulas dos projetos sociais;
-Evento jiu-jitsu (possivelmente será cancelado).

Manuela Teixeira
Assessoria de Imprensa de Gramado

prawer
malbec

Trade turístico de Gramado deve realizar cadastro do Ministério do Turismo

Dar credibilidade às empresas locais e manter o reconhecimento de Gramado é um dos benefícios do Cadastur, cadastro dos prestadores de serviços turísticos que objetiva reunir todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação. O Cadastur é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação.

É fundamental que todos os estabelecimentos de hotelaria, gastronomia, agências e demais atrativos estejam registrados, pois é a partir do Cadastur que os municípios são classificados para a definição de diretrizes para análise de projetos no governo federal. Desta maneira, a Secretaria de Turismo solicita ao trade gramadense que efetue o cadastro através do site https://goo.gl/EU2cyj. O prazo para inscrições é até 31 de maio.

Gramado possui apenas 40% dos seus estabelecimentos registrados no portal, o que poderá dificultar a viabilização de alguns projetos apresentados pelo município, além de baixar a classificação da cidade no Ministério do Turismo. As empresas cadastradas também terão maior visibilidade e credibilidade quanto ao seu produto.

casa caracol
fenin

Muita fé e devoção a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na Serra Gaúcha

Muita fé e devoção a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na Serra Gaúcha

Crédito: Divulgação

 

A 58ª edição da Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela, que segue neste fim de semana, será momento de manifestações de fé e devoção e, ainda  contará lazer e gastronomia farta.

O maior evento religioso da Região das Hortênsias e o mais antigo de Canela, promove as últimas romarias no dia de Nossa Senhora de Caravaggio, 26, quando os romeiros sairão da Catedral de Pedras, seguindo a imagem peregrina até o Santuário de Caravaggio. Durante o percurso cantos em homenagem a Mãe de Jesus e orações animarão os participantes, que caminham pagando promessas, agradecendo por graças alcançadas e fazendo pedidos. Nesta romaria é comum vermos crianças vestidas de anjo, pessoas carregando cruzes, de pés descalços, outros empunhando lindos buques de flores e velas. Ao longo deste dia ocorrem missas na cripta e também na capela.

Para encerrar os festejos de Maria de Caravaggio, em Canela, no domingo, 27, será a vez da Romaria Motorizada de Motociclistas. Neste dia, desde muito cedo da manhã, frotas inteiras de empresas, caminhões e automóveis particulares tomam as ruas do entorno da Catedral de Pedra e de todo o centro da cidade em busca da bênção que é proferida na chegada ao Santuário.

 

As romarias saem da Catedral de Pedra, às 8h30, no sábado e, às 9h, no domingo.

Continue lendo

Legislativo envia Carta Aberta ao STF sobre os royalties do petróleo

Na sessão descentralizada de ontem (21), foi aprovado o requerimento que solicita envio por parte do Legislativo de Gramado à presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, de Carta Aberta onde requerem o julgamento em Plenário da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4719, que dispõe sobre os royalties do petróleo.

No que diz respeito aos efeitos práticos da liminar, passados mais de 5 anos de produção de petróleo desde a decisão monocrática, o conjunto de Municípios e Estados brasileiros deixou de arrecadar cerca de R$ 50 bilhões por meio do Fundo Especial do Petróleo. Só o Município de Gramado perdeu R$ 4.666.525,10 em razão da liminar.

Tendo em vista a atual recuperação das receitas de royalties, a Câmara Municipal de Gramado, representada pelos seus nove Vereadores, entende como primordial a inclusão da ADI na pauta do Plenário da Corte.

A proposta de tal ação partiu do vereador Luia Barbacovi (Progressistas) e foi prontamente subscrita pelos demais vereadores, Dr. Ubiratã (Progressistas), Everton Michaelsen (MDB), Manu Caliari (PRB), Professor Daniel (PT), Rafael Ronsoni (Progressistas), Renan Sartori (MDB), Rosi Ecker Schmitt (Progressista) e Volnei da Saúde (Progressistas).

Workshop Corporativo – Como utilizar o Escape Game para desenvolvimento de pessoas e processos seletivos

A empresa Chave-Mestra vai realizar um workshop para empresas que desejam saber mais como utilizar o Escape Game para desenvolvimento de equipes e processos seletivos. 

 

Data: 09/06 – das 10h às 12h30min

Local: Av. Borges de Medeiros-3088 (ao lado do McDonalds)

 

Conteúdo

- O que é Escape Game?

- Como aplicar o Escape Game nas organizações para desenvolvimento de equipes e processos seletivos?

- Cases de empresas que utilizam Escape Game

- Escape Game na prática: os participantes terão a oportunidade de vivenciar um jogo

 

Facilitador

Thais Dalcin – sócia diretora da Chave-Mestra Escape Game, empresa com unidades em Porto Alegre e Gramado. Mestre em Gestão e Negócios pela Unisinos e Université de Poitiers, experiência corporativa em gestão de equipes e gestão de negócios.

O evento é destinado exclusivamente a gestores, consultores e profissionais de Recursos Humanos.
É gratuito e possui vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas por meio do link abaixo:
https://chavemestra.net/gramado/curso/escape-game-para-rh

Gramado conquista evento internacional para 2019: a FIASEET - Federación Internacional de Asociaciones de Ejecutivas de Empresas Turísticas

Gramado conquista evento internacional para 2019: a FIASEET - Federación Internacional de Asociaciones de Ejecutivas de Empresas Turísticas

No encontro em Arequipa, Rosane Avila, Vania Oliveira representante da Rossi & Zorzanello, Teresa Rubino organizadora da Junta Arequipa, Araceli Ramos presidente Fiaseet, Clorinda Denck Diretora da Afeet Brasil e Tânia Roenick. Crédito: Divulgação

 

Foi anunciada esta semana uma grande conquista para o município de Gramado/RS. A cidade gaúcha, um dos principais destinos turísticos do Brasil e destaque no setor de Eventos, sediará a Junta FIASEET, de 1º à 5 de abril de 2019.

A confirmação do evento em Gramado ocorreu em Arequipa, no Peru, na tarde desta quarta-feira, dia 23 de maio, durante o encontro da Federação Internacional de Associações e Executivas de Empresas Turísticas (FIASEET), a Junta FIASEET Arequipa 2018.  A conquista foi anunciada pela diretora da Afeet Brasil, Clorinda Denck.O evento em Gramado terá reuniões de trabalho entre as representantes de cada país, intercâmbio de informações e possibilidade de negócios. Além de palestras e ações da Comissão Diretiva da FIASEET. São esperadas mais de 100 participantes de países como: Brasil, Argentina. Chile, Colômbia, Peru, Paraguai, México e Espanha.

Continue lendo

CRERH pede apoio ao Legislativo para repasses do Executivo


 
Os vereadores Dr. Ubiratã, Everton Michaelsen, Luia Barbacovi, Manu Caliari, Rafael Ronsoni e Volnei da Saúde estiveram reunidos com os representantes do CRERH – Centro de Reabilitação Emanual Região das Hortênsias, pastor Dário Stein e Felipe Brombatti, que reivindicam apoio financeiro do Executivo. 

A Câmara em 2017 indicou/sugeriu a Prefeitura, que fosse repassado das economias do Legislativo, o valor de R $ 80 mil para a entidade, o que não foi feito pelo Executivo. Ainda, eles informam que estão aguardando o repasse de emenda impositiva de 2018, de autoria do vereador Luia Barbacovi, no valor de R$ 15 mil. O Executivo não deu retorno para a entidade de quando acontecerá a transferência deste valor, que já está disponível desde março na rubrica pertinente, junto a Secretaria de Saúde do Município. Para solucionar esses pontos uma reunião será agendada com o Executivo nos próximos dias.
 

Câmara de Gramado cria perfil no Flickr

Buscando auxiliar no trabalho da imprensa que faz cobertura dos atos do Legislativo, bem como no intuito de divulgar, através de fotos o que ocorre na Casa foi criado nessa semana o perfil da Câmara Municipal na rede Flickr.

O Flickr é um site da web de hospedagem e partilha de imagens como fotografias, desenhos e ilustrações, além de permitir novas maneiras de organizar as fotos e vídeos.

“Neste primeiro momento estaremos disponibilizando as fotos no espaço, pois para os vídeos temos canal no youtube – CamaraGramado. Queremos com essa ação facilitar o acesso dos jornalistas e colunistas a nossas imagens, bem como criar mais um espaço de divulgação das ações do Legislativo Municipal que prima por transparência”, explicou a presidente, vereadora Manu Caliari (PRB).

Para acessar o flickr do Legislativo basta acessar https://www.flickr.com/photos/camaragramado. As fotos de todas as sessões, audiências e reuniões serão postadas na plataforma.

 

 

Flickr - camaragramado

Instagran - @CamaraGramado

Fanpage - camara.gramado

Twitter - @camvergramado

Youtube - CamaraGramado

www.gramado.rs.leg.br

Paçoca de pinhão, polenta e bergamota reforçam caloria da alimentação no Gramadozoo

Paçoca de pinhão, polenta e bergamota reforçam caloria da alimentação no Gramadozoo

Credito: Halder Ramos

 

Medida serve para suplementar a dieta dos animais e espantar o frio

Crédito: Halder Ramos

 

O Gramadozoo adota uma série de cuidados especiais com os animais nos meses de frio. Para suportar as baixas temperaturas, a bicharada ganha reforço calórico na alimentação. Paçoca de pinhão, polenta com amendoim e bergamota são alguns dos ingredientes da dieta de inverno. Os animais de clima quente contam com aquecedores ou climatizadores em seus recintos.

Segundo o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, a suplementação calórica contribui para o índice zero de internação hospitalar. O veterinário destaca que o programa de enriquecimento ambiental do zoo estimula os animais a fazerem exercícios físicos nos dias gelados. “Com as baixas temperaturas, os bichos tendem a ficar mais encolhidos. Nós propomos atividades ocupacionais para que eles se movimentem em busca do alimento”, explica.

Para saborear uma saborosa paçoca pinhão, a bicharada teve que pegar o alimento de porongos, que são cultivados na área do próprio parque. “Colocamos a comida no recipiente para mantê-los ocupados e em movimento. Quanto mais tempo demoram para extrair o alimento, melhor é o resultado da atividade para o bem-estar deles”, diz.  O Gramadozoo fica no Km-35 da ERS-115 e funciona diariamente das 9h às 17h. Halder Ramos – Assessoria de Imprensa

Com vendas em alta, SICC surpreende pelos bons resultados e já projeta crescimento

Com vendas em alta, SICC surpreende pelos bons resultados e já projeta crescimento

SICC. Crédito: Dinarci Borges

 

Feira foi encerrada nesta quarta-feira (23) e organizadores planejam a edição de 2019

Corredores lotados, estandes ocupados com lojistas, muita troca de informação, e principalmente, vendas. Os três dias do SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado mostraram um varejo atento à toda inteligência sobre tendências de moda que estava concentrada nos pavilhões do Serra Park, em Gramado (RS), e disposto a renovar seus estoques. Desde a última segunda-feira (21), lojistas de todo o Brasil e do exterior tiveram a oportunidade de conhecer os lançamentos que a indústria calçadista brasileira preparou para a primavera e o verão.

Continue lendo

Ana Hickmann visita seu stand no SICC

Negócios no Estande Coletivo do RS no SICC já somam 3,8 milhões

Gramado/RS – No Estande Coletivo do Rio Grande do Sul no Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), no Serra Park, em Gramado, foram gerados R$ 3.834.293,00 em negócios nos dois primeiros dias de feira. As 37 micro e pequenas empresas do setor coureiro-calçadista comercializaram 61.852 produtos/pares e realizaram 1.239 contatos com compradores.

Continue lendo
area

Menu exclusivo, show ao vivo com tenor e sorteio de uma viagem para Roma completaram o mix de atrações especiais na noite dos 'Sabores do Mundo'

Menu exclusivo, show ao vivo com tenor e sorteio de uma viagem para Roma completaram o mix de atrações especiais na noite   dos  'Sabores do Mundo'

Decoração de João Vicente Correa. Crédito: Rafael Cavalli

 

O Wish Serrano, hotel da GJP Hotels & Resorts abriu o projeto “Sabores do Mundo 2018” no último sábado (19), com jantar temático de gastronomia italiana. O jantar foi realizado no restaurante Garda  com cinco ilhas gastronômicas de saladas, pratos quentes, molhos, polenta e sobremesas, além de duas estações de massas e risotos e mesa de pães e queijos. Entre os pratos principais foi servido lasanha à bolonhesa, costela suína assada, galeto à primo canto e filé mignon ao molho de cogumelos.
Os participantes do jantar concorrem a uma viagem para Roma (com acompanhante), incluindo passagens aéreas de ida e volta. O show ao vivo ficou a cargo do tenor Dirceu Pastori, e a pista foi embalada pela banda Lovecats.

 

Mesa de queijos Gramado Gourmet. Crédito: Rafael Cavalli

 

A fotógrafa Liane Neves e Suzana Campos. Crédito: Rafael Cavalli

 

Nelson Rolla e Nádia Prawer. Crédito: Rafael Cavalli

 

Odair Filho e Barbara Silveira. Crédito: Rafael Cavalli

 

O Gerente Geral Lauri Pivoto e os chefs premiados Marcelo Hartmann e Facione Biasi comemoram o sucesso do projeto Sabores do Mundo no Wish Serrano em Gramado. Crédito: Rafael Cavalli

 

Ambiente - Salão Garda lotado. Crédito: Rafael Cavalli

 

Tenor Dirceu Pastori. Crédito: Rafael Cavalli

 

Casal vencedor da viagem. Crédito: Rafael Cavalli

 

A Relações Públicas do Wish Serrano Fabiana Costa e o decorador da noite João Vicente Corrêa. Crédito: Rafael Cavalli

Iguatemi Caxias aberto no feriado de  Caravaggio (26/05) 

Iguatemi Caxias aberto no feriado de  Caravaggio (26/05) 

Crédito: Divulgação

 

O Iguatemi Caxias prepara horários diferenciados para atender os consumidores neste sábado, 26 de maio, feriado de Nossa Senhora de Caravaggio. Todas as lojas abrem das 14h às 20h, a Praça de Alimentação funciona das 11h às 22h, o GNC Cinemas das 12h30min às 22h e o Carrefour atende das 9h às 21h. 

Os lojistas que optarem, podem abrir no horário tradicional de funcionamento do Shopping aos sábados (10h às 22h), mas este funcionamento no período integral é  facultativo. No domingo, dia 27, o atendimento é normal.

 

Aventura no Oceano 

Continue lendo

Maiara Perottoni é a Rainha da Festa Nacional da Uva 2019

Maiara Perottoni é a Rainha da Festa Nacional da Uva 2019

Maiara Perottoni. Crédito: Leandro Araújo

 

Princesas Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer completam o trio eleito na noite deste sábado, 19 de maio, no Parque de Eventos

Crédito: Leandro Araújo

 

Uma mistura de sentimentos tomou conta do Parque de Eventos da Festa da Uva na noite do último sábado, 19. Emoção, encanto e muita alegria foram os ingredientes que predominaram no espetáculo da Escolha das Soberanas da Festa Nacional da Uva 2019. Mais de 5,5 mil pessoas assistiram a coroação da Rainha Maiara Perottoni (Festa do Vinho Novo de Forqueta, Supermercados Andreazza e Lorigraf Gráfica e Editora) e das Princesas Milena Remus Caregnato (Perfil Imóveis) e Viviane Piamolini Gaelzer (CDL, Sindigêneros e Sindilojas). 

nossa senhora passe a frente