Edição Nº 589 - 05/04/2018

05/04/2018

É outono em Gramado!

Condomínio Lagos de Gramado. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

A Festejar desse ano terá encontro de solteiros. São cerca de 600 pessoas que já se inscreveram e os dados estão sendo cruzados para gerar o encontro durante o evento.

 

Caza Wilfrido. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

Também na Festejar, que acontece na Caza Wilfrido, dias 26 e 27 de maio de 2018, acontecerá uma casamento verdadeiro, o evento alinha com o casal e seus convidados a realização.

 

Bairro Moura. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

Tradição de alguns anos na Festa da Colônia, a Festa dos Espantalhos nesta edição, deve acontecer nas comunidades rurais, nas próprias hortas, dessa forma criando mais um atrativo turístico.

 

Bairro Planalto. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

A Páscoa em Gramado encerra neste domingo, dia 8 de abril.

 

Bairro Planalto. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

Bairro Planalto. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

Bairro Planalto. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

ExpoGramado. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

Condominio Lagos de Gramado. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

Bairro Planalto. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos - 12 a 14 de abril de 2018 - Sociedade Recreio Gramadense - se destina aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades. Estudantes de turismo também são foco do evento, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas repercussões práticas. Veja a programação completa: https://www.forumgramado.com.br/

 

Bairro Planalto. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

Painelistas Fórum Gramado de Estudos Turísticos

Anderson Caliari - Presidente da Gramado

Andrea Schneider - Diretora do Grupo Sinos, de Novo Hamburgo/RS

Claudia Nunes Henriques – Professora da Universidade do Algarve de Portugal

Elzário Pereira da Silva Junior – Presidente ABBTUR Nacional

Gisele Abraão - Representante de Mônaco no Brasil

Graziele Vilela – Gerente Adjunta do Sebrae Nacional

Guilherme Paulus - Chairman do Grupo GJP

Kátia Borgea Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan)

 

ExpoGramado. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

Painelistas Fórum Gramado de Estudos Turísticos

Luis Grottera – CEO da Rosemberg Associados

Luiz da Gama Mór – Membro da Direção da ATL (Turismo de Lisboa) e da CPT (Confederação de Turismo de Portugal) e Vice-presidente da TAP por 17 anos.

Magnho José Santos de Sousa - Presidente do Instituto Brasileiro Jogo Legal - IJL

Marcelo Brito Diretor do Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan e Ministério da Cultura (Minc)

Márcio Favilla – Ex-Diretor Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT/UNWTO)

Mário Ribas do Nascimento Presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial

Ministro Augusto Nardes - Tribunal de Contas da União (TCU)

 

Expogramado. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

Painelistas Fórum Gramado de Estudos Turísticos

Nuno Sousa Pinto – Vice-Presidente de Operações e Produção do Rock In Rio Lisboa, Madrid, Las

Palmiro Ocampo – Integrante do Grupo de Chefs "Geração com Causa"

Pedro Henrique Bertolucci – Ex Prefeito de Gramado

Prof. Dr. Francisco Antônio dos Anjos (Universidade do Vale do Itajaí/SC)

Prof. Dr. Magnus Luiz Emmendoerfer (Universidade Federal de Viçosa/MG)

Prof. Dr. Pablo Szmulewicz (Universidad Austral de Chile)

Prof. Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César (Universidade de Caxias do Sul/RS)

Prof. Dr. Thiago Allis (Universidade de São Paulo/SP)

 

Expogramado. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

Painelistas Fórum Gramado de Estudos Turísticos

Profa. Dra. Claudia Nunes Henriques (Universidade do Algarve, Portugal)

Profa. Dra. Maria Carolina Rosa Gullo (Universidade de Caxias do Sul/RS)

Rafael Greca – Prefeito de Curitiba

Rubén Pesci – Arquiteto Argentino, Prof. Urbanista.

Victor Hugo - Secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS

 

Expogramado. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

ExpoGramado. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

Avenida Borges de Medeiros. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

 

Avenida Borges de Medeiros. Outono em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

PRAWER

Transformando Vidas, Ana Pedroso será a segunda palestrante do ciclo de encontros da Associação Mente Viva,

Crédito: Divulgação

 

Com o tema Transformando Vidas, Ana Pedroso será a segunda palestrante do ciclo de encontros da Associação Mente Viva, que ocorre na próxima terça-feira, 10, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores de Gramado. Voltadas para professores, pais e comunidade em geral, as palestras fazem parte do projeto Amigos da Educação Transformadora e continuam mensalmente até julho de 2018.

 

REFLETIR

Propor reflexões para buscar evolução no processo educativo é uma das propostas do ciclo de palestras idealizada pelos Amigos da Educação Transformadora. Conforme Mariela Silveira Pons, fundadora da ONG Mente Viva, o projeto surgiu do ideal de um grupo de amigos em buscar evolução no sistema educacional. Profissionais de diversas áreas que são, sobretudo, pais engajados revitalização do sistema de ensino e na educação transformadora.

 

CERTIFICADO

Os participantes recebem certificado reconhecido pela Secretaria de Educação de Gramado. Mariela destaca que as cinco palestras que serão realizadas até julho possuem diferentes temas, mas são focadas em causar reflexão. “Tivemos ótima participação de professores no primeiro encontro, mas é muito importante também a presença dos pais no processo educacional. Gostaríamos de convidar pais e avós a prestigiarem o encontro”, diz.

 

INGRESSO SOCIAL

Com caráter social, a arrecadação da primeira palestra será revertida para uma escola de Educação Infantil. Os ingressos são livros de histórias infantis, DVDs infantis, brinquedos para crianças até cinco anos, colchonetes para berços, papel higiênico macio ou papel toalha. Mais informações e confirmações de presença pelo telefone (54) 99114.5508.

 

SOBRE ANA PEDROSO

Diretora e CEO do Instituto Anna Mikii® International, Projeto de Desenvolvimento Humano para a Felicidade; NeuroGestora Emocional – Criadora do Método LifeFulness®, Viver Só Por Agora! Formadora Internacional, Palestrante Profissional e Facilitadora de Treinamentos de Autoconhecimento no Brasil, EUA e Europa; Conferencista Motivacional, Consultora Executiva em organizações; Certificada Hay Teacher no Método Heal Your Life®, baseado na filosofia de Louise Hay, "Ame-se e Cura Sua Vida"; Professora de Meditação Certificada pelo Centro Chopra, Dr. Deepak Chopra e Dr. David Simon na California, San Diego, Educator Primordial Sound Meditation; Mentora do Método Pedagógico Anna Mikii - Construção de uma Nova Educação Prática em Escolas e Universidades; Especialização em Necessidades Educativas Especiais (NEE); Master Coach e Trainer Internacional Coaching; Meta Coach (ACMC) com certificação internacional pela Meta Coach Fundation com especialização em NeuroSemântica; Master e Trainer em Programação NeuroLinguística (PNL); Accessing Personal Genius, especialista Life Coach Educator; Hipnoterapeuta Ericksoniana (Hipnose e RVP); Instrutora de Meditação para Crianças e Mindfulness para Jovens e Adultos; Professora de Yoga e Baby Yoga OM; Graduada em Gestão Empresarial, Contabilidade e Auditoria e em Necessidades Educativas Especiais. Conteúdo: Halder Ramos– Assessoria de Imprensa

Casas Caracol

Decoração da 33ª edição do Natal Luz já tem conceito aprovado pela Gramadotur. Claudia Casagrande assina projeto que recupera a participação da comunidade e celebra os encantos de Gramado

 

 

Preparando a 33ª edição do Natal Luz, a Gramadotur, autarquia realizadora da temporada natalina na cidade serrana, já aprovou o conceito da decoração deste ano. Quem assina o trabalho apresentado ao conselho da Gramadotur é Claudia Casagrande, que entregará o projeto completo de decoração até o dia 30 de abril. Para o Natal Luz deste ano, são destacadas as tradicionais cores vermelho, verde e dourado, em uma decoração que, segundo Claudia, vai do lúdico ao sofisticado em cada um de seus detalhes.

Inspirando a decoração está a própria cidade de Gramado, trazendo a essência, o encanto e o charme de seu povo. "Além de encantar, o projeto vem com o objetivo de aproximar e trazer de volta a participação da comunidade. É um Natal que será feito com a nossa cara e o nosso jeito", conta a diretora de decoração. As peças trabalham com os símbolos do Natal, entre eles as árvores, os anjos, os soldadinhos quebra-nozes, as renas, os laços de veludo, as guirlandas e os detalhes que, conforme Claudia, encantam e fazem a diferença.

Malbec

 250 importadores de calçados vêm ao Brasil. SICC está em forte processo de internacionalização


Feira brasileira de calçados e acessórios terá o maior número de compradores internacionais da história

Os números reforçam uma visão estratégica. O SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado solidifica nessa edição um processo iniciado nos últimos anos que tem o objetivo de fazer dele um evento cada vez mais internacional. O resultado desse planejamento será visto nos corredores do Serra Park, em Gramado/RS, nos dias 21, 22 e 23 de maio. Na edição XXVII a feira terá um número recorde de importadores.Vindos de todos os continentes, os compradores internacionais levam os calçados brasileiros para algumas das principais vitrines mundiais. Cerca de 150 importadores foram convidados pelo Grupo de Importadores, recebendo passagens aéreas e estadia para a feira, além do reforço de outros 100 importadores que ganham somente a estadia em Gramado, durante o período da feira. “Será uma feira histórica neste quesito. Essa mobilização é parte da estratégia de internacionalização do SICC, que a cada ano se consolida como uma feira de expressão mundial”, reforça o diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do evento, Frederico Pletsch (foto). Crédito: Dinarci Borges

Continue lendo
fenin

UAB abre inscrições para graduação gratuita. Polo de Gramado ofertará Tecnologia em Sistemas para Internet a Distância

Crédito:Carlos Borges/ Prefeitura de Gramado 

 

O polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Gramado inaugura mais um curso de ensino superior, garantindo a formação qualificada e gratuita à comunidade. Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo da graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet a Distância, oferecida pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL).

As inscrições seguem até o dia 26 de abril e podem ser feitas pelo site http://processoseletivo.ifsul.edu.br/vestibular-uab-2018-1. O processo de seleção é constituído por uma prova de redação, que será realizada no dia 27 de maio, às 14h, no polo da UAB (Rua Josias Martinho, 197, bairro Moura). A modalidade de ensino é a distância e serão ofertadas um total de 50 vagas.

Continue lendo
super carros

Gastronomia

Larissa Catarina Nunes Santana

Nutricionista. Especializaçda em Produção Alimentar e Alimentação Funcional. Pós Graduada em Alimentação Clínica

 

Chocolate: uma maravilhosa tentação!

Como não se render a esta deliciosa maravilha, em pleno no período de Páscoa, ainda mais em uma cidade considerada a terra do Chocolate? Simplesmente impossível! Mas, para nossa alegria, o chocolate não é o vilão da alimentação saudável como já se pensou um dia. Pelo contrário, pesquisas recentes apontam que o chocolate traz benefícios para a saúde, inclusive para o humor e para longevidade.

 

Crédito:  pixabay

 

Composição do Chocolate

O chocolate é um alimento feito à base da semente do cacau. Esta semente é composta principalmente de gorduras (monoinsaturadas e saturadas) e flavonóides (substâncias antioxidantes). Além disso, contém quantidades significativas nutrientes essenciais, principalmente as vitaminas complexo B, vitamina C e minerais como ferro, cobre, cromo, magnésio, manganês e zinco. Devido a esta composição, o chocolate é considerado um alimento de alto valor nutricional.

 

Melhorando o humor

Sabe aquela sensação de prazer que sentimos quando acabamos de comer um pedaço de chocolate? Ela se deve a grande quantidade de triptofano presente neste alimento. O triptofano é um aminoácido precursor de alguns neurotransmissores, mas principalmente da serotonina, um neurotransmissor relacionado ao humor, a sensação de alegria, ao relaxamento e a diminuição do estresse. A baixa quantidade de serotonina disponível no cérebro está ligada, dentre outros fatores, a distúrbios do sono, de humor e a depressão.

 

Crédito: pixabay

 

O chocolate e a saúde

Não bastasse o chocolate nos deixar mais felizes, também nos deixa mais saudáveis. O cacau é rico em antioxidantes, essas substâncias agem retirando os radicais livres do nosso organismo. Esses radicais livres são resultado do nosso metabolismo diário e são responsáveis, entre outros fatores, pelo envelhecimento e danos celulares. Os antioxidantes agem neutralizando a ação destes radicais livres, além de auxiliar no controle da pressão arterial, na prevenção do câncer, no aumento do HDL (colesterol bom) e diminuição do LDL (colesterol ruim). Não é o máximo?

 

Crédito: pixabay

 

O doce chocolate amargo

Mas é preciso ter cuidado na escolha do chocolate certo. Para obter todos os benefícios desta maravilha, é importante consumir o chocolate amargo, aquele com no mínimo 70% de cacau na sua composição ou o cacau puro 100%. O meio amargo com 41% de cacau também oferece estes benefícios, mas em menor escala. Lembrando que o chocolate ao leite e o chocolate branco tem uma concentração bem menor de cacau, um teor maior de açúcar e de gorduras hidrogenadas, que podem levar ao rico de obesidade e doenças cardiovasculares.

E cuidado com as calorias, mesmo sendo muito saudável o chocolate é calórico! A recomendação é o consumo de 30 gramas de chocolate amargo por dia. Então vamos aproveitar e nos deliciar com esta maravilha, e o melhor, sem culpa!

 

As imagens e conteúdo do texto são de responsabilidade do colunista.

Contato: larissacatarina@yahoo.com.br

 

Valentina Peccin

Valentina Peccin

Valentina Peccin, formanda com laureá, em Design, pela ESPM. Crédito: Cibele Selbach

 

Valentina Peccin reuniu grupo de amigos para comemorar sua colação de grau em Design, pela ESPM. A primeira, de sua turma do ‘terceirão’ do CNEC, Val, como todos a chamam recebeu, além dos colegas e amigos, a turma de formadas da faculdade. A recepção aconteceu na Caza Wilfrido, Tapera Italiana, em Gramado, com a música da banda Cinnamon, e a alegria dos pais Ricardo e Betina e do irmão Nicola.

Após as homenagens, ela para as colegas formandas e, os colegas do ‘terceirão’ para ela, o DJ Beto Kraas comandou a pista com maestria. A noite encerrou com animado karaokê. O serviço de gastronomia ficou sob a batuta de Fernanda Chies do Restaurante Magnólia e, os elogios para o espumante Casa da Montanha, o qual a formanda é responsável pela identidade visual.

 

Valentina já assina campanhas, como a marca do espumante Casa da Montanha. Veja o portfolio: https://www.behance.net/ValentinaPeccin . Crédito: Cibele Selbach

 

Crédito: Cibele Selbach

 

Crédito: Cibele Selbach

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Cibele Selbach

 

Crédito: Cibele Selbach

 

Crédito: Cibele Selbach

 

Ricardo e Betina Peccin com os filhos Valetina e Nicola. Crédito: Cibele Selbach

 

Valentina e o namorado João Pedro Candiago. Crédito: Cibele Selbach

 

Banda Cinnamon. Crédito: Cibele Selbach

 

Amigos. Crédito: Cibele Selbach

 

Amigas formandas em Design ESPM. Crédito: Cibele Selbach

 

A turma do 'terceirão'. Crédito: Cibele Selbach

 

Espumante Casa da Montanha. Crédito: Cibele Selbach

 

Bar Mint. Crédito: Cibele Selbach

 

Amigos. Crédito: Cibele Selbach

 

Amigos. Crédito: Cibele Selbach

 

As fotografias de lembrança para os convidados. Crédito: Cibele Selbach

 

DJ Beto Kraas. Crédito: Cibele Selbach

 

Crédito: Cibele Selbach

 

Ficha de serviço festa de formatura em Design de Valentina Peccin

Organização geral: Tela Tomazeli Ideias & Eventos

Local da festa: Caza Wilfrido/Gramado/RS

Conceito da festa: Betina Peccin, Valentina Peccin, Tela Tomazeli

Identidade visual: Valentina Peccin

Decoração: Betina Peccin

Gastronomia: Restaurante Magnólia

Mesa de doces: Holic/Berolla/Bombolinho

Espumante: Casa da Montanha

DJ: Beto Kraas

Banda: Cinnamon

Som/luz/Karaokê: Plano Som

Mesinhas de bar: Ita Brasil

Móveis: Caza Wilfrido

Fotografia: Cibele Selbach

Para casais em lua de mel e apaixonados

Crédito: João Mendonça

 

O Parador Casa da Montanha foi local escolhido para o modelo Ricardo Iven, que reside em Recife, passar o final de semana. Além de usufruir do local, aproveitou para fotografar seu novo book, assinado pelo fotógrafo João Mendonça.

"O hotel é aconchegante desde a recepção, quando fomos recebidos com champanhe. As barracas possuem um design maravilhoso e, a noite para o jantar o restaurante fica iluminado num clima bem romântico. Super indico para casais em lua de mel e apaixonados. " - depoimento João Mendonça

 

Crédito: João Mendonça

 

Crédito: arquivo pessoal

MURAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Oficinas reúnem a comunidade para mais uma etapa da Agenda Estratégica de Gramado

Mais um passo foi dado na Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade Urbana que prepara Gramado para os próximos 30 anos. Na próxima terça e quarta-feira (10 e 11), das 14h às 18h, ocorre a terceira etapa de oficinas participativas com a equipe da Prefeitura e da CEPA Consultora, no polo da UAB da cidade.Nesta etapa, as oficinas darão destaque à gestão do plano da Agenda com base nas oito estratégias, programas e projetos definidos pelos participantes durante os encontros anteriores (confira abaixo). Um projeto preliminar do que vem sendo estudado até agora também será apresentado. 

Continue lendo

Exposição Ethno-Fragmentos do Homo Sapiens  Memorial do Rio Grande do Sul

Obra de Rita Gil. Crédito: Rafael Cavalli

 

De 03 de abril a 13 de maio, no segundo andar do Memorial do Rio Grande do Sul, Sala Múltiplos Usos. De terça a sábado, das 10 h às 18 h; domingo e feriados, das 13 h às 17 h. A partir de 6 de junho, de segunda-feira a domingo, das 9 h às 19 h. Entrada franca.

A exposição aborda o processo civilizatório do homem, mais especificamente do Homo Sapiens, e sua vivência ao longo dos séculos, do tempo das cavernas a questões contemporâneas. 

Sob a curadoria do artista visual e arquiteto Anaurelino Barros Neto, a mostra exibe obras de 22 artistas locais, além de obras de coleções particulares - como uma de Magliani (1965) e desenho de Glauco Rodrigues - por meio de ilhas dentro da expografia, abordando o processo civilizatório do Homo Sapiens.

Segundo o curador, os trabalhos contam episódios marcantes dessa trajetória, como a temática dos negros e indígenas, crenças e mitos, além da religiosidade – a religião afro-brasileira e a busca de um Deus. “As obras propõem uma reflexão e um questionamento sobre essas questões ao longo dos séculos e também o futuro da nossa espécie na Terra”, enfatiza Anaurelino. Ao lado obra de Kira Luá

A exposição apresenta os trabalhos como fragmentos visuais, em aspectos diversos, como origem, evolução, psicologia, etnologia, características e crenças. “Aos poucos, colocamo-nos eretos. Adquirimos novas conexões cerebrais, a partir da coordenação entre visão e mãos. Desenvolvemos habilidades únicas, atribuídas a nossa capacidade de criar conceitos abstratos como religião, poder, ética, organização política e arte” – destaca o curador. 

 

 

Ethno-Fragmentos do Homo Sapiens conta com esculturas e pinturas dos seguintes nomes das artes plásticas no Rio Grande do Sul: Alexandre Lopes Fagundes, Aglaé M Oliveira Amo, Arminda Lopes, Cho Dorneles, Fátima Pinto, Fernanda Martins Costa, Geraldo Markes, Graça Craidy, Gustavo Sza, Helena D’Ávila, Helenice Porcella, José Kanan, Kira Luá, Magna Sperb, Marli Leal da Silva, Marcos Porto, Ondina Pozoco,Ricardo Aguiar, Ricardo Giuliani, Rita Gil, Roberta Agostini, Ubiratan Fernandes.

Mostra Noivas realiza VI edição do evento em Porto Alegre entre 12 e 15 de abril

Crédito: Franco Rossi

 

Em sua sexta edição, a Mostra Noivas desembarca mais uma vez no Centro de Eventos do BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal, Porto Alegre). De 12 a 15 de abril, o evento contará com exposições sobre todos os setores envolvidos com o Grande Dia, com serviços oferecidos por profissionais renomados do estado.

Segundo o IBGE, ocorrem, no Rio Grande do Sul, 39.218 casamentos por ano, sendo 5.420 deles, apenas na capital. Apresentando variedade de orçamentos, um casamento sem grandes extravagâncias, para 100 convidados, pode ser realizado por até R$ 150.000. A Mostra Noivas, em sua sexta edição, tem o intuito de valorizar o mercado desses eventos no estado, trazendo os lançamentos em produtos e serviços de novos e consagrados negócios do ramo.

Com 70 expositores, investimento de R$ 800 mil por edição e visitação anual de mais de 3 mil pessoas, a Mostra Noivas é o maior evento de casamento do Sul do país. Nesta edição, os expositores abrangem as áreas da fotografia, filmagem, decoração, vestidos e acessórios, lembranças, convites e cerimonial, beleza, gastronomia, e tudo necessário para uma noite inesquecível. Para os bate-papos estão confirmados Hugo Beauty, Gisele Pinarelo, Love Travel, Vida em Festa, Sergio Pacheco, Claudia Bartelle, Bettina Becker, Cesar Augusto (Mirage) e Giovana Duailibe.

 

Crédito: Franco Rossi

 

Durante os 4 dias de mostra, o Centro de Eventos recebe também desfiles exclusivos de nomes como Sandra Ferraz, Sergio Pacheco, Bianca Rodrigues, Ju Cardoso, Vol Fioravantte, Gasperin, Olha Ela, Casa Costurar, A Divina Noivas e Lucas Cosme.

As pré-inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site www.mostranoivas.com.br. O pagamento (R$ 20,00 por dia de evento) é realizado no local. No site também é possível realizar a inscrição para os bate-papos e desfiles que acontecem durante a mostra.

 

Serviço:

VI MOSTRA NOIVAS

Data: 12 a 15 de abril de 2018

Horário: 14h às 20h

Local: Centro de Eventos do BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300 - Cristal, Porto Alegre)

Ingressos: R$20 para visitantes. Cerimonialistas e organizadores de eventos perante apresentação de cartão de visitas não pagam

Mais informações em: https://www.mostranoivas.com.br/

NSPF