Desde o mês de maio, a Secretaria do Meio Ambiente de Gramado vem promovendo encontros com a comunidade visando o debate e esclarecimentos quanto à coleta de resíduos no município. O objetivo é a conscientização sobre os cuidados com o manuseio dos resíduos, visando a segurança de todos os envolvidos, desde os moradores até os coletores nos caminhões. Nesta próxima quinta-feira (28), às 19h, a comunidade da Linha Bonita receberá a reunião na Associação Esporte Clube Linha Bonita.

 

Nova data para consulta no Bairro Moura

O próximo evento está previsto para ocorrer no bairro Moura, no dia 5 de julho (quinta-feira), às 19h, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

“Além de buscar a conscientização sobre a segurança na coleta, os eventos servirão como forma de debate em relação ao serviço oferecido atualmente em Gramado, como forma de aprimorar os trabalhos realizados”, informa a secretária do Meio Ambiente, Rosaura Heurich.

Os encontros com a comunidade são ministrados pela técnica em segurança do trabalho, Jaqueline Kafer, que propõe uma reflexão sobre a importância da correta embalagem e de objetos cortantes, e do devido descarte de resíduos de saúde, que podem colocar em risco a saúde daqueles que trabalham com o recolhimento ou separação destes materiais.

“Muitas vezes, os acidentes sofridos pelos profissionais é em virtude da falta de acesso à informação sobre as maneiras corretas para a separação e descarte. Durante as reuniões promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente, são repassadas orientações quanto aos riscos aos quais estão expostos os coletores e o papel de cada cidadão para preveni-los”, ressalta Jaqueline.