Como vender mais na Black Friday?

Fonte: Orgânica Digital

 

Por Angelina Fonseca - Social Mídia na Orgânica Digital

Novembro é marcado por diversas datas importantes, mas a última sexta-feira do mês merece uma atenção dos lojistas, empreendedores e também dos consumidores! Renovar o estoque, aumentar o número de vendas e fazer com que o público conheça a marca são apenas alguns dos objetivos da Black Friday.

A Black Friday está chegando! Se você for proprietário de um loja física e/ou, principalmente, online, não pode perder as dicas que vou te dar no texto de hoje. Confira aqui as 5 tópicos para vender mais na Black Friday!

 

1 - Planejamento:

A primeira coisa a se fazer é um planejamento estratégico:

  • Colete dados - se você já fez alguma promoção ou liquidação fica mais fácil;
  • Estude seu cliente - qual sua faixa etária, se ele conhece Black Friday e se a data é um gatilho de compra para ele;
  • Trace metas - coloque no papel quais seus reais objetivos com essa ação e esforce-se para alcançá-las.

 

2 - Dê descontos, de verdade!

Nas últimas edições da Black Friday, alguns vendedores perderam credibilidade pois seus descontos não eram reais, eles elevavam absurdamente o preço para, na hora da promoção, diminuírem. No fim, o produto acabava sendo vendido pelo seu preço normal de mercado. Seus clientes conhecem o preço de seus produtos, então calcule quais mercadorias lhe darão maior vantagem no volume e aposte no descontão delas!

 

3 - Aposte na divulgação

As pessoas precisam saber que você também aderiu à essa data, então coloque em suas redes sociais os descontos e vantagens que você dará na famosa sexta-feira. Você pode postar no seu Facebook pessoal, na Fanpage do negócio ou também mandar uma mensagem para os seus clientes mais fiéis. Como a Black Friday dura somente 24h, o Instagram pode ser um poderoso aliado, sua opção de “Stories” é um espaço que pode ser explorado com fotos das mercadorias que estarão na promoção, pois após 24h a foto é automaticamente excluída.

 

4 - Prepare seus colaboradores

Se você seguir todos os passos anteriores, seu negócio vai bombar! Seus colaboradores (principalmente os vendedores) precisam estar preparados para atender essa demanda, por isso converse com eles e prepare-os para isso. Sua estrutura deve estar preparada também, confirme se seu espaço, ou site, ou seu meio de venda suporta o esperado, afinal, ninguém quer um cliente frustrado não é mesmo?

 

5 - Depois da venda, analise os dados.

Depois de vender bastante, é preciso colocar tudo na ponta do lápis e ver o que deu certo o que deu errado. Uma ideia bacana é conversar com quem participou com você dessa ação e pensarem no que pode melhorar.

E aí, gostou das dicas para vender mais na Black Friday? Aplique elas e depois me conte quais foram seus resultados! Caso você não tenha tempo para preparar tudo isso, organize-se para a próxima data importante para o comércio, o Natal é uma boa pedida. Bora vender mais?

 

O conteúdo da coluna assinada assim como as imagens é de responsabilidade do colunista.