5 Dicas de Entretenimento Para Você Que é Empreendedor

Designed by Freepik

 

Por Bryan Gabriel - Inside Sales Representative na Orgânica Digital

Com toda certeza, você que é empreendedor deve saber como é estar preso em um looping eterno de pensamentos focados e direcionados à sua empresa, não é? Você acaba se tornando completamente apaixonado por aquilo que faz e sempre está em busca de novas inspirações para tornar os seus processos ou o seu trabalho ainda melhor no decorrer do dia a dia.

Novas técnicas, novas modalidades e novas ideias podem ser encontradas em posts de blog, livros e podcasts como os da Meetime, por exemplo. Mas como você sai do trabalho e consegue conciliar aquele tempo que gosta de passar com quem ama ao fato de não se desligar do trabalho?

Em dias tão corridos como os atuais, um filme a dois ou um seriado em família podem ser a união do útil com o agradável e, por isso, separei essas dicas que poderão ajudar a sua produtividade a se tornar ainda melhor. Para ser ainda mais rápido, separei tudo em pontos que ajudarão você: Negociação, persuasão, planejamento, resiliência e experiência.

 

  •  Negociação - O Poderoso Chefão:

A fala “eu vou fazer uma oferta que ele não poderá recusar” é uma das mais famosas do cinema e revela a principal tática de Don Vito Corleone: não aceitar um não como resposta. “O Poderoso Chefão” é cheio de princípios importantes do que fazer em termos de técnicas de negociação, desde persuasão até como se relacionar com seus negociantes.

Além disso, também mostra exemplos do que não fazer: apelar para a força quando não se consegue algo (apesar de ser o princípio mais seguido pelos personagens da franquia).

Lição de técnicas de negociação: Para ter sucesso nos negócios você precisa ser duro e extremamente focado em atingir metas e obter resultados. Não deixe que as emoções, sejam elas boas ou ruins, te dominem em uma negociação.

 

  • Persuasão - Obrigado por Fumar:

Se você quer ser alguém que convença os outros por meio de ideias e de palavras, precisa ver este filme para ficar por dentro da história de Nick Naylor, interpretado por Aaron Eckhart. No filme, ele trabalha para a Academia de Estudo do Tabaco e tem como principal objetivo convencer as pessoas de que o cigarro não é tão ruim assim.

Com segurança no seu discurso e frases de efeito, Nick chama a atenção pela desenvoltura em suas apresentações e argumentações. O poder de persuasão do protagonista é tão grande, que ele acaba influenciando o próprio filho, que passa a querer ser como o pai.

Uma das afirmações de Nick é que se você “argumentar corretamente, nunca estará errado”. É nesse enredo que segue o filme, mostrando como uma boa oratória pode ser usada para convencer as pessoas.

 

  • Planejamento - O Homem Que Mudou o Jogo: 

Em “O homem que mudou o jogo”, o planejamento estratégico se mostra muito efetivo quando um treinador de Baseball adota uma tática pouco ortodoxa, com base em estatísticas, para obter sucesso no jogo e surpreende todos com uma história dramática e emocionante sobre o esporte.

O filme fala sobre três palavras-chave: acredite, faça e comemore. Antes de tudo, é preciso acreditar que sonhos são possíveis de serem realizados. Não me refiro aos sonhos materiais, mas sim ao sonho de ter uma vida mais feliz. Assim como Brad Pitt no filme: “se não acreditarmos que é possível, jamais será”.

 

  • Resiliência - À Procura da Felicidade:

Chris Gardner é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda, sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de apenas 5 anos.

Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados.

Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Persuasão foi uma das grandes ferramentas e de várias formas sobre os comportamentos aplicados, foi fundamental em todos os sentidos e nos momentos difíceis, que foram muitos, para se manter ativo até o fim. Percebe-se que ao sair de casa para vender tinha como objetivo o de voltar sem o produto, até o filho sabia disso.

Estabelecer metas para si é importante. Objetivos específicos, com prazo determinado, planejamento acurado e ter clara qual a relevância desse desafio e a sua conquista para si.

 

  • Experiência - Um Senhor Estagiário: 

Jules Ostin está estressada tentando ser bem sucedida como mãe, esposa e CEO. Se você não teve nenhum problema parecido com esse, pode ter certeza que eles ainda virão.

Por mais que Jules seja uma CEO e tanto para sua empresa, empreendedores sempre irão errar. A ideia do filme é mostrar que nunca é tarde para aprender o “básico”: assim como um senhor de 70 anos pode aprender a usar o Facebook, jovens podem gastar gentileza com seus colegas de trabalho.

Se o filme apresenta uma grande lição, sem dúvida é a de que os mais velhos merecem ser respeitados. No entanto, demora até que Jules perceba que o novo estagiário é um grande aliado para o sucesso da startup. Para os empreendedores, fica a lição de que ouvir as pessoas mais experientes sempre pode ser uma boa estratégia.

Espero que, à partir de agora, essas dicas possam ajudar vocês a entenderem ainda mais como cada tópico desses pode se encaixar no seu processo, principalmente no seu setor responsável por vendas. Para mais dicas como essas, acompanhem o nosso blog e, se as dúvidas ainda assim persistirem, entre em contato conosco!

Torço muito para ter lhe ajudado.

 

O conteúdo da coluna assinada assim como as imagens é de responsabilidade do colunista.