O que é Marketing de Conteúdo e como ele pode ajudar sua empresa?

Crédito: Divulgação Orgânica Digital

 

Por João Andrade - Analista de Conteúdo na Orgânica Digital

O Marketing Digital está crescendo cada vez mais, hoje em dia é muito difícil encontrar alguma empresa que não esteja na internet. Mas muitas vezes ainda encontramos lojas, restaurantes, hotéis, entre outros negócios que acreditam que sua presença online não precisa ser maior do que um site e uma página no Facebook.

Mas eles estão errados. Ter um canal como um blog, por exemplo, pode fazer toda a diferença para o sucesso de um empreendimento.

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias do Marketing Digital, e envolve criar e distribuir conteúdo original e relevante através de canais como um blog. E hoje você vai aprender um pouco mais sobre essa estratégia. Vamos lá!

 

O que é Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de criação e divulgação de conteúdos que sejam realmente relevantes e capazes de atrair o seu público-alvo. Ou seja, o objetivo é conseguir envolver e convencer as pessoas a comprarem de você.

Podemos dizer que o Marketing de Conteúdo é construído com o propósito de educar seus consumidores para que eles percebam uma necessidade em suas vidas e, logo em seguida, descubram que você é a solução para seus problemas, ou seja, sua empresa tem exatamente aquilo que eles estão precisando no momento.

 

Como aplicar uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Agora que você sabe o que é Marketing de Conteúdo, precisa saber como colocá-lo em prática. Em primeiro lugar, você deve conhecer sua audiência, saber quem você quer atingir. Assim, você saberá o que dizer, como dizer e quais canais utilizar.

Em seguida você deve escolher os tipos de conteúdos que vai produzir. Podem ser artigos, guias, webinars, infográficos, eBooks, entre tantos outros. Tudo vai depender do seu público e do seu objetivo.

Agora chegou a hora de criar um plano de distribuição para os seus conteúdos. Blog? Revistas? Redes sociais? Páginas de vídeos? Tudo é válido! O importante é saber em quais canais o seu público está presente e disponibilizar o conteúdo lá.

Por fim, um dos maiores diferenciais que você pode ter: a otimização de conteúdo. Consiste basicamente em transformar o seu texto na resposta para as perguntas do seu público. Porque, afinal, o que faz uma pessoa que tem uma pergunta? Ela faz uma pesquisa! E a partir dos termos pesquisados o Google organiza as respostas. A otimização existe principalmente para que seus conteúdos sejam encontrados com mais facilidade pelo Google.

 

Como o Marketing de Conteúdo pode fortalecer sua marca

É muito difícil alguém comprar algum produto ou contratar algum serviço de uma empresa que não confia. A confiança é um dos principais fatores para conquistar o cliente.

Por isso, criando conteúdos que gerem interação com o público, você também irá gerar propaganda boca a boca, que é uma das melhores até hoje, fazendo com que uma pessoa indique para a outra, que acaba indicando para o outra e por aí vai.

Fornecer conteúdo relevante gera valor para sua marca, o que consequentemente traz uma imagem positiva para a sua empresa.

E então, viu como o Marketing de Conteúdo pode ser o diferencial para o sucesso? Confira o Blog da Orgânica e saiba tudo sobre estratégias de Marketing Digital, Vendas, e muito mais!

 

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