A Unidade de Saneamento Especial (USE) das Hortênsias (Avenida das Hortênsias, próxima do limite entre Canela e Gramado) foi inaugurada dia 12 passado. Na oportunidade, o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, afirmou que a inauguração se insere num contexto de ações positivas para a região.

“A USE vai servir para fortalecer a operação e aumentar o dinamismo da nossa atuação. A Companhia está ciente da responsabilidade com Canela e Gramado e vem buscando desenvolver melhorias importantes de forma rápida, sustentável e definitiva, tendo como primeira prioridade garantir a regularidade do abastecimento de água”, destacou.

O evento contou com a presença dos diretores da Corsan André Finamor, de Operações; Fabiano Siqueira, Administrativo; e Jorge Melo, Financeiro e de Relações com Investidores. Também presentes autoridades municipais e funcionários da Companhia.

 

Expectativas

A nova unidade tem como objetivo agilizar o deslocamento de equipes, melhorando o sistema integrado das duas cidades para tornar a região mais atrativa e para conquistar parcerias público-privadas. O prédio também será a central da administração da USE, financeiro, almoxarifado, gestão de pessoas e demais funções que envolvem a administração do sistema.

A USE já viabilizou uma série de melhorias, entre elas:

conclusão da adutora de água bruta, passando de 230 L/s para mais de 280 L/s;

ampliação das instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA)  1 e da capacidade de tratamento da ETA 2;

início das obras de novo reservatório em Canela;

ampliação da subestação de energia;

início das obras da centrífuga para reutilização de água da lavagem de filtros da ETA 2;

substituição e ampliação de mais de 8 km de rede de abastecimento, com investimento superior a R$ 1,2 milhão;

instalação de reservatório de 100 mil litros de água no bairro Aspen;

convênio para implantação do sistema de coleta e tratamento na bacia da Estação Dutra; convênio com o município de Canela para instalação de quatro estações compactas e redes coletoras de esgoto;

e ordens de início para a construção das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Santa Terezinha, em Canela, e Linha Ávila, em Gramado.