Gastronomia chilena inspira criações de restaurantes tradicionais da cidade presentes no evento.

Moradores e turistas poderão aproveitar mais uma edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado  de 5 a 22 de setembro.  Este ano, o evento tem o Chile como país convidado, cultura que inspirou os restaurantes participantes na elaboração dos pratos oferecidos ao público na bancas que irão movimentar a Rua Pedro Benetti, no centro de Gramado.

São mais de 20 opções de pratos doces e salgados. Os valores das porções são de R$ 30 para salgados e R$ 20 para os doces - confira a lista completa abaixo. 

Para que a identidade do país convidado fosse mantida, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Hortênsias (Abrasel - Hortênsias), correalizadora do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, contou com o apoio de César Torres, professor de gastronomia do INACAP (Universidad Tecnológica de Chile Instituto Professional Centro de Formación Tecnica). Ele auxiliou os chefs e restaurantes participantes a criarem receitas que representassem a gastronomia chilena orientando na escolha de ingredientes e nos preparos. 

 

Opções para veganos e vegetarianos

Os veganos e vegetarianos também poderão curtir o festival. Oito pratos do cardápio têm versões sem carne, sendo um deles sem nenhum ingrediente de origem animal. 

O Chile, além de inspirar o menu oferecido pelos restaurantes nas comidas de rua, serve de inspiração para o projeto cenográfico e de decoração do festival. Além disso, é de lá que vêm os chefs convidados para os jantares e almoços harmonizados, os disputados festins. 

 

Restaurantes e pratos da comida de rua. Fotos de Cleiton Thiele

Josephina - Tortilla de vazio, merken, abacate e sour cream

 

Colosseo - Sanduíche de salmão (opção vegetariana)

 

Il Piacere - Pizza chilena - mozarela, cebola, pimentão, azeitonas, bacon, calabresa e catupiry (opção vegetariana)

 


Bistrot Pastasciutta - Lomito abierto com palta e sopaipillas - iscas de carne grelhadas com cebola, pimentão, tomate e temperos chilenos, abacate e sopaipillas fritas (opção vegetariana) 

 

Nonno Mio - Sanduíche composto por pimenta verde picada, fatias de carne suína e bovina, vagem verde e tomate picado

 

Belle Vitrine - Risoto filé com funghi regado ao coentro (opção vegetariana)

 

Malbec - Cordeiro Austral - cordeiro lasqueado acompanhado de nhoque de batata doce e gremolata

 

San Tao - Salmão grelhado acompanhado de salsa de abacate e chips de batata doce (opção vegana)

 

White Fly - Calugas de pescado com papas

 

Divino - Salmão ao forno, mousseline de milho e brócolis

 

Casa Di Pietro - Risoto de salmão com crisps de alho poró (opção vegetariana)

 

Filó Gourmet - Empanadas chilenas - empanadas de carne e camarão acompanhadas de vinagrete e maionese de páprica picante

 

Confeitaria Zuckerhaus - Folhado especial recheado com doce de leite Viçosa e crocante de nozes chilenas 

 

Nonno Mio Fast Gourmet - Hambúrguer com maionese de merken e chips de tubérculos

 

Boreal - Torta chupe de camarão

 

Vittobella - Alfajor ao forno com cobertura de doce de leite, calda de mirtilo e vinho cabernet sauvignon

 

Cantina Pastasciutta - Chacarero sanduíche de cordeiro com queijo derretido - lascas de cordeiro grelhado ao seu molho, alface, tomate fatiado, pimentão verde, vagem com queijo derretido e orégano (opção vegetariana)

 

Casa Aveiro - Empanada de bacalhau

 

Esperienza Bistrot - Bolinhos Chilenas - coxinhas de massa de milho com frango e catupiry, acompanhada de molho de frutas vermelhas com redução de vinho chileno e maionese defumada com coentro (opção vegetariana)

 

Casa da Madre Gourmet - Batata frita crickle, cebola na manteiga, calabresa defumada, isca de entrecot, isca de frango e ovo frito

 

Rasen Platz - Purê picante com porco desfiado e geléia de pimenta

 

FESTINS

Os jantares harmonizados, já conhecidos como os tradicionais e disputados festins, receberão sete renomados chefs dos mais respeitados restaurantes chilenos. Restaurantes importantes e reconhecidos de Gramado sediam os encontros. Conheça os chefs convidados, a programação e agende-se:

 

05 de setembro, quinta-feira, 20h - Restaurante Malbec

O chef Carlos Mardones é quem comanda a cozinha do restaurante Macerado Viña Mar, de Viña del Mar, que conjuga intensidade com produtos originários de Casablanca, da região de Valparaíso. Mantendo a essência da comida caseira feita com cuidado, a casa é especialista em harmonizar os pratos com vinhos e espumantes da região.

 

06 de setembro, sexta-feira, 20h - Restaurante Josephina 

Considerado um dos melhores restaurantes do Chile, o Milla Milla está localizado na Vinã Vik, um refúgio de vinhedos. Entre paisagens deslumbrantes, o chef Rodrigo Acuña cozinha usando apenas ingredientes sazonais, orgânicos e de origem local porque acredita que a influência do terroir está presente em todos os alimentos e não apenas nas uvas da vinícola. A horta própria abastece a cozinha e quando são necessários produtos adicionais, o chef recorre às comunidades próximas.

 

08 de setembro, domingo, 12h30 - Bistrot Pastasciutta

O chef Federico Ziegler vem do Polvo Bar de Viños, de Santiago, primeiro bar de vinhos terroir. Ziegler é responsável também pela seleção da carta de vinhos, composta por mais de 100 rótulos, todos de pequenos produtores ou que refletem alguma característica do seu lugar de origem.

 

10 de setembro, terça-feira, 20h - Wood Hotel

Com mais de uma década de experiência em restaurantes na Europa e América do Sul, o chef Antônio Moreno está à frente da cozinha do restaurante Puerto Claro, de Valparaíso. Seus pratos são elaborados a partir de ingredientes da estação e produzidos na região, inspirados por receitas e sabores do mundo.

 

12 de setembro, quinta-feira, 20h - Castelo Saint Andrews

Talento em dose dupla. Os chefs Giuliano Olmos, do restaurante Domus Mare,    e Jorge Ruiz, de Viña del Mar, unem a experiência de décadas à frente de restaurantes de alto nível e em hotéis 5 estrelas na elaboração de pratos que combinam várias técnicas e sabores contemporâneos.

  

13 de setembro, sexta-feira, 20h - Restaurante San Tao

Os chefs e amigos Paula Baéz e Cristian Gómez estão à frente do restaurante Tres Peces, de Valparaíso, especializado em frutos do mar. Depois de seus caminhos se cruzarem inúmeras vezes, decidiram abrir um restaurante, cuja principal característica é a pesca responsável, para promover os sabores chilenos. Todos os peixes, mariscos, crustáceos e algas têm origem conhecida.

 

14 de setembro, sábado, 20h - Restaurante Nonno Mio

O chef Nicolás Navarro está à frente do La Caleta, de Maitencillo, restaurante familiar criado nos anos 80 do século passado. A localização privilegiada, em frente à enseada dos pescadores em Maitencillo, garante o extenso cardápio de frutos do mar, mas que também conta com carnes e aves.

11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
De 5 a 22 de setembro em Gramado
Onde: Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti – Centro de Gramado
Horário: sextas e sábados das 11h30 às 23h e de domingo a quinta da 11h30 às 22h30
Mais informações: (54) 3286.2002

 

Saiba mais em:
https://www.facebook.com/FestivalDeGastronomia/
https://www.instagram.com/festivaldegastronomia/


O 11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado é uma realização da Gramadotur com correalização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Hortênsias e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado.