JonathanSpinelli GeisaAbreu Recital São Chico

Foto divulgação 


São Francisco de Paula - O amor, a voz e o violão: da Renascença à Bossa Nova é um recital acústico de voz e violão clássico, com inserções poéticas

O tema central é o amor e o imaginário que subjaz a esse sentimento: saudade, expectativa, vergonha, entusiasmo, entre outros tantos dramas da paixão.

Com duração aproximada de 1h, o espetáculo apresenta obras cuidadosamente selecionadas pelo seu valor poético, em consonância com as características musicais, o que revela a cumplicidade entre voz e violão para cantar as coisas do amor em cada período histórico-musical.

O espetáculo traz o violonista Jonathan Spinelli e a cantora Geisa Abreu, que também é responsável pela tradução dos textos e pelas poesias que emolduram as canções. A direção de palco é de Aline Karpinski.

O recital acontece no domingo, 4 de outubro, às 17h, no salão de eventos da Livraria Miragem (Av. Júlio de Castilhos, 811), em São Francisco de Paula. Entrada franca.

Da Renascença à Bossa Nova, Geisa e Jonathan visitam diferentes períodos e estilos musicais, criando uma ponte entre as composições camerísticas européias, com Luys de Narvaez, John Dowland, Manuel De Falla e Garcia Lorca, e a recriação do erudito brasileiro, com obras selecionadas de Villa-lobos e Tom Jobim, representantes da sofisticação da música de câmara nacional.

As obras foram cuidadosamente selecionadas por sua relevância em suas respectivas épocas, considerando-se, ainda, o lirismo poético que convoca a música para testemunhar os fatos de amor. Tais textos foram recuperados em prosa numa tradução cuidadosa, que buscou preservar o valor semântico original, mostrando que, onde quer que seja, e em qualquer época, a voz e o violão sempre foram os melhores parceiros para falar de amor. 

Repertório

1. Guardame las vacas (Luys de Narváez,1490-1547) 2. Guardame las vacas, carrijero (Francisco de Salinas, 1513-1590) 3. Con que la lavaré (Luys de Narváez) 4. Flow, my tears (John Dowland, 1563-1626)  5. Come again, sweet love thou now invite (John Dowland)   6. Awake, sweet love (John Dowland)   7. Asturianas (Manuel De Falla, 1876-1946) 8. El paño moruro (Manuel De Falla) 9. Canción (Manuel De Falla) 10. Anda Jaleo, Jaleo (Federico García Lorca (1898-1936)  11. Las morillas de Jaén (Federico García Lorca) 12. Ária da Bachiana n°4 - Cantiga do Caicó (H.Villa-lobos,1887-1959) 13. Prelúdio nº 3 - Prelúdio da Solidão (H.Villa-lobos) 14. Corcovado (Tom Jobim, 1927-1994) 15. Eu não existo sem você (Tom Jobim) 16. Modinha (Tom Jobim) 17. Derradeira Primavera (Tom Jobim).