Qual é o verdadeiro objetivo do design?

Designed by Freepik

 

Por Eduardo Matos – Designer na Orgânica Digital

É muito comum as pessoas associarem o design apenas a parte visual dos produtos, como cor e forma, quando na verdade vai muito além disso. O processo de design de qualquer produto começa muito antes das definições estéticas, e é sobre isso que falarei nesse post!

 

O que é design?

Design” é uma palavra que vem do inglês, significa “desenhar, planejar”, e como já diz a própria palavra, tem muito a ver com organização. O design começa no momento em que pensamos e definimos o público que irá utilizar um produto, a função desse produto, que problema ele vai resolver e como vai ser a experiência do usuário ao utilizá-lo.

O processo para criação do design pode variar de produto para produto, mas sempre segue a mesma base. Imagine, por exemplo, um designer que vai criar uma cadeira. Agora imagine um designer que vai criar um site. Os dois têm como objetivo criar produtos que vão solucionar problemas específicos, mas ambos devem pensar em toda parte estratégica para que o produto seja eficiente para seu público-alvo.

Observe que até agora não falamos sobre a estética. É claro, a estética é extremamente importante para um produto, mas temos que ter bem claro em mente que o design vai muito além da aparência, o ponto chave do design é solucionar problemas.

 

O que faz um designer

O profissional que atua como designer está envolvido em grande parte do planejamento de um produto, como comentado antes, ele deve entender qual problema aquele produto está resolvendo, como ele pode tornar aquele produto mais fácil de usar, ou seja, melhorar a usabilidade e aliar tudo isso com foco no público-alvo.

No processo de trabalho de um designer há sim o momento onde ele deve fazer as definições estéticas, escolhendo as cores e as formas. Mas antes disso, há um grande estudo para entender todas as necessidades e objetivos que o produto tem. Toda essa definição tem como objetivo tornar a experiência do usuário agradável ao utilizar aquele produto.

A principal função do designer, além de criar um produto que seja agradável esteticamente, é criar um produto que seja excelente em questões de usabilidade para o público que irá utilizá-lo.

 

O design como ferramenta estratégica

Em questão de estratégia, o design abrange toda parte de organização de qualquer área, em qualquer empresa. Um CEO que pensa bem no design de sua empresa, sabe organizar os setores e planejar como a empresa irá agir tende a ter muito sucesso. E, dentro de cada área dessa empresa, os times que sabem se organizar e montar bem seu método de trabalho se tornam grandes profissionais, além de ajudar no crescimento da empresa.

 

Tudo isso está relacionado a design, ou seja, planejamento e organização.

 

Conclusão

Espero que este texto tenha ajudado a entender um pouco mais do que se trata, de fato, o design, hoje em dia com tantas empresas novas e novos ramos de atuação, é necessário que o design do nosso processo de trabalho, tanto na empresa como na vida pessoal, seja bem executado para que você tenha destaque no mercado!

Gostou do texto? Então confira nosso blog para mais dicas como essas!

 

O conteúdo da coluna assinada assim como as imagens é de responsabilidade do colunista.