Edição Nº 555 - 03/08/2017

03/08/2017

Gramado no seu dia a dia.

Gramado no seu dia a dia.

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Não sei quantas almas tenho

Fernando Pessoa

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,

Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: “Fui eu?”
Deus sabe, porque o escreveu.

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

 

Gramado/RS. Crédito: Tela Tomazeli

prawer

Utilidade Pública - Trecho da Avenida Borges de Medeiros será interditado durante os dias 7 e 8 de agosto

 

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, informa que a Avenida Borges de Medeiros ficará interditada, nos dois sentidos, no trecho em frente ao Palácio dos Festivais, durante os dias 7 e 8 de agosto. A interdição ocorre devido à realização de uma obra para passagem de envelope elétrico do cabeamento de fiação elétrica, que sai da Praça Major Nicoletti e se estende até o Palácio dos Festivais.

A obra é a uma solicitação da Secretaria de Turismo e da Gramadotur, que busca atender as necessidades para a realização do 45º Festival de Cinema de Gramado, bem como outros eventos realizados no Palácio dos Festivais. A medida visa tornar mais seguro o local para todos os usuários da via. A obra será necessária, pois nos anos anteriores o cabeamento elétrico passava sobre o leito da via, apenas com a proteção provisória, causando riscos aos usuários.

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana conta com a compreensão da comunidade e do público visitante em relação a possíveis transtornos que poderão ocorrer em função das obras.

“O Futuro de Gramado: Uma nova visão de desenvolvimento”

“O Futuro de Gramado: Uma nova visão de desenvolvimento”

Max Guazzelli (Promotor), Luia Barbacovi (Presidente da Câmara de Vereadores), Evandro Moschem (Vice-Prefeito), Jeferson Zatti (Secretário de Planejamento), Ruben Pesci (Arquiteto e Urbanista) e João Alfredo de Castilhos Bertolucci - Fedoca (Prefeito)

 

Arquiteto e urbanista argentino Rubén Pesci reúne grande público em Gramado

Arquitetos, engenheiros, construtores e empresários compareceram em peso no ExpoGramado para prestigiar a palestra do arquiteto e urbanista argentino Rubén Pesci. O palestrante abordou o tema “O Futuro de Gramado: Uma nova visão de desenvolvimento”. Pesci é fundador e presidente da Fundação CEPA – Centro de Estudos e Projetos do Ambiente e do Foro Latinoamericano de Ciências Ambientais (FLACAM). Possui seis prêmios internacionais, 16 livros publicados e centenas de artigos em 10 países. “Precisamos de um planejamento baseado na educação e um processo de educação voltado ao planejamento”, disse ele ao público ao referir-se ao desenvolvimento das cidades. 

A palestra foi promovida pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, na última sexta-feira (28). De acordo com o secretário da pasta, Jeferson Zatti, nestes sete primeiros meses de governo as principais indagações da comunidade quanto ao planejamento da cidade referem-se ao Plano Diretor, às problemáticas de trânsito e das ocupações irregulares na zona rural. “Tudo isto passa obrigatoriamente por um planejamento estratégico, onde sejam diagnosticadas as principais problemáticas da cidade e traçadas as diretrizes fundamentais que balizarão o desenvolvimento da cidade a curto, médio e longo prazo. Estamos falando de planejamento de verdade, para 15, 20 anos, onde os diferentes segmentos da sociedade sejam convidados a participar e definir nosso futuro como cidade. Não me refiro à meras alterações de requisitos urbanísticos, como índices, recuos, ou taxas de ocupação, mas sim de fundamentarmos estas e outras alterações em diretrizes sócio-econômicas, estratégias de desenvolvimento da zona rural e da sua interface com a zona urbana, estratégias de mobilidade urbana, estratégias de sustentabilidade ambiental, de conservação do patrimônio histórico e paisagístico, que garantam a sustentabilidade de nossa matriz econômica”, explicou Zatti.

Segundo ele, os problemas de Gramado são de conhecimento da população, mas as soluções não podem ser tratadas de forma isolada, têm de ser estudadas em conjunto, pois formam um intrincado quebra-cabeças que deve ser matéria de estudos e projetos de profissionais com capacidade técnica e experiência para tal. 

“O objetivo desta palestra foi sensibilizar os empresários gramadenses para esta necessidade, e apresentá-los estes profissionais cujo trabalho a administração acredita, tanto pelo currículo quanto pela metodologia. A prefeitura está buscando recursos para a contratação de uma consultoria”, finalizou o secretário. Conteúdo: Martina Belotto/Estagiária de Jornalismo PMG

malbec

Gramado Summit acontece de 10 a 12 de agosto na Caza Wilfrido

 

Gramado Summit terá conteúdo, projetos inovadores, música e gastronomia

O maior evento de empreendedores digitais do Sul do país criará um ambiente ideal para planejar o futuro. Unindo empreendedores, tecnologia, música e boa gastronomia, a ideia é a busca por parcerias capazes de mudar o modo como as pessoas vivem. A programação alternará momentos de muita oferta de conhecimento com palestrantes de sucesso, 70 startups em exposição e confraternização entre todos os participantes. O ecossistema do evento contará com palestrantes, investidores, empresários, empreendedores, startups, formadores de opinião e estudantes.

 

35 cases

A Gramado Summit reunirá mais de 1.500 apaixonados por tecnologia, em três dias de uma verdadeira imersão. Além da feira, que irá viabilizar negócios e inventará o futuro, 35 cases de sucesso irão alimentar o desejo de empreender. Estão confirmados nome como Daniel Bedoya (Cabify), Marcos Piangers (Grupo RBS), André Siqueira (Resultados Digitais), Daniel Carvalho (Twitter), João Cox (Cox Investments and Advisory), Eduardo Mendes (CEO Hotel Urbano) e Viviane Sedola (Kickante). Em três dias, a programação de conteúdo estará distribuída em dois palcos: Gates e Jobs. Batalha de Startups

Foram escolhidas 10 startups (com avaliação máxima de R$2 milhões), entre as participantes do evento, para a Batalha de Startups. Elas estarão frente a frente com cinco jurados e o público visitante. Com três minutos de espaço para apresentar seu negócio, a que obtiver maior aprovação entre os seis votos disponíveis, leva a bolada de R$ 50 mil. O júri será composto por: Marcos Botelho (Superjobs), André Martins, Diego Perez (Startmeup), Viviane Sedola (Kickante), José Roberto Nunes de Castro (Planalto Invest); além de um voto do público.

 

Gastronomia

Durante os três dias de evento, o cardápio da Gramado Summit oferecerá cheese burgers, churros espanhol no cone, batatinha frita no cone, coxinhas de frango no cone, temakis e cafés diversos. A comercialização acontecerá em um festival de Food Trucks, que aliará a beleza da Caza Wilfrido ao contemporâneo desse tipo de restaurantes.

Sunset Na Sunset Summit, que inicia todos os dias às 17h30, será oferecido chopp gratuito para todos os participantes do evento. As bandas Duo Folks Show, na quinta-feira; Youseffes, na sexta-feira; e DJ`s, no sábado; serão responsáveis pela animação dos participantes.

 

Balada

A grade de programação de confraternização se torna completa com uma festa em uma das mais conhecidas casas noturnas da região, o Botequim Sant'Ana, na noite do dia 12 de agosto. Todos os participantes do evento terão direito a um passaporte de desconto para acessar a festa, que inicia às 23 horas.

 

Credenciamento até sexta-feira

As credenciais para o maior encontro de empreendedores digitais do Sul do país estão chegando ao fim. O último lote de ingressos se encerra nesta sexta-feira, 4 de agosto. Para garantir seu lugar em três dias de uma verdadeira imersão, basta acessar www.gramadosummit.com e realizar a compra da credencial.  A programação completa, palestrantes e investidores também podem ser conferidos no site.

Os participantes que adquirirem seu passaportes para os três dias pelo valor integral, ainda recebem uma camiseta exclusiva para deixar estampado o seu amor pela inovação e a tecnologia.

 

Sobre o evento

O evento é concebido e organizado pela ROSSI & ZORZANELLO e conta com grandes parceiros como: Sebrae Nacional, Conselho Nacional do Sesi, Prefeitura de Gramado, Orgânica Digital, Twitter, Rasen Bier, Chocolate Lugano, BRDE, Avianca, Universidade de Caxias do Sul, Endeavor, IEL (Instituto Euvaldo Lodi do RS), SuperJobs Venture, Diagonal, Grupo RBS, StartSe, OrtenziAvila Advogados, Liga Eventos, Anjos do Brasil, CRA-RS, Acelera Serra, Laghetto Hotéis, Endeavor Brasil, Associação Brasileira de Startups, Rock Content e Resultados Digitais.

 

Startups confirmadas:

Caxias do Sul: There Process Assistance, Progenes, Aura Technology, Badcoders Interactive, Dianóia, Fast2pay, Me Empresta, Murbi, Seschat, Uall, Xô Exame;

Gramado: Eco Valor, Ingressos.com.br, Onde Ir, Caciq Digital, Jober, Flyer APP;

Canela: QQCusta;

Porto Alegre: Tripirt, Warren, Itinvent, Wide Intelligence, Pinmyspot, Zaply, Super Câmbio, Helpbell, O Amor é Simples; 

Novo Hamburgo: Rapidoc, Fala Cidadão APP;

São Leopoldo: 1 BEM;

Canoas: Stratosfere;

Gravataí: Ops Orçamentos, Umbler;

Esteio: Work Box;

Pelotas: Nas Lojas;

Bento Gonçalves: Piipee;

Julio de Castilhos: AGRYOU;

Minas Gerais: Bagy, O Barriga Cheia;

Rio de Janeiro: Petiest, Unos Market;

São Paulo: Dezker, e-Spotter;

Pernambuco: Klopr;

Santa Catarina: Globalbot;

Espírito Santo: Everycare;

Paraná, SP e Miami: Green Digital Marketing;

 

Serviço:

Gramado Summit

De 10 a 12 de agosto de 2017

Caza Wilfrido em Gramado/RS www.gramadosummit.com

julinho

Estado e Prefeitura de Gramado firmam cooperação para o Festival de Cinema

Estado e Prefeitura de Gramado firmam cooperação para o Festival de Cinema

O prefeito Fedoca e o presidente da GramadoTur, Edson Néspolo, estiveram no Palácio Piratini para a assinatura do termo de cooperação para viabilizar as ações do Festival de Cinema. Crédito: Luiz Chaves 

 

O prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) e o presidente da GramadoTur, Edson Néspolo, estiveram no Palácio Piratini, na quinta-feira (3), para a assinatura do termo de cooperação para viabilizar as ações do Festival de Cinema de Gramado. Foram R$ 200 mil liberados pelo Banrisul, co-patrocinador do evento, para incentivar e valorizar a produção cinematográfica no Estado. Na ocasião, também foram liberados R$ 380 mil da Lei de Incentivo à Cultura para o setor audiovisual.

Também estiveram presentes no encontro o governador do estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo da Silva, o deputado estadual Tiago Simon e o presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Mota. O delegado de Gramado, Gustavo Barcellos, também participou da reunião para tratar questões referentes ao reforço de policiamento durante o Festival de Cinema.

O prefeito destacou o processo de inclusão social como um diferencial da 45ª edição. “Serão apresentados filmes esclarecedores referente à temática de violência contra a mulher, além de filmes especiais com técnicas de tradução específicas aos portadores de deficiência visual”, ressaltou.

45º Festival de Cinema de Gramado apresenta novidades em encontro exclusivo com a imprensa da Serra Gaúcha

45º Festival de Cinema de Gramado apresenta novidades em encontro exclusivo com a imprensa da Serra Gaúcha

Josiano Schmitt, presidente do Conselho Gestor Gramadotur; Edson Néspolo, presidente da Gramadotur; João Alfredo de Castilhos Bertolucci, prefeito Municipal de Gramado; Rubia Frizzo, secretaria de Turismo de Gramado. Crédito: Edison Vara/Pressphoto

 

Em contagem regressiva para sua edição comemorativa, evento serrano reforça seus laços com a comunidade gramadense e segue apresentando novidades.

Na última quarta-feira, 2 de agosto, a organização do 45º Festival de Cinema de Gramado apresentou novidades desta edição em encontro exclusivo com a imprensa da Serra Gaúcha que reuniu também autoridades do município. Durante o encontro, que aconteceu na Pousada Florença, foram apresentadas novas homenagens da edição histórica de 45 anos e outras novidades com destaque para a relação do evento com a cidade de Gramado.

Comemorando 45 anos de história ininterrupta, o Festival de Cinema de Gramado também irá garantir o protagonismo da comunidade gramadense em sua programação. Em 2017, o projeto EDUCAVÍDEO, que, desde 2013, inaugura a programação do Palácio dos Festivais com a exibição de seus projetos, terá sua sessão contemplada na data oficial do Festival de Cinema de Gramado, sendo trabalhada em todos os materiais gráficos e de divulgação da edição deste ano.

O EDUCAVÍDEO oferece, desde 2011, capacitação em técnicas de audiovisual para estudantes entre 12 e 17 anos de escolas públicas. Nasceu como laboratório experimental e hoje é um programa assegurado por decreto municipal. “Ao longo desses anos, o EDUCAVÍDEO se desenvolveu e se aperfeiçoou na proporção do volume e das aspirações de seus alunos. Atualmente, não apenas ensina os jovens cineastas, mas também investe em oficinas para qualificar o corpo docente e constrói a promoção do protagonismo juvenil em suas mais diversas realidades, propiciando a troca de experiências através da mediação criativa do campo audiovisual”, comenta a secretária de educação de Gramado, Gilça Silva.

Em 2017, é celebrado o quarto ano de exibição dos filmes produzidos por alunos da rede pública municipal no Palácio dos Festivais. Nessa edição, além dos tradicionais curtas-metragens, a programação conta também com um média-metragem. Serão três produções em exibição: “O Roubo do Livro”, de Gustavo Gomes; “Será Que o Amor Sempre Vence?”, de Ticiane Silva; e “Pra Sempre, Você”, de Bruno Peteffi, com codireção de Lauterbach Amorim.

 

Cinema nos Bairros

Também está confirmada nova edição da mostra Cinema nos Bairros. Três filmes serão apresentados em diferentes pontos de Gramado durante a realização do Festival:

“Até Que a Sbórnia nos Separe”, animação dirigida por Ennio Torresan Jr. e pelo homenageado do troféu Eduardo Abelin deste ano, Otto Guerra;

“Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood”, que volta a reunir os inesquecíveis Trapalhões Didi e Dedé em uma aventura assinada por João Daniel Tikhomiroff;

“Um Tio Quase Perfeito”, comédia familiar dirigida por Pedro Antonio.

As sessões são inteiramente gratuitas e acontecem nas escolas da região e em diversas instituições gramadenses.

 

Festival além do Palácio

O Palácio dos Festivais é o ponto clássico de encontro, mas toda a programação do Festival de Cinema de Gramado também se espalha pela cidade com os pontos de trabalho da produção e da imprensa, exibições especiais, mostras e demais atividades. Confira os locais que receberão a programação do 45º Festival de Cinema de Gramado.

- Palácio dos Festivais / Teatro Elisabeth Rosenfeldt / Hotel Serra Azul / Museu do Festival de Cinema de Gramado / EMEF Nossa Senhora de Fátima – Vila do Sol (Várzea Grande) / EMEF Dr. Carlos Nelz – CAIC – Bairro Moura / EMEF Presidente Vargas – Av. Central / EMEF Maximiliano Hahn – Bairro Carniel / EMEF Senador Salgado Filho – Bairro Piratini / CRERH – Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias /  Fazenda Vale a Pena Viver

 

Homenagens 45

Além das quatro tradicionais homenagens – Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado – o Festival de Cinema entrega, este ano, em homenagem aos seus 45 anos, 12 distinções especiais a importantes personalidades gramadenses, gaúchas e nacionais, todas com relação próxima e de contribuição com o evento e com a cinematografia brasileira. As homenagens serão entregues nas sessões noturnas do Palácio dos Festivais. Confira abaixo a lista dos agraciados:

 

Homenageados Gramado

Esdras Rubim, produtor e ex-diretor do Festival; Horst Volk, prefeito municipal 1969/1973; Odilon Cardoso (in memoriam), ex-diretor do Cine Embaixador; Romeu Dutra, idealizador do Festival.

 

Homenageados Rio Grande do Sul

Araci Esteves, atriz; Luiz Carlos Merten, jornalista e crítico; Cleber Kuhn, técnico (luz); Wilton Soares Martins, técnico (luz).

 

Homenageados Brasil

- Alice Gonzaga, pesquisadora, produtora, diretora e empresária; Lucy e Luiz Carlos Barreto, produtores; Oswaldo Massaini, produtor e distribuidor (in memoriam); Paulo Autran, ator (in memoriam)

galangal

Férias de inverno movimentam cerca de R$ 150 milhões no mês de julho em Gramado

Férias de inverno movimentam cerca de R$ 150 milhões no mês de julho em Gramado

Crédito: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado

 

Gramado continua sendo destino turístico para milhares de famílias e casais durante as férias de inverno. A movimentação das ruas e pontos turísticos da cidade surpreendeu os moradores e o comércio local, levando a uma lotação máxima da cidade em alguns períodos. Estima-se que Gramado teve, em média, uma movimentação econômica de mais de R$ 5 milhões por dia, o que totaliza cerca de R$ 150 milhões durante o mês de julho. O valor refere-se aos gastos dos visitantes com hotéis, pousadas, restaurantes, passeios e comércio em geral.

Até o final de agosto, a expectativa é que a temporada de inverno atraia mais de dois milhões de visitantes para Gramado, que se prepara para o Festival de Cinema, que este ano ocorre de 17 a 26 de agosto, atraindo turistas e apaixonados pela arte cinematográfica.

Gramado é considerada o destino de inverno mais desejado pelos brasileiros. A cidade desponta em primeiro lugar entre os 25 destinos mais procurados no site Trivago, em 2017, para as férias de julho, desbancando cidades como Campos do Jordão, Porto Seguro, Fortaleza e Natal, e até destinos internacionais, como Paris (10ª posição). Fote: Prefeitura Municipal de Gramado

Banco internacional pode investir R$ 75 milhões para tratamento do esgoto em Gramado

Banco internacional pode investir R$ 75 milhões para tratamento do esgoto em Gramado

O tratamento do esgoto sanitário foi tema de uma reunião entre Prefeitura de Gramado, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Crédito: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado

 

Representantes do CAF realizaram visita técnica na cidade

O tratamento do esgoto sanitário de Gramado foi tema de uma reunião entre representantes da Prefeitura de Gramado, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), na última quarta-feira (2), no auditório da prefeitura.

Há meses, a Corsan articula junto ao CAF o financiamento de R$ 75 milhões para ações de curto prazo que visam qualificar e ampliar o tratamento do esgoto sanitário em Gramado. “O objetivo do financiamento é a expansão da coleta e do tratamento do esgoto, prestando um serviço de qualidade e buscando soluções ambientais para a cidade”, explicou o diretor de expansão da companhia, Marcus Vinicius Caberlon. 

Após o encontro, representantes da Corsan e do CAF realizaram visita técnica na Estação de Tratamento da Linha Ávila e em locais de ampliação de rede e abastecimento de água, para a análise econômica do projeto de investimento apresentado pela companhia ao banco. “Precisamos conhecer onde serão as obras, as principais intervenções e a viabilidade financeira deste projeto. Também é preciso analisar o impacto dele na cidade e de que forma beneficiará a população”, afirmou Marcelo dos Santos Souza, executivo principal do setor privado do CAF no Brasil. 

Desde que assumiu o governo, a atual administração vem buscando junto à Corsan alternativas que melhorem o abastecimento de água e tratamento de esgoto. A empresa apresentou e vem efetivando ações emergenciais, de curto, médio e longo prazo para regularizar e qualificar os serviços na cidade. “Buscar estas soluções junto à Corsan continua sendo uma de nossas prioridades, pois interfere no dia a dia da comunidade, na nossa infraestrutura turística”, garantiu o prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT). 

Participaram do encontro o executivo principal da vice-presidência do desenvolvimento social do CAF, Jaime Rodriguez, o presidente da Agência Visão, Pedro Andreis, a secretária do Meio Ambiente, Rosaura Heurich, o secretário de Planejamento, Jeferson Zatti. Conteúdo: Manuela Teixeira / Assessoria de Imprensa de Gramado

Prefeitura de Gramado antecipa pagamento de recursos ao Hospital São Miguel

 

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Fazenda, antecipou o pagamento do recurso mensal de R$ 317.086,15 ao Hospital Arcanjo São Miguel (HASM). A antecipação do recurso, pago no dia 5 de cada mês, ocorreu na última quarta-feira (2).

A Prefeitura de Gramado vem firmando seu compromisso com a comunidade gramadense e com o Hospital Arcanjo São Miguel. No 1º semestre de 2017, o município repassou à entidade 50% a mais que no mesmo período do exercício anterior. A atual administração já repassou R$ 8.972.769,77 ao HASM, por meio de recursos próprios, do Estado, da União e de municípios conveniados. Conteúdo: Manuela Teixeira/ Assessoria de Imprensa de Gramado

Nota de interesse público: Hospital Arcanjo São Miguel

 

- A Associação Franciscana de Assistência à Saúde – SEFAS teve indeferida a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, decisão que foi publicada por meio da Portaria 1251/2017, no Diário Oficial da União, do dia 20 de julho de 2017. Ou seja, tal indeferimento não refere-se ao Hospital Arcanjo São Miguel (HASM) e muito menos à Prefeitura de Gramado, órgão que nomeou uma comissão interventora justamente com o objetivo de garantir a qualidade dos atendimentos médicos prestados pelo HASM.

- O indeferimento da CEBAS pelo Ministério da Saúde à Associação Franciscana de Assistência à Saúde deu-se em função de uma pendência de documentação de uma das entidades mantidas pela associação, relativa ao ano de 2014, e que não é o Hospital Arcanjo São Miguel. Tal afirmação vem da própria associação em ofício à administração municipal nesta segunda-feira (31).

- Cabe salientar que tal indeferimento não representa a perda da certificação nem que o município, interventor do Hospital Arcanjo São Miguel, deverá arcar com qualquer custo, já que a SEFAS tem 30 dias para regularizar as pendências envolvendo a documentação e, desta forma, manter a Certificação de Entidade Beneficente.

- Tão logo informada da publicação da portaria, a Prefeitura de Gramado buscou às devidas explicações junto à Associação Franciscana de Assistência à Saúde e à comissão interventora do Hospital Arcanjo São Miguel.

- A Prefeitura de Gramado vem firmando seu compromisso com a comunidade gramadense e com o Hospital Arcanjo São Miguel, sendo que no 1º semestre de 2017, o município repassou 50% a mais que no mesmo período do exercício do ano anterior para o hospital. Em valores atualizados a atual administração já investiu R$ 8,9 milhões no HASM. Conteúdo: Lilian Casagrande Koppe

Ministério da Educação e Prefeitura de Gramado assinam termo de compromisso sobre gerência de polo da UAB

Ministério da Educação e Prefeitura de Gramado assinam termo de compromisso sobre gerência de polo da UAB

A assinatura do termo de compromisso entre a Prefeitura de Gramado e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/Ministério da Educação (MEC), representandos pelo Prefeito Fedoca e pelo coordenador de apoio a polos da Capes, Alexandre Marques Póvoa. Crédito: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado

 

Representante do MEC visitou instalações da escola CAIC

A assinatura do termo de compromisso entre a Prefeitura de Gramado e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/Ministério da Educação (MEC) sela de vez o comprometimento da administração municipal com a instalação do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Gramado. Assim, a Prefeitura Municipal assumiu a responsabilidade de instalar e garantir a manutenção do polo na cidade, tornando-se sua mantenedora. O termo foi assinado pelo prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) e pelo coordenador de apoio a polos da Capes, Alexandre Marques Póvoa, na última segunda-feira (31). 

A vinda do representante do Ministério da Educação/CAPES teve como objetivo a vistoria técnica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC, onde a infraestrutura e as reformas realizadas para receber a universidade foram avaliadas. Nas últimas semanas, a escola passou por adequações para atender as necessidades de espaços administrativos, acadêmicos, pedagógicos e de acessibilidade.

As obras contemplam a reforma de um banheiro nos padrões de acessibilidade e instalação de piso podotátil no pátio e estruturas internas da escola. Também foi montado o laboratório de informática, com 25 computadores novos, adquiridos pela prefeitura, e instalada rede de internet Wifi. A visita foi acompanhada por Gilça Silva (secretária de Educação), Maria Gorete Rodrigues da Silva (coordenadora do polo UAB/ Gramado), Simone Bender (secretária de Governança) e Anderson Boeira (secretário adjunto de Governança).

O grupo visitou, além das instalações reformadas para atender o polo UAB/Gramado, outros espaços da escola CAIC, como laboratório de Ciências e quadras de esportes, que podem servir de espaços pedagógicos para ofertas de cursos de Ciências e Educação Física. Também foram visitadas as instalações do horto municipal, na Secretaria da Agricultura, o Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, junto ao ExpoGramado. No horto municipal o representante do Capes conheceu o processo de produção das flores que embelezam os jardins e canteiros de Gramado. Na ocasião, o secretário adjunto da Agricultura, Antonio Fávero, e o coordenador do horto, Márcio Pottratz, também falaram sobre o aumento da aquisição de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar do município.

 

O polo da UAB em Gramado

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior por meio do uso da metodologia da educação a distância. O polo em Gramado vai permitir a oferta de cursos, extensão, graduação e pós-graduação, em parceria com universidades e institutos federais, que vêm sendo captados pela administração municipal. O polo ofertará seus primeiros cursos de extensão no segundo semestre deste ano e graduação e pós-graduação em 2018.

fenin

Parceria entre Corsan e banco internacional deve resultar na ampliação da rede de esgoto de Canela

Parceria entre Corsan e banco internacional deve resultar na ampliação da rede de esgoto de Canela

Membros do Executivo, da Corsan e do CAF debateram sobre o projeto. Crédito: Rafael Zimmermann

     

O tratamento e a ampliação da rede de esgoto sanitário do município de Canela foram pautas de uma reunião que ocorreu na última quarta-feira (2), no Gabinete do prefeito Constantino Orsolin, entre representantes da Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do Executivo canelense.

Conforme o diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinícius Caberlon, a companhia está negociando junto ao CAF o financiamento de R$ 60 milhões para executar obras de expansão da rede de coleta do esgoto, assim como realizar investimentos nas estações de tratamento. “Estamos aqui para afirmar que pretendemos resgatar o nosso compromisso com Canela. Vamos visitar diversos pontos da cidade para elaborar uma avaliação final que apontará as principais necessidades para melhorarmos os serviços prestados à população e aos milhares de turistas que visitam a região”, comentou Marcus Vinícius.

O prefeito Constantino Orsolin ressaltou a importância de buscar soluções para os problemas ambientais de forma urgente, lembrando que as belezas naturais de Canela como a Cascata do Caracol são as principais fontes de receita do município através do turismo. “Este projeto é fundamental para o futuro do turismo não só em Canela, mas em toda a região. Não podemos matar a nossa galinha dos ovos de ouro, que é a natureza”, comentou Orsolin. Também estiveram presentes na reunião o secretário de Governança, Planejamento e Gestão, Vilmar Santos e o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Paulo Tomasini.   

 

Estação de tratamento

Após o encontro na Prefeitura de Canela diretores, engenheiros e técnicos da Corsan e do CAF percorreram diversos pontos do município para elaborar um estudo econômico do projeto. Um dos locais visitados foi a Estação de Tratamento Santa Terezinha, localizada no bairro que leva o mesmo nome e que deverá receber obras de modernização. Segundo o diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinícius Caberlon, a projeção para finalização das obras após a liberação dos recursos é de aproximadamente quatro anos.   Conteúdo: Rafael Zimmermann

CLIQUE na imagem e veja nossa edição sobre eventos, locais, fornecedores e organização!

 

Tudo o que você precisa saber sobre organização de eventos corporativos, eventos sociais, locais e fornecedores!

nossa senhora passe a frente